Páscoa de 2023 traz expectativa de crescimento nas vendas

17/03/2023

Vendas

Páscoa de 2023 traz expectativa de crescimento nas vendas

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais aguardadas e mais celebradas no Brasil. Essa também é uma excelente oportunidade, especialmente para o varejo, de aumentar as vendas. Segundo informações da Behup, cerca de oito a cada dez brasileiros buscam comprar presentes para a ocasião.

Mas não é só o comércio que tem uma boa expectativa para a Páscoa. No setor de serviços, o tradicional almoço entre familiares e amigos deve movimentar restaurantes por todo o País e muitos estabelecimentos preparam menus especiais para a data.

A indústria é outro setor que ganha um impulso nesta época do ano. Em 2023, a demanda da Páscoa abriu 7,9 mil vagas de trabalho temporário na indústria de chocolate, de acordo com um estudo da consultoria KPMG para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Agora, a Páscoa de 2023 cai no dia 9 de abril. Veja quais são as expectativas para a data neste ano!

Aumento da intenção de consumo favorece a Páscoa de 2023

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) traz boas notícias sobre a perspectiva de consumo das famílias brasileiras. A intenção de consumir já é a maior desde abril de 2020, com destaque à disposição para gastar das famílias de menor renda.

Esse indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) leva em consideração sete itens: emprego atual, renda atual, nível de consumo atual, perspectiva profissional, perspectiva de consumo, acesso ao crédito e momento para duráveis. Todos tiveram alta em janeiro, tanto na variação mensal, em relação a dezembro, quanto na variação anual, frente a janeiro de 2022.

Ao todo, a Intenção de Consumo das Famílias em janeiro de 2023 teve um crescimento de 23,1% na comparação com o mesmo período de 2022.

Em fevereiro essa tendência de alta continuou firme. O aumento do ICF alcançou a marca de 23,3% frente ao mesmo mês de 2022. O destaque ficou para a categoria de renda atual, com crescimento de 30,8%, sendo que 34,8% dos entrevistados consideram a renda melhor agora que no ano passado, enquanto 40,8% acreditam estar igual.

O aumento da intenção de consumo, de volta ao nível pré-pandemia, é um bom sinal para as vendas do comércio na Páscoa de 2023. No ano passado, elas já cresceram 8,9% na semana de Páscoa, segundo os números da Serasa Experian.

Em Santa Catarina, a Fecomércio SC aponta que o varejo teve um resultado de vendas 15,1% maior em faturamento e 40% maior em ticket médio na Páscoa de 2022, na comparação com o ano anterior.

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As vendas de Páscoa faturaram R$ 6,5 bilhões no e-commerce do Brasil em 2022, segundo a Neotrust. (Foto via Freepik)

Tendências para se destacar nas vendas de Páscoa

Quer aproveitar essa boa expectativa e aumentar as vendas na Páscoa 2023? Acompanhe as tendências da data para seu negócio destacar-se.

1. Crianças e jovens influenciam as compras

De acordo com uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, os mais jovens têm grande influência na escolha do presente de Páscoa. Na data passada, filhos foram os principais presenteados (54,4%), enquanto sobrinhos (33%) e afilhados (14,4%) também apareciam na intenção de presentear dos brasileiros.

Então, para vender mais na Páscoa, é importante estar de olho nas tendências desse público. Procure acompanhar os conteúdos que eles consomem, os jogos que curtem, os influenciadores que acompanham e tudo que impacta essa faixa etária para compor um estoque interessante.

2. Ovos artesanais em alta

A Kantar IBOPE Media aponta que os ovos de chocolate artesanais representam quase metade do volume consumido na Páscoa. Em 2023, a tendência é de alta na venda de ovos de chocolates em geral, mas os caseiros e encomendados devem ser destaque. 

Três fatores contribuem para a procura de ovos artesanais neste ano: o menor preço médio por quilo na comparação com os industrializados, a diversidade de produtos para satisfazer mais gostos e a possibilidade de personalização.

3. Bom momento para os produtos saudáveis

A Páscoa movimenta o consumo de diversos alimentos e bebidas presentes na comemoração. Nesse aspecto, a busca por produtos mais saudáveis vem logo após a procura pelo sabor, segundo dados da Behup.

Essa tendência ressalta a importância de oferecer um mix de produtos capaz de abranger diferentes perfis de público. Aí entram não só os ingredientes mais naturais, como opções sem açúcar, veganas e funcionais.

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4. Sabores brasileiros

O Sebrae salienta a importância de trazer ingredientes tipicamente brasileiros para dar um sabor diferenciado à sua marca. O localismo tornou-se uma forte tendência de consumo, aumentando o interesse por produtos com identidade local. Alguns exemplos de opções incluem frutas tropicais, castanhas, café, paçoca e até temperos, como a pimenta.

5. Páscoa é muito mais que chocolate

As vendas na Páscoa são boas para o varejo porque movimentam muito além dos presentes. Esse período influencia ainda o consumo de frutos do mar, massas, refrigerantes, sucos, vinhos, azeites, entre outros produtos.

De acordo com a Radar Scanntech, os itens que compõem a cesta de Páscoa representam 18% da cesta total de compras durante a semana de celebração. Nas demais semanas, esse percentual cai para 7%.

Diante disso, os mais variados segmentos do varejo podem montar um mix de produtos para a Páscoa. Isso vale também para livros, utensílios de cozinha e muito mais. Até mesmo itens de papelaria, como embalagens, decorações e cartões, podem sair em alta nesta época.

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