Nos últimos anos, a prática de exercícios físicos tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. Isso tem movimentado a moda fitness e esportiva no Brasil, um mercado que já fatura R$ 22,4 bilhões anualmente, segundo a projeção do IEMI. Mas o segmento pode crescer ainda mais, como é o caso do cenário em Santa Catarina.
Veja mais dados sobre o mercado de moda fitness:
- espera-se um crescimento global da categoria de 6% ao ano até 2029;
- enquanto isso, a América Latina deve crescer 12% ao ano nesse período;
- 80% dos praticantes de exercícios compram roupas e outros produtos para o treino;
- e 61,8% dos catarinenses afirmam praticar algum tipo de atividade física.
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O crescimento do mercado de moda fitness
Globalmente, o mercado de moda fitness e esportiva é avaliado em 433 bilhões de dólares em 2025, conforme os dados da McKinsey & Company. Até 2029, ele deve crescer na faixa de 6% ao ano, atingindo o valor de 548 bilhões de dólares.
A América Latina tem a segunda maior fatia desse mercado global, com 112 bilhões de dólares em 2025, e ainda deve crescer o dobro da média mundial até 2029, quando pode atingir a marca de 141 bilhões de dólares.
Já no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), essa é uma categoria que cresceu quase 15% ao ano desde 2020.
Para a McKinsey, a falta de atividade física entre o público é o maior obstáculo ao crescimento desse mercado. Nesse sentido, uma pesquisa do Opinion Box mostra que, apesar de a moda fitness não ser usada exclusivamente no contexto esportivo, a prática de exercícios tem sim um papel fundamental para a evolução do segmento.
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Os gastos dos brasileiros com roupas fitness e esportivas
No Relatório Corpo em Movimento, do Opinion Box, 80% dos praticantes de exercícios relataram a compra de itens para melhorar o desempenho. Desses, 75% compraram roupas de treino, como camisetas, tops, leggings, shorts, jaquetas, entre outros itens de vestuário esportivo.
Ao menos 36% dos entrevistados também revelaram adquirir novas peças de treino ao menos uma vez a cada três meses. E, para 61% do público, as compras de roupas fitness e esportivas ficam acima dos R$ 150.
Este é o gasto habitual com roupas para exercícios físicos:
- Até R$ 100: 19%
- De R$ 100 a R$ 150: 20%
- De R$ 150 a R$ 250: 30%
- De R$ 250 a R$ 350: 17%
- Mais de R$ 350: 14%
Para completar, o Opinion Box ressalta que os consumidores estão investindo mais em produtos que melhorem sua experiência de treino. Isso porque os exercícios, para muitas pessoas, não são apenas um lazer ou uma forma de se manter fisicamente e mentalmente saudável. Há também um caráter de competição, consigo e com os demais atletas, como deixa evidente a popularidade de aplicativos de monitoramento como o Strava.
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A prática de exercícios físicos em Santa Catarina
Se o caminho para aumentar as vendas no mercado de moda fitness passa por exercitar-se, então devemos olhar com atenção para os hábitos dos catarinenses.
Como ponto de referência, temos a Pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que diz: 52% dos brasileiros raramente ou nunca realizam atividades físicas. Entretanto, o público de Santa Catarina é mais ativo que a média nacional.
A pesquisa Vigitel Brasil 2023 mostra, por exemplo, que Florianópolis é a segunda capital onde as pessoas mais se exercitam de acordo com o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), atrás apenas do Distrito Federal.
Já um levantamento do Sebrae SC, chamado “Perfil do Consumidor e Hábitos de Consumo”, aponta que 61,8% dos catarinenses nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville praticam algum esporte ou atividade física.
As práticas favoritas, na média estadual, são a caminhada, a academia e o futebol. Mas há diferenças importantes entre os polos regionais.
Exercícios físicos mais praticados em Santa Catarina, por cidade:
- Blumenau: caminhada (44,2%), academia (42,9%) e futebol (18,7%).
- Chapecó: caminhada (53,8%), academia (41,1%) e futebol (21,67%).
- Criciúma: caminhada (47,8%), academia (41,4%) e futebol (18,1%).
- Florianópolis: academia (49,4%), caminhada (37,7%) e corrida (12,7%).
- Joinville: caminhada (42,8%), academia (42,6%) e ciclismo (19,3%).
Ou seja, embora Santa Catarina tenha um nível de atividade física mais intenso que a média brasileira, ainda há espaço para as pessoas se movimentarem mais segundo as características de cada região. Isso então aquecerá o mercado fitness no Estado.
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