Marketing B2B: como áudio e vídeo podem alavancar as vendas?

21/03/2024

Comunicação

Marketing B2B: como áudio e vídeo podem alavancar as vendas?

Quer vender mais? Então saiba que conteúdos em áudio e vídeo estão entre as maiores alavancas de vendas para as marcas. No marketing B2B não é diferente. 

Como prova disso, o Negócios SC traz uma série de dados para você que deseja melhores resultados com sua estratégia.

Destaques do marketing B2B:

Acompanhe a explicação completa e saiba como alavancar as vendas da sua empresa.

A importância do conteúdo no marketing B2B

Produzir conteúdo de valor é um diferencial competitivo no modelo B2B, ou business to business.

Como informa uma pesquisa da Gartner, a maior parte da jornada de compra B2B acontece na fase de pesquisa. Isso representa 27% do tempo gasto em todo o processo. E é no momento de pesquisa que o conteúdo torna-se o principal ponto de contato da marca com o público.

Os dados do Demand Gen Report são ainda mais reveladores. Por exemplo, o relatório “2023 B2B Buyer’s Behavior Survey” — Pesquisa de Comportamento do Comprador B2B 2023 — destaca os seguintes números:

Ou seja, não há uma estratégia de marketing B2B efetiva sem a produção de conteúdo. Mas, para alavancar as vendas de verdade, é preciso investir em áudio e vídeo.

Leia também: Como a comunicação impulsiona a jornada de compra B2B?

Conteúdo de qualidade é a chave para destravar a jornada de compra B2B. (Foto via Freepik)

As vantagens do conteúdo em áudio no marketing B2B

Outro estudo internacional do Demand Gen Report mostra que nove em cada dez profissionais de marketing planejam aumentar o investimento em áudio em 2024.

No marketing B2B, o áudio é um excelente veículo para o storytelling da marca. Isso porque ele ajuda a humanizar as figuras por trás do negócio, permite apresentar soluções com histórias reais e cria um vínculo emocional mais forte com o público potencial.

O estudo ressalta, nesse sentido, as vantagens de usar podcasts na comunicação: “Enquanto os podcasts servem como conteúdo de topo do funil para o reconhecimento da marca, eles também podem ser usados estrategicamente para gerar conversões e leads”.

Falando em conversão, a rádio é outra importante aliada do marketing B2B. A Radiocentre analisou diversas campanhas nesse meio e encontrou dados impressionantes sobre os anúncios de rádio:

Além disso, os anúncios de rádio estão relacionados ao aumento no alcance da comunicação B2B, ao crescimento no tráfego do site e a uma maior lembrança dos anunciantes. 

Leia também: Quer aumentar o tráfego do site? Então anuncie na rádio

Vídeo ajuda empresas B2B a alavancar as vendas

O consumo de vídeo alcança 99,6% dos brasileiros, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Isso faz dele indispensável para qualquer estratégia de marketing B2B ou B2C.

No caso do B2B, dados da Brightcove reforçam a importância do vídeo:

Já uma pesquisa da Wyzowl destaca a força de conversão do vídeo em 2024. Nove em cada dez profissionais de marketing responderam que vídeos ajudaram o público a entender melhor o produto ou serviço da empresa. Além disso:

Mas, quando pensar nesse formato de conteúdo, vale incluir a televisão na sua estratégia de vídeo.

O Demand Gen Report reconhece que, devido aos avanços na tecnologia, as marcas podem anunciar na TV com orçamentos relativamente baixos, próximos aos das campanhas de redes sociais. Com isso, ganham maior alcance, confiança e interesse do público.

Leia também: 10 estatísticas de vídeo marketing que você precisa saber

Lições do conteúdo em áudio e vídeo para levar com você

Vamos recapitular as principais questões que vimos até aqui.

Por que investir em conteúdo no marketing B2B?

Porque o conteúdo de qualidade é um diferencial competitivo da marca e tem um impacto significativo na decisão de compra.

Quais são as vantagens do áudio na comunicação B2B?

O áudio permite criar uma relação mais próxima com o público. Isso aumenta a procura pela marca, a confiança no negócio e a intenção de compra.

Como o vídeo pode alavancar as vendas B2B?

Conteúdos em vídeo facilitam o entendimento do produto ou serviço. Por isso, são muito procurados por compradores B2B. O vídeo ainda gera mais alcance para o negócio, mais tráfego no site e mais leads.

Descubra agora todas as possibilidades de conteúdo em áudio e vídeo com a NSC. Baixe o guia One Stop Shop NSC e saiba como ajudamos sua empresa a alavancar as vendas.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui