Como montar um mídia kit? Veja dicas de dados e ferramentas

15/09/2023

Comunicação

Como montar um mídia kit? Veja dicas de dados e ferramentas

Um mídia kit é uma apresentação essencial para quem deseja monetizar a audiência que recebe. 

Também chamado media kit, kit de mídia ou press kit, esse material traz algumas informações que ajudam a vender para marcas o trabalho de um veículo de comunicação ou de um influenciador.

Quer saber agora como montar um mídia kit? Acompanhe as dicas do Negócios SC!

Por que montar um mídia kit?

Em outro artigo aqui no blog, já explicamos o que é um mídia kit. Mas, resumidamente, trata-se de um documento que apresenta um veículo de mídia para anunciantes e parceiros.

Com o crescimento da economia dos criadores na internet, esse tipo de apresentação também virou parte do dia a dia de influenciadores digitais. Quem tem um blog, um podcast, um canal no YouTube, um perfil no Instagram ou no TikTok, por exemplo, pode tornar-se um veículo de conteúdo e impactar um grande público.

Então, onde tem audiência há oportunidades. Quem controla esses espaços pode monetizar o negócio por meio de anúncios e parcerias com marcas. Aí entra a importância de montar um mídia kit.

Com essa apresentação, fica muito mais fácil divulgar o veículo e quem está por trás dele. Isso, por sua vez, aumenta a chance de atrair anunciantes e patrocinadores.

O mídia kit é igualmente importante para quem vai contratar esse espaço, seja ele um veículo de notícias, seja um perfil de rede social. Ele permite saber se o conteúdo está alinhado com a mensagem da marca e, ainda mais necessário, se a audiência corresponde ao público-alvo do negócio.

Leia também: O que é plano de marketing e como fazer o do seu negócio?

Existem modelos de apresentação para mídia kit disponíveis na internet. (Foto via Freepik)

Dicas iniciais para fazer um mídia kit

Montar um mídia kit é simples, mas algumas considerações prévias são necessárias para evitar possíveis problemas nessa tarefa.

Saiba adiante o que você precisa ter em mente para produzir seu material.

Separe os dados

Para convencer que anunciar no seu veículo ou perfil é um bom negócio, você precisará de informações concretas sobre sua plataforma.

Se você tem um site, por exemplo, reúna dados sobre o número de visitantes, a localização deles, o tempo de leitura etc.

Nas redes sociais, separe o número de seguidores em cada perfil, de onde eles são, a faixa etária e o gênero do público, o engajamento médio com as postagens e outros dados que você considere relevante.

Estipule o formato e o tamanho

Existem diferentes maneiras de montar um mídia kit. Você pode produzi-lo em uma única página ou fazer uma apresentação de várias páginas. Tudo depende da quantidade de informações a seu favor.

No entanto, evite excessos. Um conteúdo direto ao ponto e de fácil leitura tem maiores chances de prender a atenção dos possíveis anunciantes e parceiros.

Escolha a ferramenta certa

Você pode fazer o kit de mídia em ferramentas gratuitas como o Apresentações do Google ou o LibreOffice Impress. Muitos computadores também têm instalado o Microsoft PowerPoint, sendo que os três softwares permitem criar apresentações a partir de modelos prontos.

Uma alternativa on-line são os serviços como Canva e Visme. Eles oferecem modelos com design mais sofisticado que você só precisa adaptar com a identidade do seu negócio e as informações necessárias.

Por exemplo, no Canva é possível encontrar modelos de apresentação dentro das seções “Empresas/Apresentações”, “Educação/Apresentações educacionais” ou pesquisando por “press kit”. Porém, alguns desses modelos são pagos.

Já se você tem conhecimentos de design gráfico, uma ferramenta paga como o InDesign permite criar um mídia kit totalmente personalizado.

Independentemente da ferramenta escolhida, o importante é que o media kit seja visualmente bem elaborado. Além disso, ele precisa refletir a identidade e a linguagem do seu negócio.

Salve o mídia kit em PDF

Esse é o melhor formato para salvar o mídia kit, porque agrupa várias páginas em um só arquivo e garante que todos leiam o material com a mesma qualidade. Mas cuidado com arquivos muito pesados, pois dificultam o compartilhamento.

Facilite baixar o arquivo

O mídia kit é seu material de vendas. O caminho até ele deve ser visível para os interessados.

Leia também: O que é e por que definir sua proposta única de venda?

Como montar um mídia kit?

Você está no rumo certo para montar seu mídia kit. Agora, basta encaixar as informações necessárias no material.

1. Apresentação

Faça um breve resumo do que é o veículo, da trajetória e de quem está por trás dele. Mostre também em quais meios ou perfis está presente. Se você tem provas sociais ou reconhecimentos do trabalho, pode encaixá-los aqui.

2. Descrição do conteúdo

Diga qual é o conteúdo produzido, que temas são abordados e para que tipo de público ele é voltado. Uma dica é ilustrar esta seção com exemplos relevantes de conteúdo.

3. Informações do público

Aqui você aprofundará os dados da audiência, traçando um perfil do público. Alguns dados relevantes para incluir são: faixa etária, gênero, localização e classe socioeconômica.

4. Engajamento e resultados

Chegou a hora de provar, em números, que seu veículo ou perfil trará boa visibilidade para as marcas. Destaque os dados de acesso, alcance, seguidores, engajamento etc.

5. Parcerias e cases de sucesso

Informe as principais marcas que já trabalharam com você. Se ainda não tem um portfólio, pode pular esta etapa.

6. Formatos de publicidade e patrocínio

Explique quais são as opções para anunciantes e parceiros. Descreva não somente os formatos, mas também a periodicidade das entregas previstas.

7. Dados de contato

Faça o convite para os interessados entrarem em contato e deixe seus dados à disposição.

Ao montar um mídia kit, você também pode acrescentar os preços para publicidade e patrocínio, porém essa não é uma obrigatoriedade. De todo modo, é importante ter uma tabela de preços para enviar quando solicitado.

Inspire-se agora com os kits de mídia da NSC para fazer o seu!

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