O que vale mais na rádio: alcance ou ouvintes por minuto?

25/09/2023

ENTRETENIMENTO

O que vale mais na rádio: alcance ou ouvintes por minuto?

Já pensou em anunciar na rádio? Há ótimas razões para fazer isso. Esse é um meio que não somente alcança um grande público, como também acompanha os ouvintes ao longo do dia.

Entretanto, falar do alcance da rádio pode gerar alguma confusão. O que é, de fato, esse alcance e ele realmente importa ao elaborar uma estratégia de mídia?

Nesse sentido, para o anunciante vale mais a pena considerar o número de ouvintes por minuto. Explicamos a diferença entre esses dois aspectos em seguida. Acompanhe!

Por que anunciar na rádio?

A rádio é um meio que está em constante evolução. De acordo com o estudo Inside Radio 2023, da Kantar IBOPE Media, 76% dos ouvintes consideram que ela tem se modernizado tanto em conteúdos quanto em formatos.

Esse fator mantém a audiência fiel. Os dados mostram que a rádio é ouvida por 80% dos brasileiros nas 13 regiões metropolitanas analisadas pela Kantar IBOPE Media, incluindo a Grande Florianópolis. Por sinal, entre os catarinenses, o consumo diário é de 3 horas e 38 minutos, em média.

Como um meio de comunicação de massa, a rádio permite que as marcas alcancem um enorme público. Inclusive, pesquisas mostram que há vantagens em adicionar a rádio a uma estratégia digital. Isso porque o alcance da campanha pode ser até 94% maior, segundo demonstrou um estudo da Nielsen em parceria com a Cumulus Media.

Outro ponto positivo desse meio é que ele oferece muitas possibilidades de segmentação dos anúncios. A rádio atrai ouvintes de diferentes faixas etárias, classes socioeconômicas e perfis de interesse. Assim, é possível otimizar a comunicação da marca e ter um melhor retorno. Diversos cases de sucesso com as emissoras da NSC comprovam isso.

No entanto, ao anunciar na rádio, é comum deparar-se com dados que não significam exatamente o que parecem. Esse é o caso do alcance. Então, vamos explicar melhor o que quer dizer alcançar o ouvinte e quais são os números que realmente importam para sua estratégia de comunicação.

Leia também: Entenda como a rádio aumenta o alcance dos anúncios

A rádio continua presente no dia a dia dos brasileiros. (Foto via Freepik)

Diferença entre alcance e ouvintes por minuto na rádio

Em um mídia kit de rádio, você encontrará uma série de informações sobre o público e o impacto da emissora. Alguns desses dados terão números muito maiores que outros e isso pode embaralhar a comparação entre eles.

Portanto, deve-se prestar atenção à diferença entre alcance e ouvintes por minuto:

Por exemplo, a Rádio Atlântida tem um alcance mensal de 214,7 mil ouvintes na Grande Florianópolis. Esse é o público total que a emissora atinge na região, segundo os dados da Kantar IBOPE Media de junho a agosto de 2023. Para reproduzir esse número, a marca teria de anunciar 24 horas por dia, o mês inteiro.

O alcance da campanha, naturalmente, será menor que o alcance máximo da emissora. Nesse caso, você precisa olhar para as audiências específicas de cada horário em que pretende anunciar.

Ainda assim, o alcance da campanha não representa a soma dos ouvintes por minuto de cada intervalo comercial.

Digamos que sua marca anuncie durante a primeira edição do Pretinho Básico, que alcançou 21.533 ouvintes por minuto neste ano, conforme aponta a Kantar IBOPE Media sobre a audiência da Grande Florianópolis. E, além dele, divulgue em um programa com 20.000 ouvintes por minuto. Isso não quer dizer que o alcance da marca será de 41.533 pessoas, porque uma parcela do público ouve ambas as atrações.

Já o número de ouvintes por minuto é uma informação muito mais precisa. Se o Pretinho Básico tem 21.533 ouvintes por minuto, sua marca falará com esse universo de consumidores.

Leia também: Publicidade em áudio: conheça as opções de como fazer

Alcance ou ouvintes por minuto: o que vale mais ao anunciar na rádio?

Com o que vimos até aqui, fica claro que não se deve focar tanto no alcance do veículo, e sim no número de pessoas que os anúncios efetivamente impactarão. Ou seja, vale mais considerar os ouvintes por minuto na rádio.

Esse é um número preciso, sem mistério algum. Ele oferece uma percepção muito mais clara do desempenho dos anúncios. O cálculo do custo por mil impressões (CPM) também é ajustado dessa forma e muito mais em conta que se considerar o alcance.

Para completar, outra vantagem de prestar atenção aos ouvintes por minuto está no melhor direcionamento das campanhas. Isto é, a segmentação é mais adequada.

Resumindo, estas são as vantagens de considerar os ouvintes por minuto na rádio:

Veja agora os detalhes das emissoras de rádio da NSC! Baixe os kits de mídia da Atlântida, Itapema e CBN.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui