Estudo mostra oportunidade para as vendas em supermercados

13/10/2023

Vendas

Estudo mostra oportunidade para as vendas em supermercados

Santa Catarina tem um dos maiores segmentos supermercadistas no Brasil. A participação da categoria no Estado ocupa a quinta posição nacional, ou 7,9% do faturamento brasileiro, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de 2022.

Inclusive, três empresas catarinenses estão entre as 30 companhias do segmento com maior faturamento no País: Koch (13º lugar), Giassi (27º) e Angeloni (28º).

Também segundo a Abras, o faturamento total registrou uma alta 20,9% em 2022, alcançando a marca de R$ 486 bilhões no ano. Mas qual é a perspectiva para as vendas de supermercados no fechamento de 2023?

O Negócios SC traz agora dados relevantes do segmento, presentes em um novo estudo de mercado para baixar. Fique por dentro dos detalhes!

O crescimento nas vendas em supermercados

Entre os meses de janeiro e julho de 2023, o comércio varejista no Brasil acumulou um crescimento de 1,5% em volume de vendas, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, as categorias de supermercados e hipermercados e, especialmente, o atacado tiveram um desempenho mais expressivo.

Como demonstram os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, o volume das vendas cresceu 3,1% para supermercados e hipermercados. Já no atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, a alta foi de 9,8%.

Enquanto isso, a evolução da receita nominal nessas duas categorias foi de 10,5% e 18,4%, respectivamente.

Para o final do ano, as perspectivas são ainda mais favoráveis, com a proximidade de datas importantes para o comércio e da desinflação do preço dos alimentos.

Leia também: Os gastos com alimentação fora do lar e em casa no Brasil

O público está mais otimista para as compras em supermercado. (Foto via Freepik)

Sinais positivos para o segmento supermercadista

Dados da Abras mostram que o Consumo dos Lares Brasileiros teve alta de 2,58% no acumulado entre janeiro e agosto deste ano, frente ao mesmo intervalo de 2022. Em Santa Catarina, o crescimento acumulado é de 7,59%, de acordo com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

— A estabilidade de renda combinada com a queda nos preços dos alimentos permitiu ao consumidor acrescentar mais itens na cesta de abastecimento dos lares e buscar itens de valor agregado, a exemplo da carne bovina — comenta Marcio Milan, vice-presidente da Abras.

Falando em queda de preços, o grupo de produtos alimentícios teve deflação pelo quarto mês seguido em agosto, conforme aponta o IBGE. Na comparação com julho, o custo da alimentação no lar registrou um recuo de 1,02% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Como destaca uma matéria do Jornal Nacional, isso pode trazer alívio às contas das famílias que recebem até cinco salários mínimos e estimular a economia no Brasil.

Além dessa inflação negativa nos alimentos, a redução das taxas de juros e a renegociação das dívidas das famílias devem servir de impulso à venda em supermercados no restante do ano.

Leia também: João Branco dá dicas para supermercados na ExpoSuper 2023

Comprar em supermercados pela internet virou um hábito

A 48ª edição do relatório Webshoppers, da NIQ, informa que 32% dos brasileiros conectados compraram em supermercados pela internet entre fevereiro e julho de 2023.

Essa é uma prática cada vez mais comum, como destaca uma pesquisa da Standout. Ao analisar mais de 300 e-commerces no segmento supermercadista e de atacado, a empresa descobriu que a audiência on-line cresceu 43% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2022.

Mas o que atrai o consumidor para as compras virtuais em supermercados? A NIQ aponta um misto de preços e comodidade, com o frete grátis como maior diferencial.

Principais motivadores para comprar em supermercados pela internet:

  1. Frete grátis: 66%
  2. Promoção: 58%
  3. Cupom de desconto: 46%
  4. Economia de tempo: 41%
  5. Não precisar sair de casa: 36%

Até mesmo itens básicos, como leite, biscoito e água, entraram de vez no carrinho de compras virtual dos brasileiros.

Leia também: Vendas no e-commerce: quais são as perspectivas do varejo?

Como se conectar com os consumidores de supermercado em SC?

No estudo elaborado pelo Negócios SC, você entenderá melhor a relação dos consumidores catarinenses com o segmento supermercadista.

Com base em dados da Kantar IBOPE Media, o material revela que 55% dos catarinenses compraram em supermercados, hipermercados ou atacados nos últimos 30 dias. O público no Estado, por sinal, é um consumidor ávido de informações sobre a categoria. Sete em cada dez entrevistados afirmam sempre procurar ofertas e descontos, além de gostar de produtos que facilitem o dia a dia.

O estudo ainda traz uma oportunidade para as marcas se destacarem nesse mercado. Isso porque os veículos da NSC falam com 88% do consumidor do segmento supermercadista em Santa Catarina.

Descubra então quais são os meios de maior impacto para seu público-alvo baixando o estudo de Mercado e Supermercado do Negócios SC.

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