Os negócios têm um grande desafio de criar conexão com as diferentes gerações de público, sabendo que uma estratégia para atrair a Geração Z — mais jovem — nem sempre funcionará com o consumidor maduro.
Cada grupo etário tem suas particularidades e preferências. Assim, mudam as formas de descoberta da marca, os canais de compra preferidos e até mesmo os valores com os quais o público se identifica.
Daí a importância de ter uma buyer persona, ou persona do comprador, muito bem definida. Saber com quem se quer falar é essencial para elaborar a melhor estratégia.
Pensando nisso, apresentamos a seguir os destaques de um estudo da Forbes Advisor em parceria com a OnePoll sobre os variados perfis de consumidor. Acompanhe!
Diferentes gerações e a relação delas com as marcas
O estudo analisou 2 mil consumidores de diferentes faixas etárias e chegou a alguns resultados interessantes. Primeiro, pelas semelhanças. As diversas gerações ainda têm no ponto de venda e nas redes sociais uma importante fonte de descoberta de marcas. Elas também valorizam a reputação da empresa para ter uma conexão verdadeira.
Mas é sobretudo nas especificidades que está o segredo do sucesso. Então, descubra como as diferentes gerações pensam a relação com as marcas.
Geração Z
Os nascidos entre 1997 e 2009 são os que menos dependem das lojas físicas para a descoberta de novas marcas. Pouco mais de um terço deles (36%) ainda descobrem dessa forma.
Já as marcas que desejam ser descobertas por essa faixa etária precisam estar na internet. TikTok (51%), Instagram (40%) e YouTube (39%) são os meios que os consumidores da Geração Z mais usam para descobrir marcas.
No entanto, a loja física é o canal favorito para compras por 28% deles, embora os marketplaces venham logo em seguida, com 23%.
Falando agora da relação com as marcas, esse é o perfil de consumidor que mais se importa com a presença dos negócios nas redes sociais. Eles também são os que mais esperam que as empresas estejam alinhadas com os valores pessoais deles. E quais são esses valores? Acima de tudo, igualdade social, proteção dos dados individuais e o bom tratamento aos colaboradores.
Além disso, boa reputação e testes gratuitos são outras maneiras de conquistá-los.
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Millennials
Os consumidores nascidos entre 1980 e 1996 combinam uma jornada de compra tanto física quanto digital. Para eles, o PDV físico e o YouTube têm a mesma importância na descoberta de novas marcas. E, assim como a Geração Z, recomendações de influenciadores são bem recebidas por esse público.
No meio digital, tais indivíduos são mais ligados às plataformas antigas, como o Facebook, do que ao TikTok. Enquanto isso, na mídia off-line os millennials são os que mais descobrem marcas em programas de TV. Por sinal, a força da televisão como vitrine para produtos e serviços é perceptível em todos os grupos etários analisados.
A chamada Geração Y destaca-se igualmente por ser a que mais valoriza uma comunicação personalizada das marcas. Mas a reputação do negócio, o alinhamento com os valores pessoais e a presença nas redes sociais são outros fatores de atenção.
Na hora de comprar, vê-se a mesma combinação entre a loja física e os meios digitais. Nesse sentido, têm mais semelhança com a Geração Z do que com as faixas etárias que vieram antes deles.
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Geração X
A Geração X corresponde às pessoas que nasceram entre 1965 e 1979. Para elas, a descoberta de novas marcas se dá principalmente pelas lojas físicas (56%). Recomendações de conhecidos (43%) e buscas on-line (42%) vêm mais atrás nesse quesito.
É na loja física que eles também preferem comprar, muito mais que no meio digital. Se 29% têm os marketplaces como meio preferido, outros 46% escolhem comprar pessoalmente.
Já na relação com as marcas, os consumidores da Geração X não se importam tanto com presença nas redes sociais ou com o alinhamento de valores. O que interessa verdadeiramente para eles é a reputação da marca. Mas testes grátis são outro atrativo e tanto nessa faixa etária.
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Baby boomers
Por fim, completamos com a geração nascida entre 1946 e 1964. Esses indivíduos são os que dão mais valor para a reputação da marca, para a recomendação de amigos e, de um modo geral, para anúncios em mídias tradicionais na hora de descobrir novas marcas.
A loja física é o canal favorito deles, tanto para a descoberta quanto para a compra. No entanto, quando se trata de comprar pela internet, eles são muito mais adeptos de sites reconhecidos do varejo on-line que de aplicativos, social commerce ou influenciadores.
Mas cuidado ao basear a estratégia do seu negócio apenas em dados demográficos. Dentro de uma faixa etária podem haver variados perfis de consumidor. Então, é importante conciliar a segmentação com outros parâmetros, como necessidades específicas, adesão digital, presença nas redes sociais, nível de renda etc.
Saiba mais sobre as diferentes gerações e como elas se relacionam com as marcas baixando o estudo Comportamento das Gerações, produzido com exclusividade pelo Negócios SC.