O Brasil tem o quarto maior mercado de produtos de limpeza no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, de acordo com a Euromonitor International. A previsão ainda é de que cresça 35% até o ano de 2027, chegando à marca de 9,3 bilhões de dólares anuais. Mas como é, de fato, a relação dos brasileiros com a faxina em casa no dia a dia?
Veja os dados sobre a limpeza doméstica no Brasil:
- 40% do público gasta mais de R$ 100 por mês em produtos, diz a Globo;
- quatro em cada dez consumidores limpam a casa todos os dias;
- seis em dez se mantêm fiéis às marcas que compram regularmente;
- enquanto quase 80% prestam atenção às propagandas do segmento.
Acompanhe mais números que o Negócios SC traz a seguir.
O que significa a limpeza doméstica para os brasileiros?
O hábito de limpeza é um traço cultural dos brasileiros. Isso porque a faxina em casa está diretamente relacionada a uma sensação positiva.
Uma pesquisa da Globo aponta nesse sentido que 94% das pessoas no País veem paz e tranquilidade em manter um ambiente limpo e organizado. Já o estudo “O cuidado para o brasileiro”, do Opinion Box, diz ser o bem-estar o que os entrevistados mais sentem ao fim de uma rotina de higiene doméstica. Mas não basta estar ou parecer limpo aos olhos, 57% do público acredita que o local só está realmente limpo se exalar o cheiro de limpeza.
Os tipos de cuidado mais associados à limpeza de casa são estes para os brasileiros:
- Casa limpa e cheirosa: 69%
- Banheiro limpo e desinfetado: 60%
- Pia sem louça: 46%
- Roupa limpa e perfumada: 41%
- Itens guardados: 31%
- Cozinha com fogão desengordurado: 13%
Enquanto isso, a Globo traz a lista de prioridades na hora da faxina em casa. A cozinha vem em primeiro lugar, com 40% das respostas, o banheiro vem logo depois, com 33%, seguido pelos quartos, com 16%. Sala, área externa e área de serviço somam 11%.
5 tendências para o mercado de beleza e cuidados pessoais.

Os brasileiros usam, em média, oito produtos de limpeza. (Foto via Freepik)
Como é a rotina da faxina em casa no Brasil?
Os dados da Globo também explicam melhor a dinâmica da limpeza doméstica no País. Considerando que seis em cada dez entrevistados têm uma estrutura familiar formada por casal com filhos, a mulher ainda é a principal responsável pelas tarefas do lar em 41% dos casos. Em 37% das configurações, as tarefas são divididas igualmente. E os homens estão à frente da faxina em 17% das vezes.
Outro número interessante a esse respeito é que somente 4% dos lares brasileiros contam com uma pessoa contratada para ajudar nas tarefas domésticas.
A frequência de limpeza em casa é mais uma confirmação do asseio como patrimônio cultural do Brasil. Quatro em cada dez brasileiros fazem a faxina em casa diariamente.
A frequência da limpeza do lar no Brasil:
- Todos os dias: 39%
- Três vezes por semana: 21%
- Duas vezes por semana: 20%
- Uma vez por semana: 15%
Aliás, a realização de uma boa limpeza doméstica requer produtos próprios para essa finalidade. Então, ao que os brasileiros costumam recorrer nessas horas? A pesquisa da Globo aponta os itens que geralmente estão presentes no carrinho de compras.
Produtos de higiene doméstica que aparecem com frequência nas compras:
- Água sanitária: 89%
- Detergente líquido: 84%
- Amaciante de roupas: 83%
- Sabão em pó: 83%
- Desinfetante multiuso: 82%
- Desengordurante de cozinha: 63%
- Sabão líquido para roupas: 56%
- Limpador de pisos: 43%
- Lustra-móveis:42%
- Limpa-vidros: 39%
- Sabão para lava-louças: 39%
Entenda o impacto dos preços nas compras de supermercado.
A relação dos brasileiros com o consumo de produtos de limpeza
A próxima pergunta lógica é: como os brasileiros escolhem e compram produtos de limpeza para a faxina em casa?
Um ponto importante dessa relação é que o consumidor busca resultados comprovados. Não à toa, 56% dos entrevistados pela Globo afirmam ser fiéis às marcas que compram. Mas dentro dessa fidelidade há espaço para alguns testes: sete em cada dez brasileiros costumam comprar os lançamentos com novas versões, novos aromas ou novas embalagens.
Há, no entanto, alguns motivos que levariam o público a experimentar produtos diferentes. A primeira e maior delas é a necessidade de resolver um problema específico de limpeza. Outra motivação importante é o interesse em testar novas tecnologias e ingredientes inovadores. E não podemos descartar o efeito das promoções de lançamento e amostras grátis.
Um impulso significativo para o consumo de produtos de limpeza ainda vem da mídia. Três em cada quatro brasileiros costumam prestar atenção às propagandas do gênero. Inclusive, 64% já compraram algum produto após vê-lo em um comercial de televisão.
O que mais chama a atenção desse consumidor nas propagandas é:
- a demonstração de uso e a eficácia do produto;
- a apresentação dos benefícios;
- e destaques de promoções e descontos.
Confiança na mídia: como ela impacta a sua publicidade?
A faxina em casa para os brasileiros
Como os brasileiros definem a higiene doméstica?
Para 69% dos entrevistados pelo Opinion Box, isso significa ter uma casa limpa e cheirosa. A prioridade entre os cômodos, segundo a Globo, traz a cozinha em primeiro lugar, com o banheiro vindo em seguida.
Qual é a frequência da limpeza nos lares brasileiros?
A maior parte do público (39%) faz uma limpeza diária em casa. E são as mulheres as principais responsáveis por essa tarefa em 41% dos domicílios no País.
Como os consumidores escolhem os produtos de limpeza para casa?
Ter uma eficácia comprovada é o fator mais importante para os consumidores, por isso eles são tão fiéis às marcas habituais. Mas, diante de produtos inovadores e das propagandas, eles topam experimentar novidades.
Veja outros estudos sobre o comportamento do consumidor na página de pesquisas do Negócios SC.