Estudo revela os dados do consumo de café em Santa Catarina

23/08/2023

ENTRETENIMENTO

Estudo revela os dados do consumo de café em Santa Catarina

Aceita um cafezinho? Nove em cada dez catarinenses diriam sim, pois são consumidores dessa bebida tão importante para a economia e o dia a dia dos brasileiros.

Vale destacar que o Brasil é o maior produtor mundial de café, tendo exportado 2,2 milhões de toneladas em 2022, e o segundo maior consumidor da bebida, de acordo com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária. No último ano, os brasileiros consumiram 4,77 quilos de café torrado per capita, em média, como revela a Associação da Indústria Brasileira de Café (ABIC).

Para os brasileiros, o café também é mais que uma bebida. Seis em cada dez consumidores dizem que ele melhora o humor e a disposição, enquanto quatro em dez relatam ver nesse consumo um ritual.

Um novo estudo do Negócios SC traz mais informações sobre o consumo de café e o perfil desse público em Santa Catarina. Veja os destaques adiante!

O consumo de café no Brasil e em Santa Catarina

Apenas 5% dos brasileiros afirmam não gostar de café, conforme aponta uma pesquisa do Instituto Axxus. Por outro lado, 56% dizem gostar muito da segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água.

Inclusive, não há hora para um cafezinho. Ao acordar é o momento em que 98% dos entrevistados o bebem, mas 64% do público continua consumindo durante a tarde e 38% à noite.

Não à toa, 75% dos brasileiros bebem três ou mais xícaras de café por dia.

Aqui em Santa Catarina, 90,5% dos consumidores são heavy users. Ou seja, consomem café pelo menos uma vez por dia, enquanto 63,9% relatam o costume de beber mais de uma vez diariamente. Isso é o que revelam os dados do Target Group Index, da Kantar IBOPE Media, referentes à região metropolitana da Grande Florianópolis.

O próprio lar é onde os catarinenses bebem café com maior frequência. Apesar de provarem em cafeterias, padarias, bares e restaurantes com maior intensidade que a média brasileira, esse não é um hábito amplamente difundido.

Lugares onde o público catarinense mais consome café:

Esse caráter domiciliar do consumo de café ajuda a explicar por que o tipo mais consumido é o de coador ou filtro, relatado por 85,6% das pessoas, enquanto apenas 3% dos catarinenses beberam expresso nos últimos 12 meses.

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Para seis em cada dez pessoas, o café melhora o humor, revela o Instituto Axxus. (Foto via Freepik)

Quem é o consumidor de café em Santa Catarina?

Os dados sobre o consumo de café entre os catarinenses apontam diversas oportunidades nesse mercado. Para as marcas de produtos embalados, significa um imenso público potencial. Já para as cafeterias e afins, os números representam o desafio de levar o consumidor a aproveitar mais a bebida fora de casa.

Então, vale conhecer quem é o consumidor de café em Santa Catarina para elaborar sua estratégia.

No Estado, a classe C tem a maior participação no consumo, com 43,7% do público. Porém, esse número ainda pode crescer, já que ela forma 48,8% da população total.

Outro desafio é ampliar o consumo entre os indivíduos da Geração Z. Eles são os que menos bebem café em Santa Catarina. Por outro lado, dos 25 anos aos 64 anos, todos os grupos consomem acima do índice populacional.

Os casais e as famílias com filhos na escola também apresentam um consumo de café mais acentuado que outros perfis. Os solteiros, no entanto, ainda precisam de um incentivo maior do mercado.

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A comunicação do mercado de café

Para estimular o consumo de café em Santa Catarina, devemos olhar para as mídias que os catarinenses consomem diariamente. Assim, é possível traçar a estratégia mais precisa para impactar o público.

De acordo com a Kantar IBOPE Media, a televisão conversa com 89% dos catarinenses que consumiram café nos últimos 30 dias. Em segundo lugar, aparecem os portais on-line com 80% e, em seguida, a rádio com 64%.

Sobre a televisão, vale destacar que a NSC TV recebe 74% do investimento publicitário do segmento em TV aberta no Estado. Não é difícil entender o porquê desse domínio quando vemos que programas como o Bom Dia Santa Catarina têm um share de 82,1% da audiência, conforme indica a Kantar IBOPE Media. Ou seja, de cada oito televisores ligados na televisão aberta nesse horário, oito transmitem o BDSC.

Mas os meios digitais e as rádios da NSC também acompanham os catarinenses de manhã à noite. A Atlântida tem até um programa chamado Cafezão, responsável pelo sucesso de diversos anunciantes, como a Padaria Manchester.

Então, quer conhecer melhor os hábitos de consumo de café em Santa Catarina, o perfil do consumidor catarinense e as tendências do segmento? Baixe agora o produzido pelo Negócios SC.

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