Festivais de música são vitrines para a ativação da marca

24/04/2024

Comunicação

Festivais de música são vitrines para a ativação da marca

Imagine expor sua marca em meio a públicos de até 600 mil pessoas. Os festivais de música no Brasil têm o poder de atrair plateias gigantescas, assim como de conectá-las com os patrocinadores por meio de ações de ativação, promoções, comunicação na internet e da visibilidade em geral.

Então, quer saber mais a respeito? Gostaria de descobrir como sua marca pode entrar no mercado de eventos? O Negócios SC traz as respostas.

Destaques do conteúdo:

Acompanhe abaixo as informações e dicas reunidas para ajudar no seu planejamento.

O mercado de eventos movimenta a economia do Brasil

O setor de eventos precisa ser percebido muito além de uma fonte de entretenimento para o público. Ele é a base de renda e emprego para milhares de pessoas no País, como demonstram os dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE).

São mais de 77 mil empresas incluídas no core business da ABRAPE, que empregam mais de 93 mil trabalhadores formais e sustentam outras 112 mil vagas de emprego informais.

Esse mercado movimenta R$ 102,5 bilhões em consumo anual. Mas esses números consideram apenas o impacto direto no núcleo do setor. Aí estão incluídas as seguintes atividades:

Os números da ABRAPE, considerando todo o hub setorial do mercado de eventos, são ainda mais expressivos. As 52 atividades econômicas impactadas pelo setor somam mais de 654 mil empresas, 3,2 milhões de empregos e 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Nessa conta, o faturamento anual chega a R$ 291,1 bilhões.

O setor de eventos movimenta atividades de operadores turísticos, hospedagem, restaurantes e bares, segurança privada, serviços gerais e muitos outros segmentos da economia. Mais ainda, é capaz de impulsionar os negócios que patrocinam atividades culturais, como veremos adiante.

Leia também: Dicas para incluir o marketing cultural na sua estratégia

Um número cada vez maior de eventos de música atraem multidões pelo País. (Foto via Freepik)

O panorama dos festivais de música no Brasil

A música tem um papel importante nos resultados do mercado de eventos no Brasil porque, apenas em matéria de festivais, foram mapeados 298 eventos pelo País. Isso sem considerar os concertos individuais.

O levantamento é do Panorama 2023, da plataforma Mapa dos Festivais. Ele registrou um aumento de 138% no número de festivais de música realizados no Brasil em relação a 2022.

A maioria desses eventos está concentrada na região Sudeste, com 171 festivais. O Nordeste aparece em segundo lugar (58), seguido pelo Sul (40), Centro-Oeste (20) e Norte (9). Santa Catarina teve 13 festivais mapeados em 2023, como Tum Festival, Floripa Eco Festival, Folianópolis e ARVO Festival.

Esses eventos estão distribuídos ao longo de todo o ano. No entanto, o Panorama 2023 aponta dois detalhes interessantes:

Se deseja incluir o marketing de eventos na estratégia da marca, é válido acompanhar a agenda dos festivais, já que o planejamento começa com meses de antecipação.

Leia também: Os hábitos culturais e o acesso à cultura no Brasil em dados

O panorama dos festivais de música no Brasil

Muito mais que um palco para os artistas dos mais variados gêneros musicais, os festivais de música são uma grande vitrine para a ativação da marca.

De acordo com o levantamento, as cinco categorias de negócios mais presentes em festivais são:

  1. bebidas;
  2. alimentação;
  3. moda;
  4. cultura;
  5. varejo.

Inclusive, as cinco marcas que mais patrocinaram eventos do tipo em 2023 são todas do segmento de bebidas: Coca-Cola, Amstel, Heineken, Beefeater e Budweiser. O imediatismo do consumo nessas ocasiões, além da associação com uma experiência marcante, cria um ambiente muito favorável para a categoria.

Mas não faltam empresas de outras áreas que investem na presença em festivais de música. No Lollapalooza 2024, por exemplo, Bradesco, Vivo, Correios, Olla e Grupo Boticário montaram espaços para interação direta com o público.

Apenas considere estas duas dicas antes de investir no marketing de eventos:

  1. Exposição e visibilidade não são tudo. Patrocine os festivais que estão alinhados com os objetivos do negócio e não mostre somente a marca, mas como ela pode agregar valor para o público presente.
  2. Analise se a organização do evento está preparada para lidar com cenários climáticos extremos e outras situações que possam afetar a imagem do festival. Assim como a repercussão positiva favorece a marca patrocinadora, uma recepção negativa pode prejudicá-la.

Na dúvida, comece investindo localmente em eventos tradicionais organizados por empresas de confiança. Por sinal, você sabia que a NSC organiza diversos eventos musicais em Santa Catarina? O Floripa Tem é um ótimo exemplo disso, trazendo todos os anos muita música, lazer, esportes e experiências marcantes com as marcas.

Leia também: Atraia clientes com ações de marketing criativas em SC

O essencial para levar com você

Por que o mercado de eventos é importante?

Os eventos movimentam mais de 100 bilhões de reais em consumo por ano, empregam milhares de brasileiros e são a base de mais de 77 mil empresas pelo Brasil.

Por que investir em festivais de música?

São oportunidades de conectar o negócio com um público imenso, por meio de ativações, promoções, comunicação digital e visibilidade, associando a marca a experiências positivas e inesquecíveis.

Quantos festivais de música existem no Brasil?

O Mapa dos Festivais registrou quase 300 eventos do tipo no Brasil em 2023, espalhados por todas as regiões do País e meses do ano.

Veja agora o exemplo de marcas que se destacaram com as ações da NSC no Floripa Tem.

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