Como o ESG afeta a decisão de compra do consumidor?

30/09/2022

Comunicação

Como o ESG afeta a decisão de compra do consumidor?

O ESG tem sido um dos temas mais debatidos no mundo dos negócios por uma boa razão. Embora grande parte dos consumidores ainda não esteja familiarizada com a sigla, eles já tomam uma decisão de compra com base nas práticas ecológicas, sociais e de governança das empresas — daí o termo ESG.

De acordo com o “Relatório ESG e Sustentabilidade 2022”, realizado pela Opinion Box em julho deste ano, os dados mostram que 38% dos entrevistados no Brasil já ouviram falar da sigla propriamente dita. Entre os brasileiros de 16 e 29 anos, esse índice é um pouco maior, de 45%.

Entretanto, a mesma pesquisa aponta que 67% dos consumidores têm a preocupação, ainda que parcial, de saber se a empresa adota medidas relacionadas ao ESG ao tomar uma decisão de compra. Já o estudo “Os consumidores querem tudo”, do IBM Institute for Business Value, traz a informação de que 62% das pessoas estão dispostas a mudar os hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.

Saiba, então, como o ESG afeta as escolhas do consumidor e como as empresas têm atuado nesse sentido.

O impacto do ESG na decisão de compra dos brasileiros

O relatório da Opinion Box aponta que a postura de uma empresa diante das práticas de ESG pode tanto atrair quanto afastar o consumidor.

Lembrando que as práticas de ESG abordam três pilares:

Nesse sentido, 75% dos entrevistados dizem que as empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes. O mesmo percentual de consumidores fica mais satisfeito ao comprar produtos que são reconhecidamente sustentáveis.

Por outro lado, a ausência de boas práticas pesa negativamente na decisão de compra dos brasileiros. Mais da metade do público (57%) já deixou de comprar de uma empresa que discrimina pessoas, que não dá apoio à diversidade e à inclusão, ou que prejudica o ambiente.

Os consumidores, inclusive, estão dispostos a pagar mais caro para comprar com a consciência tranquila. O relatório destaca que 54% preferem pagar a mais por produtos mais naturais e que agridam menos a natureza. O resultado é próximo do registrado pelo estudo da IBM, em que 50% dos entrevistados pagariam a mais por marcas sustentáveis.

Leia também: O significado de ESG para as empresas responsáveis

ESG une consumidores e marcas responsáveis por um mundo melhor. (Foto via Freepik)

Como estão as práticas de ESG nas empresas?

Diante da atenção do consumidor para as práticas relacionadas ao ESG, sabendo ou não o significado da sigla, é importante que as marcas adotem boas medidas ecológicas, sociais e de governança. Como vimos, o impacto nos negócios é expressivo.

Mas essa não é uma questão apenas de competitividade. No contexto da sustentabilidade, por exemplo, há uma ampla conscientização entre as lideranças de que o momento para agir é agora. A Deloitte chega a ressaltar que 89% dos executivos concordam que enfrentamos uma emergência ambiental e 63% afirmam que suas organizações estão muito preocupadas com isso. 

Felizmente, apenas 13% das empresas não adotam práticas de ESG no dia a dia, segundo o “Relatório ESG e Sustentabilidade 2022”. Enquanto isso, os profissionais de 29% das organizações não sabem afirmar a postura dos locais de trabalho e 58% dizem que o conceito já faz parte do cotidiano.

As práticas de ESG nas empresas mais adotadas são:

  1. Redução de riscos e promoção da segurança: 88%
  2. Gestão de resíduos e reciclagem: 86%
  3. Programa de treinamento e desenvolvimento: 82%
  4. Políticas contra assédio no trabalho: 79%
  5. Economia de água: 78%
  6. Diversidade na equipe: 78%
  7. Transparência ao mostrar resultados: 77%
  8. Diversidade entre as lideranças: 74%
  9. Programa de benefícios: 73%
  10. Ações para a comunidade: 70%

Para que os negócios avancem cada vez mais nas práticas de ESG, é importante que os próprios colaboradores possam sugerir medidas. Mas, ainda mais necessário, é ter uma comunicação clara sobre as ações tomadas pelas empresas tanto para o público interno quanto para os consumidores. Afinal, se quase um terço dos próprios colaboradores não sabem se a empresa segue o ESG, algo não está sendo bem explicado.

Leia também: Veja o que é economia circular e como fazer nos negócios

A importância da comunicação de ESG

As práticas de ESG, por mais que impactem a decisão de compra, não pertencem a uma comunicação promocional. Antes, elas devem fazer parte do endomarketing (público interno) e das campanhas institucionais (público externo).

Essa comunicação, além de deixar mais claro o que a empresa faz nas áreas ambiental, social e de governança, agrega valor ao negócio, seus produtos ou serviços.

Então, uma ótima maneira de melhorar a percepção da marca é mostrar como ela já tem contribuído e quais foram os resultados das suas ações. Isso vale tanto para atrair o consumidor mais consciente quanto para aumentar o engajamento dos colaboradores nessas iniciativas. 

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