Turismo em 2024: siga as tendências globais para viagens

20/12/2023

Turismo

Turismo em 2024: siga as tendências globais para viagens

Santa Catarina espera receber quase 3 milhões de turistas na temporada de verão 2023/2024, com um aumento de 146% no número de visitantes internacionais frente a 2022/2023, segundo o Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina (Almanach).

Apenas em Florianópolis, são aguardados 2,5 milhões de turistas, conforme a projeção da prefeitura municipal. Tanto que, na Grande Florianópolis, hotéis registram 70% de reserva para janeiro.

A seguir, analisamos em mais detalhes o mercado de turismo em Santa Catarina, mas também as tendências globais para viagens em 2024. Afinal, as cidades catarinenses têm projeção mundial. A capital, por exemplo, foi o sétimo destino mais procurado para 2023 no Airbnb em todo o mundo e é um dos 13 destinos mais buscados na plataforma Kayak.

Acompanhe a análise adiante!

Dados do turismo em Santa Catarina no ano de 2023

Entre janeiro e outubro de 2023, o mercado de turismo em Santa Catarina atraiu 2,9 milhões de passageiros aéreos, de acordo com o Almanach. A Secretaria de Turismo do Estado de Santa Catarina ainda projetou a passagem de quase 650 mil pessoas pelos aeroportos catarinenses em novembro e dezembro.

Se confirmado esse resultado, o Estado superará pela primeira vez o desempenho de 3,4 milhões de visitantes por via aérea em 2019, ano imediatamente anterior à pandemia de Covid-19.

Santa Catarina ainda somou mais 1,7 milhão de passageiros terrestres e 228 mil passageiros marítimos no acumulado entre janeiro e outubro deste ano. Nesse sentido, o turismo que vem do mar merece destaque, pois teve um crescimento de 236,9% na temporada 2022/2023 em comparação com 2019/2020.

Com todo esse movimento, o Estado já arrecadou mais de R$ 379,6 milhões em ICMS turístico em 2023. O valor supera os R$ 348,8 milhões arrecadados em 2022.

A expectativa para o turismo em 2024 é igualmente positiva para Santa Catarina, mesmo diante da dificuldade econômica dos vizinhos argentinos, nosso principal público internacional. A temporada de cruzeiros promete ser muito benéfica para o setor, enquanto as cidades catarinenses investem para se tornarem destinos turísticos o ano todo, e não somente no verão.

Leia também: Temporada de cruzeiros traz milhões de reais a SC

10 tendências globais de turismo e viagens para 2024

A Pesquisa Viagens, realizada pelo Opinion Box em setembro de 2023, mostrou que 98% dos entrevistados pretendiam viajar a lazer nos 12 meses seguintes. Mas que tendências estão definindo o mercado de turismo no Brasil e no resto do mundo? É isso o que veremos em seguida.

1) Flexibilidade

O relatório “Tendências globais de viagem para 2024”, da Visa, aponta que 65% dos turistas brasileiros preferem viajar de forma independente, em vez de comprar pacotes, e 40% estão dispostos a pagar a mais pela flexibilidade de alterar os planos de viagem.

2) Viajantes digitais

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos viajantes. A Condé Nast destaca o uso da inteligência artificial para planejar roteiros ou como concierge digital, enquanto a Visa menciona que 71% dos turistas brasileiros utilizam carteiras digitais.

3) Trabalho e lazer

O trabalho remoto, para aqueles que ainda tiverem essa possibilidade em 2024, continuará motivando mudanças de ares e a procura por lazer em novos destinos.

4) Viagens para desacelerar

O relatório de tendências de turismo da rede de hotéis Hilton revela que muitos turistas estão investindo em viagens focadas em bem-estar, descanso e sono de qualidade, especialmente os consumidores da Geração Z.

5) Turismo esportivo

Em 2024 teremos os Jogos Olímpicos de Paris, a Copa América nos Estados Unidos, um novo formato de Mundial de Clubes e diversos outros torneios internacionais. Isso gerará uma grande movimentação de torcedores ao redor do globo.

Leia também: Planeje-se para as datas comerciais e eventos de 2024

6) Turismo de shows e festivais

Os shows da Taylor Swift no Brasil mostraram como o turismo musical está forte, sendo capaz de atrair viajantes não só de diferentes partes do País, como de países vizinhos.

7) Consciência ambiental

Sustentabilidade é uma tendência importante também no turismo, como apontam os diversos relatórios de 2024. Segundo a Visa, 71% dos brasileiros estão muito interessados em opções ecológicas para viagens.

8) Fuga do calor

No verão, os turistas costumam procurar destinos quentes, mas agora pode estar acontecendo o caminho inverso. Com ondas de calor e temperaturas extremas cada vez mais frequentes, destinos amenos tornam-se mais atrativos.

9) Curadoria

Como informa o relatório de tendências da Hilton, os viajantes procurarão experiências personalizadas para as necessidades deles. Aí entra um trabalho essencial de curadoria de viagens.

10) O poder da mídia

Para completar, a Visa comenta a importância da mídia como fonte de inspiração para a descoberta de novos destinos. Inclusive, 22% dos brasileiros buscam experiências de viagem por sugestão de influenciadores.

Para saber mais sobre o mercado de turismo, baixe o estudo do Negócios SC com outros dados para você.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui