Dia do Cliente 2022: como o varejo pode aproveitar a data?

26/08/2022

Vendas

Dia do Cliente 2022: como o varejo pode aproveitar a data?

O Dia do Cliente tem se tornado uma data cada vez mais popular no varejo brasileiro, sendo celebrada tradicionalmente no dia 15 de setembro. Ainda mais no atual cenário econômico do Brasil, precisa ser reconhecida a importância desse evento do comércio.

Durante toda a campanha do Dia do Cliente em 2021, um relatório da All In com base em dados da Neotrust aponta que só no e-commerce foram movimentados R$ 6 bilhões em vendas. Isso representa um grande crescimento frente aos R$ 4,9 bilhões de faturamento no ano anterior.

Além disso, a alta foi muito maior no próprio 15 de setembro. O faturamento on-line em 2021 chegou à marca de R$ 550,3 milhões, sendo 46% superior ao registrado em 2020. 

Então, veja a seguir algumas dicas de como aproveitar a data no seu negócio.

O que o público deseja no Dia do Cliente 2022?

O Dia do Cliente é conhecido especialmente pela oportunidade de os consumidores encontrarem bons descontos e promoções. Em um cenário de inflação ainda elevada, a data então se torna um alívio para o bolso dos brasileiros.

De acordo com um levantamento do Instituto FSB Pesquisa, realizado para a Confederação Nacional da Indústria, 64% dos compradores no País precisaram reduzir os gastos até o segundo semestre de 2022. Mais ainda, 95% da população sentiu o impacto da inflação e, para 87% das pessoas, os preços subiram muito entre novembro de 2021 e abril deste ano.

Isso levou à necessidade de economizar. O levantamento revela que 34% dos brasileiros deixaram de comprar materiais de construção, 23% evitaram adquirir eletrodomésticos e 15% não compraram roupas e sapatos nesse período, por exemplo.

Mas o impacto também é sentido no carrinho de compras do supermercado. Uma pesquisa da Hibou informa que 54% do público consumidor até reduziu a quantidade ou o volume de itens comprados.

Então, o que o consumidor procura no Dia do Cliente 2022? Acima de tudo, bons preços, independentemente do segmento do varejo.

A partir disso, seu negócio deve procurar fidelizar esse consumidor com incentivos que o façam retornar às compras. Nesse sentido, cashback, programas de pontos e descontos especiais para clientes são boas formas de recompensar tal fidelidade.

Leia também: Serviços e varejo em Santa Catarina têm 1º semestre em alta

Uma boa experiência no Dia do Cliente 2022 pode levar à fidelização. (Imagem via Freepik)

Experiência do cliente também é importante

Entretanto, o preço não é o único atrativo para o consumidor no varejo. Canais de atendimento, formas de pagamento e tempo de entrega do pedido, no caso das compras on-line, são outros fatores avaliados.

Por exemplo, a Opinion Box revela alguns dos atributos mais importantes para uma boa experiência de compra na loja física.

Eles incluem:

Já no ambiente digital, o frete grátis tem larga vantagem sobre todos os demais atributos que tornam a experiência de compra positiva.

O consumidor busca no e-commerce:

Diferentes opções de retirada dos produtos também são interessantes para os brasileiros. Entre elas, temos a possibilidade de comprar on-line e retirar na loja.

Além disso, não podemos nos esquecer de duas características que devem estar presentes no Dia do Cliente 2022 e sempre: o bom atendimento e a praticidade para comprar.

Sobre o primeiro item, a Opinion Box ainda destaca que 88% dos consumidores brasileiros já voltaram a comprar em uma loja após uma boa experiência de atendimento. Enquanto isso, 79% do público já desistiu de comprar por causa da demora em ser atendido.

Agora, sobre a praticidade para comprar, o Panorama Mobile Time/Opinion Box de abril de 2022 avalia como as compras pelas redes sociais viraram hábito no Brasil. Quase dois terços (64%) dos internautas brasileiros já compraram pelo WhatsApp e 46% já o fizeram pelo Instagram. Portanto, vale oferecer esses canais de vendas.

Leia também: 4 tendências para as lojas físicas do varejo

Comunicação é um diferencial no Dia do Cliente 2022

Se o Dia do Cliente 2022 é interessante para o consumidor encontrar boas oportunidades, a data é igualmente importante para o varejo. Essa campanha, além de aumentar as vendas de setembro, pode impactar no retorno do público na Black Friday e no Natal.

Aí entra a necessidade de investir em comunicação para destacar seu negócio. E, aqui em Santa Catarina, a NSC oferece a solução mais completa para impulsionar seu faturamento.

Os veículos da NSC falam com milhões de catarinenses todos os dias, em todas as regiões do Estado, pela televisão, rádio, jornais, portais na internet e redes sociais. Assim, é possível aumentar a visibilidade das suas ofertas e atrair um público interessado.

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