Como aumentar a fidelização do consumidor em supermercados?

05/06/2025

Como aumentar a fidelização do consumidor em supermercados?

O consumo nos lares brasileiros está em alta, de acordo com o monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Mas a fidelização do consumidor é um tema preocupante para o setor, em um cenário de pressão sobre o orçamento das famílias no País. A seguir, o Negócios SC traz dados para ajudar você a entender a jornada de decisão dos compradores em relação às marcas supermercadistas. Acompanhe!

Dados para entender a lógica da fidelização do consumidor:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Consumo nos supermercados aumenta, mas consumidor está cauteloso

A Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta um crescimento de 0,7% no volume de vendas dos supermercados e hipermercados no primeiro trimestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Ainda nesse sentido, a ABRAS relata um aumento de 2,63% no consumo dos lares brasileiros no acumulado entre janeiro e abril deste ano.

No entanto, esses resultados positivos — modestos, mas positivos — mascaram a realidade de muitas famílias no País. 

A inflação acumulada em 12 meses até abril chegou a 5,53%, segundo o IBGE, enquanto a cesta básica encareceu em 15 das 17 capitais brasileiras monitoradas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) no mesmo intervalo. Florianópolis, por sinal, tem a segunda cesta básica mais cara do Brasil, que aumentou de preço em 9,81% entre maio de 2024 e abril de 2025.

Diante dessa situação, 58% dos brasileiros reduziram a quantidade de alimentos que costumavam comprar, revela o Datafolha. Um levantamento da Kantar Worldpanel também ressalta que os consumidores estão levando porções menores para casa nas compras de supermercado. Isso gerou uma redução no volume comprado em 55% das 122 categorias analisadas.

É nesse cenário que a lealdade dos clientes é testada duramente. Daí a importância de compreender a lógica por trás da fidelização do consumidor.

Conheça os quatro perfis de consumidores na alta dos preços.

A fidelização do consumidor nas compras físicas de supermercado

As compras físicas de supermercado são um processo consciente do consumidor. Esse é um dos motivos para o público variar pouco a escolha do estabelecimento. Os clientes sabem o que querem e onde podem consegui-lo.

A começar pela própria lista de compras, 84% dos brasileiros já saem com os itens definidos sempre ou na maior parte das vezes, segundo uma pesquisa de Neogrid e Opinion Box. 

O levantamento então mostra que 69% do público costuma ir sempre ou frequentemente ao mesmo supermercado. A busca pela economia é um dos motivos para a escolha do estabelecimento — afinal, 49% dos compradores têm o hábito de comparar os preços entre supermercados —, mas esse não é o único nem o principal fator envolvido na decisão.

O que faz os brasileiros irem ao mesmo supermercado?

Outro elemento importante da fidelização do consumidor em supermercados é a qualidade do atendimento. Tanto que 77% dos entrevistados na pesquisa “Dados Sobre Consumo e Fidelização no Brasil 2025” já deixaram de comprar por algum problema nesse aspecto. E um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) com a PiniOn e a Cielo informa que a maior insatisfação dos clientes no setor supermercadista está na hora de passar no caixa.

Consumo anual das famílias no varejo alimentar supera R$ 1 trilhão.

O desafio da fidelização do consumidor no e-commerce supermercadista

O panorama da fidelização no e-commerce é um tanto diferente do varejo físico. Enquanto 69% dos consumidores costumam comprar no mesmo supermercado, apenas 31% fazem suas compras com frequência na mesma loja virtual, de acordo com os dados de Neogrid e Opinion Box.

Curiosamente, as marcas não precisam de grandes inovações para agradar ao público digital. Os brasileiros não estão atrás de inteligência artificial ou outras tecnologias avançadas no e-commerce. Um serviço de entrega rápida já pode ser o bastante para aumentar a fidelização do consumidor.

O relatório E-Commerce Trends 2025, de Octadesk e Opinion Box, detalha os fatores que mais influenciam o público na escolha de onde comprar pela internet:

Então, para conquistar os consumidores, as duas apostas mais seguras são a estratégia comercial ou a maior comodidade do serviço.

Descubra agora como a NSC ajuda seu negócio a atrair mais clientes, seja na loja física, seja no e-commerce. Veja as soluções de mídia customizadas para sua empresa com o Simulador de Campanha.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui