Diferentes pesquisas apontam o meio de pagamento como um dos fatores mais importantes na decisão de compra. Ele baseia não só a escolha da loja, como também do canal de aquisição. Mas você sabe qual é a forma de pagar preferida dos brasileiros? Uma nova pesquisa do Opinion Box responde a essa dúvida e o Negócios SC traz os destaques desse levantamento para você. Acompanhe!
Os principais dados sobre os meios de pagamento no Brasil:
- o Pix é o que mais brasileiros usam e o que tem o maior volume de transações;
- só no primeiro semestre de 2025, foram quase 37 bilhões de pagamentos do tipo;
- mas o cartão de crédito aparece como o meio favorito dentro e fora do e-commerce;
- enquanto isso, 83% dos consumidores têm usado cada vez menos dinheiro físico.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Os brasileiros têm um meio de pagamento preferido
A pesquisa “Meios de Pagamento 2025”, do Opinion Box, revela que 83% dos consumidores no Brasil têm usado cada vez menos dinheiro físico. No lugar dele, o cartão e o Pix assumem a maioria das transações.
O Pix aparece como o meio de pagamento mais difundido entre os brasileiros: 87% dos entrevistados o utilizam ou já fizeram compras com ele.
A forma de pagamento desenvolvida pelo Banco Central do Brasil também lidera em volume total de transações. Os dados do próprio BC mostram que foram efetuadas quase 37 bilhões de operações do tipo no primeiro semestre de 2025. E ele continua batendo os próprios recordes: foram registradas 290 milhões de transações apenas no dia 5 de setembro, um novo patamar diário no País.
Porém, é o cartão de crédito que têm a preferência do público nacional. Mais da metade dos consumidores, ou 52%, preferem pagar dessa forma. O Pix vem em segundo lugar, com 26%, e o cartão de débito em uma distante terceira posição, com 7%.
O cartão de crédito também é uma solução de pagamento bastante difundida entre os brasileiros, quase tanto quanto o Pix. Oito em cada dez entrevistados pelo Opinion Box, ou 83%, disseram já ter usado essa opção.
Brasileiros cortam gastos, mas compras por impulso se mantêm.
Cartão de crédito é o favorito como meio de pagamento
Nos números do Banco Central, o cartão de crédito aparece em segundo lugar no volume de transações. Foram 10,5 bilhões delas no primeiro semestre de 2025, em todo o Brasil. Mas a pesquisa de opinião reflete uma importância muito maior desse meio de pagamento na vida do consumidor.
O cartão de crédito é o meio mais usado, segundo o Opinion Box:
- nas lojas físicas: por 63% do público;
- no e-commerce: por 72% do público;
- nos apps de transporte: por 56% do público.
Além disso, quando o assunto é a compra de bens duráveis ou de alto valor, o cartão de crédito parcelado é a escolha principal dos brasileiros. Entretanto, 39% deles também parcelam sempre que podem. E, no geral, 67% acreditam que parcelar ajuda a poder comprar mais coisas.
A dependência do cartão pode até se tornar um problema. De acordo com o estudo “Escolhas sob pressão”, da MindMiners, esse meio de pagamento é o principal responsável pelas dívidas ativas dos consumidores no Brasil.
Pesquisa do Sebrae revela os hábitos de compra dos catarinenses.
Pix lidera em número total de transações no País
Como explicar que o Pix tenha praticamente quatro vezes mais transações que o cartão de crédito, conforme os dados do BC, e a segunda opção seja a preferida dos brasileiros como meio de pagamento?
A resposta parece estar na natureza e nos usos de cada solução.
O Pix costuma bater recordes de transações diárias no quinto dia útil do mês. Nesse dia, muitos trabalhadores estão recebendo seus pagamentos, transferindo o dinheiro entre contas pessoais e acertando despesas que ficaram pendentes. Ou seja, boa parte das transações com Pix não se refere a compras.
A própria pesquisa “Meios de Pagamento 2025” aborda essa realidade. A situação mais comum de uso do Pix é transferir dinheiro entre familiares, amigos e contas pessoais.
Situações em que já usou o Pix:
- transferir dinheiro para amigos e familiares: 74%;
- transferir dinheiro entre minhas contas bancárias: 70%;
- receber dinheiro de amigos e familiares: 69%;
- realizar pagamentos para prestadores de serviços: 64%;
- realizar pagamentos de compras informais: 60%;
- realizar pagamentos em lojas físicas: 58%;
- realizar pagamentos em lojas on-line: 57%.
No fundo, a lição que fica para os negócios é a seguinte: o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido no Brasil, mas a diversidade de opções é essencial para conquistar o maior número de consumidores.
Receba outras dicas e conteúdos para vender mais assinando a newsletter do Negócios SC.