Estudo do Negócios SC destaca as tendências do mercado esportivo

30/01/2026

Estudo do Negócios SC destaca as tendências do mercado esportivo

O mercado esportivo no Brasil movimenta mais de R$ 183 bilhões por ano, de acordo com um levantamento da organização Sou do Esporte, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e outras entidades, referente a 2023. Mas quer saber mesmo como sua marca pode se destacar no setor? Um estudo exclusivo do Negócios SC traz dados para compreender o comportamento desse público no Brasil e em Santa Catarina. Acompanhe!

Destaques do mercado esportivo pelo Negócios SC:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

3 tendências do mercado esportivo para sua marca entrar no jogo

Os temas a seguir fazem parte de um novo estudo realizado pelo time de Inteligência de Mercado da NSC, que inclui mais informações para quem deseja se conectar com os praticantes e torcedores de esportes em Santa Catarina. Na página de pesquisas, você encontra muitos outros materiais, voltados para os mais diferentes setores.

1) A prática de esporte orientada por dados

Tem gente aplicando mais dados aos próprios treinos que muita empresa às decisões de negócio.

Uma das principais tendências do mercado esportivo em 2026 é o apoio tecnológico para o monitoramento e aprimoramento do desempenho nos exercícios. Aí entram as tecnologias vestíveis, como o Apple Watch, as pulseiras inteligentes Xiaomi Smart Band ou o anel Samsung Galaxy Ring, e os inúmeros aplicativos de treino.

A Grand View Research projeta um crescimento do mercado global de wearables (as tecnologias vestíveis) de 98,5 bilhões de dólares em 2025 para 186,1 bilhões de dólares em 2030. Nesse sentido, óculos inteligentes, faixas de cabelo, capacetes, calçados e roupas também permitirão que mais esportistas, amadores ou profissionais, monitorem seus dados em tempo real durante as práticas.

Já os aplicativos de saúde e fitness tiveram 3,96 bilhões de downloads em 2025, segundo os números da Sensor Tower. Isso representa uma alta de 0,8% em relação a 2024. Já o faturamento desses apps cresceu 12,8% no período, chegando a 4,48 bilhões de dólares em 2025.

Moda fitness: como aquecer esse mercado em Santa Catarina?

2) O mercado esportivo como meio de conexão

O público praticante de esportes é tão diverso quanto as modalidades disponíveis. Daí esta segunda tendência esportiva oposta à primeira: em vez do foco em resultados, há pessoas que buscam os exercícios para se conectarem melhor consigo e com suas comunidades. O processo é a fonte de prazer.

Nesse aspecto, o relatório Corpo em Movimento, do Opinion Box, aponta que 52% dos brasileiros que fazem exercícios físicos buscam nessas atividades bem-estar e prazer, enquanto 43% encontram nelas uma forma de aliviar o estresse ou a ansiedade.

Há também aqueles que buscam no ioga, no pilates e em outras atividades do gênero uma maior integração entre corpo e mente. De quebra, essas práticas fortalecem o core (abdômen e costas) tão sonegado por quem trabalha sentado o dia inteiro.

Para completar, o mercado esportivo tem um importante papel social. Ele facilita o engajamento de pessoas em torno de ações coletivas, fortalecendo comunidades e aumentando a sensação de pertencimento.

Dados mostram como os brasileiros procuram cuidar da saúde.

3) Uma vida saudável para todos os públicos

As marcas interessadas em acompanhar as tendências do mercado esportivo devem apostar na diversificação e na quebra de alguns estereótipos.

O público acima dos 50 anos, por exemplo, participa com R$ 1,8 trilhão no consumo anual das famílias brasileiras, conforme aponta um estudo da Data8. Eles têm uma grande preocupação com a saúde e uma motivação extra para se exercitar, mas 41% não se sentem percebidos pelas marcas.

Diante disso, estúdios e planos com atenção a esse público mais maduro têm um enorme potencial de crescimento.

Outro perfil de consumidor que merece um olhar especial são os usuários de canetas emagrecedoras. Isso porque os produtos como Ozempic e Mounjaro estão relacionados à perda de massa magra do corpo, o que inclui os músculos, de acordo com estudos recentes. Tais pessoas então precisam de exercícios específicos para lidar com a situação.

Quais fatores mais influenciam os hábitos alimentares no Brasil?

Veja o estudo completo sobre o mercado esportivo

O material gratuito produzido pela Inteligência de Mercado da NSC traz muitos outros dados sobre o público de esportes no Brasil e em Santa Catarina.

Nele você vai descobrir:

Baixe agora o Panorama Esportivo de 2026.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui