Publicidade nas Olimpíadas de Paris: o que pode ou não pode?

22/04/2024

Comunicação

Publicidade nas Olimpíadas de Paris: o que pode ou não pode?

Estamos a menos de 100 dias das Olimpíadas de Paris, que serão realizadas entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024. Uma pesquisa divulgada pela Globo revelou que esse é o evento que os brasileiros têm maior interesse de acompanhar neste ano. Mas sua marca está pronta para aproveitar o embalo dos Jogos Olímpicos?

O que você precisa saber sobre as Olimpíadas de Paris:

Acompanhe a explicação completa a seguir!

O fenômeno das Olimpíadas de Paris 2024

A última edição dos Jogos Olímpicos, realizados em Tóquio, foi assistida por 3,05 bilhões de pessoas na televisão e nas plataformas digitais, de acordo com o Comitê Olímpico Internacional. Só no Brasil, segundo a projeção da Globo com base nos dados da Kantar IBOPE Media, foram 143,5 milhões de indivíduos acompanhando.

Em 2024, a tocha olímpica retorna a Paris para a realização da 30ª edição das Olimpíadas. Serão 329 eventos esportivos ao todo, com 10.500 disputando as medalhas de ouro, prata e bronze. A capital francesa também receberá as Paralimpíadas logo em seguida, com datas marcadas entre 28 de agosto e 8 de setembro.

Desta vez, o horário de transmissão das competições favorecerá a audiência dos Jogos Olímpicos no Brasil. A diferença do fuso será de apenas cinco horas entre Paris e Brasília. Mas, independentemente disso, pode-se esperar uma ampla cobertura do evento na mídia brasileira. Por sinal, a NSC trará mais de uma centena de horas de transmissão e informação para Santa Catarina.

A “Pesquisa Globo Jogos Olímpicos Paris 2024” mostra, inclusive, que 28% dos brasileiros querem assistir ao maior número possível de disputas. Outros 57% estão igualmente animados, mas concentrarão a atenção nos esportes de que gostam mais.

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A torcida brasileira se prepara para vibrar em 45 esportes diferentes. (Foto via Freepik)

O interesse dos brasileiros pelos Jogos Olímpicos

O público no País já é naturalmente apaixonado por esportes. Como demonstra um levantamento do Google, metade dos brasileiros tem um alto nível de interesse pelo tema.

Agora, a torcida brasileira tem ainda mais motivos para ficar empolgada com as Olimpíadas de Paris. A lista de atletas brasileiros cotados para trazer o ouro para casa inclui:

Para além da torcida por medalhas, as Olimpíadas têm diferentes significados conforme o público. Por exemplo, entre a faixa de 18 a 24 anos, é marcante o papel da identificação e da inspiração com os atletas. Entre os 25 e 34 anos, o entretenimento é o principal. Já dos 35 anos em diante, a diversidade que os Jogos oferecem é destacada. Isso é o que mostra a pesquisa da Globo.

Nesse contexto, os veículos da NSC trarão não só a transmissão ao vivo, mas também muita informação das Olimpíadas 2024 para os torcedores catarinenses. Aí está uma ótima oportunidade para sua marca estar presente nos veículos que são referência em conteúdo esportivo. Assim, aproveita o interesse aquecido pelo esporte para se conectar com o público.

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O que pode e não pode na publicidade das Olimpíadas?

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) têm uma série de regras sobre campanhas publicitárias envolvendo as Olimpíadas. É até mais fácil dizer o que a marca pode fazer na publicidade dos Jogos, tamanhas as restrições.

Basicamente, é permitido fazer campanhas com temática esportiva e até mesmo patrocinando atletas olímpicos, desde que de maneira genérica. Por exemplo, é possível utilizar termos como “campeão” ou as cores do Brasil sem especificação.

Por outro lado, é proibido usar em posts e propagandas:

Então, a menos que a marca seja patrocinadora dos Jogos, o melhor é evitar qualquer associação direta. Tudo isso faz parte da Regra 40 do Comitê Olímpico e é bastante semelhante às normas para a publicidade na Copa do Mundo de Futebol.

O mais seguro é evitar qualquer associação direta e apenas aproveitar as oportunidades que o consumo de mídia nas Olimpíadas oferecerá.

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Principais dúvidas sobre as Olimpíadas de Paris

Quando ocorrerão os Jogos Olímpicos de 2024?

A cerimônia de abertura será no dia 26 de julho, enquanto a de encerramento está marcada para o dia 11 de agosto.

Qual é a audiência das Olimpíadas?

Mais de 3 bilhões de pessoas no mundo todo acompanharam os Jogos Olímpicos de Tóquio, sendo 145,3 milhões de brasileiros, segundo dados do COI e da Globo, respectivamente.

Como aproveitar o interesse pelas Olimpíadas de Paris na publicidade?

Para não patrocinadores, é permitida apenas a realização de campanhas genéricas sem associação ou menção direta aos Jogos e demais marcas olímpicas. Um caminho seguro é anunciar em fontes de conteúdo esportivo para captar esse interesse por informações sobre o evento.

Saiba mais sobre a relação do público catarinense com o mundo dos esportes baixando o estudo sobre o mercado fitness em Santa Catarina.

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