Organização financeira é prioridade em 2024 para o público

20/02/2024

Economia

Organização financeira é prioridade em 2024 para o público

O brasileiro está em clima de otimismo em 2024. De acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva, nove em cada dez pessoas no País acreditam que a vida vai melhorar neste ano. Inclusive, 82% confiam que estarão em melhor situação financeira.

Outra pesquisa, divulgada pela Globo, mostra que o sentimento predominante para 2024 é a esperança. Já a Fecomércio SC destaca que sete em cada dez catarinenses pensam que a economia do Brasil vai evoluir nos meses que virão, segundo o estudo “Expectativas do consumidor para o ano de 2024”.

Otimistas, porém conscientes. Mesmo com esse clima positivo, a organização financeira deve ser a prioridade do público em Santa Catarina e no restante do País. Isso vale tanto para os consumidores que conseguiram livrar-se das dívidas em 2023 quanto para aqueles que continuam endividados.

Quer saber mais sobre o planejamento financeiro do público em 2024? O Negócios SC traz agora mais informações, destacando oportunidades para diferentes segmentos. Acompanhe!

Redução da inadimplência das famílias é bom sinal

De acordo com a Fecomércio SC, 45,8% dos catarinenses avaliam que a situação financeira deles melhorou em 2023. Mas, no Estado e no Brasil como um todo, persistem os elevados índices de endividamento das famílias.

A boa notícia é que esse cenário vem melhorando. Se não no percentual de brasileiros endividados, no total de indivíduos com contas em atraso. Quem mostra isso é a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

O percentual de famílias inadimplentes em novembro de 2023 era de 29%. Em dezembro, esse número caiu para 28,8%. Em janeiro, nova queda: 28,3%.

O número de famílias sem condições de pagar as dívidas também apresentou recuo no período, de 12,5% em novembro para 12% em janeiro.

Contribuiu para esse resultado a queda do desemprego no Brasil. Na média nacional, a taxa ficou em 7,4% no último trimestre de 2023. Esse é o melhor resultado desde 2014, com recorde de trabalhadores ocupados. Já Santa Catarina teve uma taxa de desemprego no patamar de 3,2% no período, a menor do País.

Além disso, vale destacar o sucesso do programa Desenrola Brasil para a renegociação das dívidas das famílias, com descontos para o pagamento delas à vista ou a prazo. Doze milhões de brasileiros foram beneficiados por ele, renegociando um montante de R$ 35 bilhões.

Até o dia 31 de março, o público ainda poderá renegociar as dívidas por meio do cadastro na Serasa. Quase meio milhão de pessoas já acessaram o site do Desenrola pelos canais da entidade, mostrando que há potencial para que um número ainda maior de lares seja beneficiado pelo programa.

Leia também: O consumidor catarinense está otimista para o ano de 2024

Número de famílias inadimplentes caiu em janeiro. (Foto via Freepik)

Organização financeira é a meta dos brasileiros em 2024

Para aqueles que não conseguiram quitar as dívidas acumuladas durante a pandemia, 2024 terá como palavras-chave “organização” e “superação”. Essa informação está em uma pesquisa feita pela Serasa, em parceria com o Opinion Box, que revelou as perspectivas dos brasileiros para este ano.

Mesmo para aqueles com o nome limpo, a organização financeira será prioridade em 2024. Mas, em segundo lugar, sai a superação e entra a tranquilidade como mote.

Então, para seguirem tranquilos, os brasileiros que quitaram as dívidas continuarão controlando os gastos nos próximos meses. E estão confiantes no futuro com essa determinação: 84% acreditam que pagarão suas contas em dia ao longo do ano.

Esses dados estão em sintonia com outras pesquisas sobre o planejamento financeiro do consumidor no País. Segundo a Globo, por exemplo, 64% dos brasileiros planejam guardar dinheiro em 2024. Enquanto isso, 24,6% dos entrevistados pela Fecomércio SC têm como principal meta economizar.

Leia também: Veja as oportunidades para pequenos negócios e marcas locais

Outras metas do planejamento financeiro para 2024

O fato de os brasileiros priorizarem a organização financeira neste ano não significa que eles deixarão de gastar. Pelo contrário, os consumidores têm grandes planos de compras e investimentos. Mas farão isso com muita pesquisa e cautela, esperando as melhores oportunidades.

Em Santa Catarina, 15,4% do público tem como meta principal adquirir um imóvel. Outros 10,6% planejam sobretudo comprar ou trocar de automóvel ou moto. Isso é o que nos diz a Fecomércio SC.

Já a Serasa revela que, entre os adimplentes, 28% querem investir durante o ano. Um em cada quatro integrantes do grupo que quitou as dívidas ainda deseja empreender. Outros 21% sonham com viajar.

Entretanto, o planejamento financeiro do consumidor também inclui cuidar de si, mente e corpo. De acordo com a Globo, logo atrás de guardar dinheiro, as maiores expectativas dos brasileiros para 2024 são cuidar mais da saúde e aprender algo novo.

Há nisso muitas oportunidades para os negócios aproveitarem, desde os bens duráveis, passando pelo consumo imediato, até o setor de serviços. O que as empresas precisam fazer neste momento é fortalecer a comunicação das marcas para ficarem gravadas na memória do consumidor. Isso as ajudará a ter uma vantagem durante as fases de pesquisa e decisão de compra.

Quer saber agora como anunciar na empresa líder em Santa Catarina? Faça uma simulação de campanha com a NSC e descubra soluções customizadas para seu negócio.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui