Da Geração Z aos baby boomers, veja a relação com as marcas

21/02/2024

Diversidades

Da Geração Z aos baby boomers, veja a relação com as marcas

Os negócios têm um grande desafio de criar conexão com as diferentes gerações de público, sabendo que uma estratégia para atrair a Geração Z — mais jovem — nem sempre funcionará com o consumidor maduro.

Cada grupo etário tem suas particularidades e preferências. Assim, mudam as formas de descoberta da marca, os canais de compra preferidos e até mesmo os valores com os quais o público se identifica.

Daí a importância de ter uma buyer persona, ou persona do comprador, muito bem definida. Saber com quem se quer falar é essencial para elaborar a melhor estratégia.

Pensando nisso, apresentamos a seguir os destaques de um estudo da Forbes Advisor em parceria com a OnePoll sobre os variados perfis de consumidor. Acompanhe!

Diferentes gerações e a relação delas com as marcas

O estudo analisou 2 mil consumidores de diferentes faixas etárias e chegou a alguns resultados interessantes. Primeiro, pelas semelhanças. As diversas gerações ainda têm no ponto de venda e nas redes sociais uma importante fonte de descoberta de marcas. Elas também valorizam a reputação da empresa para ter uma conexão verdadeira.

Mas é sobretudo nas especificidades que está o segredo do sucesso. Então, descubra como as diferentes gerações pensam a relação com as marcas.

Geração Z

Os nascidos entre 1997 e 2009 são os que menos dependem das lojas físicas para a descoberta de novas marcas. Pouco mais de um terço deles (36%) ainda descobrem dessa forma.

Já as marcas que desejam ser descobertas por essa faixa etária precisam estar na internet. TikTok (51%), Instagram (40%) e YouTube (39%) são os meios que os consumidores da Geração Z mais usam para descobrir marcas.

No entanto, a loja física é o canal favorito para compras por 28% deles, embora os marketplaces venham logo em seguida, com 23%.

Falando agora da relação com as marcas, esse é o perfil de consumidor que mais se importa com a presença dos negócios nas redes sociais. Eles também são os que mais esperam que as empresas estejam alinhadas com os valores pessoais deles. E quais são esses valores? Acima de tudo, igualdade social, proteção dos dados individuais e o bom tratamento aos colaboradores.

Além disso, boa reputação e testes gratuitos são outras maneiras de conquistá-los.

Leia também: 3 pontos para entender os consumidores da Geração Z

As diferentes gerações estão todas conectadas, em variados níveis. (Foto via Freepik)

Millennials

Os consumidores nascidos entre 1980 e 1996 combinam uma jornada de compra tanto física quanto digital. Para eles, o PDV físico e o YouTube têm a mesma importância na descoberta de novas marcas. E, assim como a Geração Z, recomendações de influenciadores são bem recebidas por esse público.

No meio digital, tais indivíduos são mais ligados às plataformas antigas, como o Facebook, do que ao TikTok. Enquanto isso, na mídia off-line os millennials são os que mais descobrem marcas em programas de TV. Por sinal, a força da televisão como vitrine para produtos e serviços é perceptível em todos os grupos etários analisados.

A chamada Geração Y destaca-se igualmente por ser a que mais valoriza uma comunicação personalizada das marcas. Mas a reputação do negócio, o alinhamento com os valores pessoais e a presença nas redes sociais são outros fatores de atenção.

Na hora de comprar, vê-se a mesma combinação entre a loja física e os meios digitais. Nesse sentido, têm mais semelhança com a Geração Z do que com as faixas etárias que vieram antes deles.

Leia também: Estudo revela o comportamento das gerações em SC

Geração X

A Geração X corresponde às pessoas que nasceram entre 1965 e 1979. Para elas, a descoberta de novas marcas se dá principalmente pelas lojas físicas (56%). Recomendações de conhecidos (43%) e buscas on-line (42%) vêm mais atrás nesse quesito.

É na loja física que eles também preferem comprar, muito mais que no meio digital. Se 29% têm os marketplaces como meio preferido, outros 46% escolhem comprar pessoalmente.

Já na relação com as marcas, os consumidores da Geração X não se importam tanto com presença nas redes sociais ou com o alinhamento de valores. O que interessa verdadeiramente para eles é a reputação da marca. Mas testes grátis são outro atrativo e tanto nessa faixa etária.

Leia também: A publicidade da sua marca fala com o consumidor maduro?

Baby boomers

Por fim, completamos com a geração nascida entre 1946 e 1964. Esses indivíduos são os que dão mais valor para a reputação da marca, para a recomendação de amigos e, de um modo geral, para anúncios em mídias tradicionais na hora de descobrir novas marcas.

A loja física é o canal favorito deles, tanto para a descoberta quanto para a compra. No entanto, quando se trata de comprar pela internet, eles são muito mais adeptos de sites reconhecidos do varejo on-line que de aplicativos, social commerce ou influenciadores.

Mas cuidado ao basear a estratégia do seu negócio apenas em dados demográficos. Dentro de uma faixa etária podem haver variados perfis de consumidor. Então, é importante conciliar a segmentação com outros parâmetros, como necessidades específicas, adesão digital, presença nas redes sociais, nível de renda etc.

Saiba mais sobre as diferentes gerações e como elas se relacionam com as marcas baixando o estudo Comportamento das Gerações, produzido com exclusividade pelo Negócios SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui