Olimpíadas de Paris são oportunidade para as marcas em 2024

29/01/2024

Comunicação

Olimpíadas de Paris são oportunidade para as marcas em 2024

O ano de 2024 estará cheio de grandes eventos esportivos e as Olimpíadas de Paris, com certeza, serão o maior deles.

Mais ainda, dados divulgados pela Globo mostram que os Jogos Olímpicos de 2024 são o evento mais aguardado do ano, à frente das eleições municipais e até mesmo do Carnaval. Diferentemente das Olimpíadas de Tóquio, que foram transmitidas no Brasil entre a noite e a madrugada, Paris estará a cinco horas de diferença do fuso horário de Brasília. Essa é a mais uma razão para o público brasileiro empolgar-se com a competição, já que poderá acompanhar mais provas ao vivo na tela da NSC TV. 

Mas a importância das Olimpíadas de Paris abrange além dos interessados em esportes, que somam 74% dos brasileiros, segundo a Ipsos. As marcas também podem ganhar muito com isso. Entenda a seguir!

Quando serão as Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris?

As Olimpíadas de Paris vão acontecer entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024. No dia 26 de julho, uma sexta-feira, ocorrerá a tradicional cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

No entanto, a programação oficial começa antes, no dia 24 de julho, com disputas no futebol olímpico e no rugby. Outros esportes preferidos dos brasileiros entram em cena logo nos primeiros dias: o vôlei começa no dia 27, assim como o basquete e a natação.

Também em 27 de julho teremos disputa por medalha no skate, que foi um imenso sucesso entre o público nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, quando o Brasil conquistou três medalhas no esporte.

Ao todo, serão 45 esportes distribuindo medalhas nos Jogos Olímpicos deste ano, com 10.500 atletas disputando 329 eventos.

Já as Paralímpiadas de Paris estão marcadas para ocorrer entre os dias 28 de agosto de 2024, data da cerimônia de abertura, e 8 de setembro. Vale ressaltar que os paradesportos tiveram recorde de audiência nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e devem ampliar o alcance agora em 2024.

Esse cronograma é ótimo para preencher o calendário comercial e de comunicação das marcas. No período, a única data mais relevante de 2024 é o Dia dos Pais, que cairá em 11 de agosto neste ano.

Leia também: Planeje-se para as datas comerciais e eventos de 2024

Oito em cada dez internautas brasileiros costumam assistir aos Jogos Olímpicos. (Foto via Freepik)

Novidades nos Jogos Olímpicos de 2024

As Olimpíadas de Paris incluirão apenas duas novidades em relação a Tóquio: a canoagem slalom extremo e o breakdance. O breaking, como também é chamada a disputa de coreografias improvisadas ao som das batidas escolhidas por DJs, é mais uma tentativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) de aproximar os Jogos Olímpicos da juventude. A inclusão do skate e do surf na edição passada foram bons passos nesse sentido.

Mas a maior novidade das Olimpíadas de Paris é que estes serão os Jogos da igualdade de gênero. Pela primeira vez na história, a competição terá 50% de participação masculina e feminina. Isto é, veremos competir o mesmo número de atletas homens e mulheres.

Assim, o COI mostra que está antenado com as questões sociais do nosso tempo e procura tornar os Jogos um produto mais interessante para diferentes públicos.

Leia também: Dicas para incluir o marketing esportivo na sua estratégia

Oportunidades para as marcas nas Olimpíadas de Paris

É claro que um evento desse porte impacta o mercado de consumo e, consequentemente, os negócios. Veja então como sua marca pode se beneficiar com as Olimpíadas de Paris.

Turismo e eventos

O turismo esportivo é uma das grandes tendências para viagens em 2024 muito por causa dos Jogos Olímpicos, que devem atrair torcedores do mundo inteiro à França.

Mas pegar um avião para Paris não é a única maneira de entrar no clima olímpico. Marcas de qualquer lugar podem organizar eventos temáticos para acompanhar a competição, como aconteceu durante as partidas da última Copa do Mundo.

Artigos esportivos

De acordo com a pesquisa Olimpíadas 2021, da Behup, 88% dos brasileiros já descobriram alguma modalidade esportiva graças aos Jogos Olímpicos.

Essa é uma ótima oportunidade para estimular a prática de esportes, conquistar novos adeptos e vender artigos esportivos relacionados.

Alimentação

Outros dados da Behup apontam que a alimentação é parte importante da torcida nas Olimpíadas. Quando os brasileiros assistem a alguma competição, 44% compram comidas e bebidas para consumir durante o evento e 32% têm o hábito de pedir entrega de alimentos.

Impacto das Olimpíadas de Paris em outros negócios

Para completar, oito em cada dez internautas brasileiros costumam ver os Jogos Olímpicos. Essa torcida brasileira tem um encontro marcado com a Globo, que mostrará com exclusividade no Brasil 200 horas de competição. E a NSC TV, como afiliada no Estado, trará as emoções do evento para Santa Catarina. Sua marca já tem uma estratégia de televisão para isso?

Além da TV, as Olimpíadas de Paris impulsionarão o consumo de conteúdo esportivo na internet. Então, esse é o momento perfeito para anunciar no GE Santa Catarina, o maior portal de esportes no Estado.

Mesmo que seu negócio não seja beneficiado diretamente pelos Jogos Olímpicos de 2024, ainda é possível aproveitar as oportunidades de mídia e participar das conversas nas redes sociais sobre o evento.

Não perca essa chance! Baixe o mídia kit dos portais digitais da NSC e conheça as soluções para impulsionar sua marca na internet.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui