Doces ou travessuras: o Halloween impulsiona as vendas?

20/10/2023

Vendas

Doces ou travessuras: o Halloween impulsiona as vendas?

O que uma festa pagã de mais de 2.000 anos que começou na Europa tem a ver com as vendas do varejo brasileiro hoje em dia? Tudo!

O Halloween, ou Dia das Bruxas, ocorre anualmente em 31 de outubro e tem potencial para tornar-se uma das maiores datas comerciais do Brasil porque mistura diversas características da cultura nacional. Traz o gosto por fantasias que se manifesta no Carnaval, é recheado de doces como a Páscoa, estimula a criatividade dos brasileiros e pode ser aproveitado tanto por crianças quanto por adultos.

Como prova disso, um levantamento da Globo mostra que 52% dos brasileiros conectados celebraram de alguma forma o Halloween em 2022. Agora, a intenção de comemorar o 31 de outubro subiu para 62% em 2023.

Veja a seguir mais dados sobre o Dia das Bruxas e como ele impulsiona as vendas no País.

O que é Halloween e como começou o Dia das Bruxas?

O Halloween pode ser uma celebração ainda pouco incorporada ao calendário brasileiro, mas tem uma longa tradição lá fora.

Acredita-se que tudo começou com um festival celta chamado Samhain. Ele era celebrado na Europa para marcar o fim do verão no hemisfério norte. Essa festividade então teria sido adaptada pela Igreja Católica, com data fixada em 31 de outubro.

O que se sabe realmente é a origem do nome Halloween. Ele vem do inglês “All Hallows’ Eve”, ou seja, véspera do Dia de Todos os Santos, que foi movido para 1º de novembro no século oitavo, por determinação do Papa Gregório IV.

Seja na tradição pagã, seja na católica, a data marca uma proximidade com o sobrenatural e com os espíritos.

O atual formato do Halloween e a fama do evento chegaram ao Brasil pela cultura dos Estados Unidos, para onde a celebração foi levada por colonos ingleses e irlandeses. Tradições como o pedido de doces e as fantasias foram sendo incorporadas ao longo dos séculos, de diferentes fontes.

O cinema estadunidense é uma das principais influências para o Dia das Bruxas, nome pelo qual o Halloween ficou conhecido no Brasil. Em especial, a partir da década de 1970. Foi nesse período que surgiram filmes como Halloween – A Noite do Terror, de 1978, entre outros que fizeram sucesso no gênero de terror.

Como o público brasileiro adora brincadeiras e doces, o Dia das Bruxas vem crescendo em popularidade aqui no País. Desse modo, a data já faz parte da estratégia das marcas como a Coca-Cola, que vem lançando a Fanta Mistério nesta época do ano.

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A procura por ideias de fantasias cresce perto do Halloween. (Foto via Freepik)

Halloween impulsiona as vendas de diferentes segmentos

Existe outro aspecto que explica o interesse dos brasileiros por empresas que entram na moda do Halloween. Conforme indica o estudo “The Age of Re-enchantment”, da Wunderman Thompson, seis em cada dez consumidores esperam que as marcas os levem a emoções intensas. E o Dia das Bruxas é justamente sobre isso.

A Associação Comercial de São Paulo estimou para o ano passado um crescimento de 12% a 15% nas vendas de Halloween, por exemplo. Há casos de lojas faturando até R$ 600 mil com artigos para a data.

Nesse contexto, alguns segmentos são mais impactados pelo movimento do Dia das Bruxas que outros. Vale destacar nesse sentido as categorias de doces, fantasias e decoração no varejo. Acompanhe conosco!

Doces (ou travessuras)

As guloseimas são o carro-chefe da celebração de Halloween.

Em 2022, dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) indicam que a produção de chocolates teve um crescimento de 11,43% no primeiro semestre. Esse resultado é devido, em parte, à maior popularidade do Dia das Bruxas no Brasil.

À Fast Company, Larissa Diniz, gerente geral da Hershey para a América Latina, afirma que a data tem muito potencial e pode ser “tão propícia para a confraternização em família quanto a Páscoa, reunindo brincadeiras, chocolates e muita diversão”.

Fantasias, adereços e maquiagens

Outra parte essencial do 31 de outubro é a caracterização. Como destaca o levantamento da Globo, 69% dos interessados na data deste ano procuraram ou ainda vão procurar fantasias, enquanto 44% buscam maquiagens artísticas.

Isso gera uma demanda tanto on-line quanto nas lojas de rua para compra e aluguel de trajes. Mas as marcas precisam ficar atentas às tendências do momento e garantir em estoque as referências culturais que o público tem em mente para se fantasiar.

Decoração e enfeites

As festas de Halloween também estão mais difundidas, o que gera uma procura por itens de decoração específicos.

Ainda é interessante notar que o Dia das Bruxas traz oportunidades para a categoria de eventos, além de bares e restaurantes que podem trabalhar a temática assustadora nos estabelecimentos e até nos cardápios.

Outros segmentos

Mas as oportunidades de impulsionar as vendas no Halloween não param por aí. Diferentes negócios podem incorporar essa brincadeira na comunicação de jeitos mais divertidos ou mais assustadores.

Experimente brincar com os medos que seu público-alvo pode ter em relação à sua categoria ou trazer um “bicho-papão” do consumidor para a campanha de Dia das Bruxas. Esta é a época ideal para dar asas à fantasia e surpreender.

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