Patrocínio da marca: acerte nessa estratégia de marketing

26/08/2022

Marketing

Patrocínio da marca: acerte nessa estratégia de marketing

O patrocínio da marca pode ser uma importante ação dentro da estratégia de marketing do negócio, embora isso aconteça, muitas vezes, de forma não planejada.

Independentemente do tamanho da empresa, alguém já deve ter batido à sua porta oferecendo a oportunidade de patrocínio. Pode ter sido algo tão simples quanto um pedido de produtos para uma rifa. Ou tão grandioso quanto patrocinar um dos maiores eventos da sua região.

No fundo, ações desse tipo, pequenas ou grandes, seguem um mesmo princípio. Descubra então como acertar na estratégia de patrocínio e tirar o melhor proveito dela.

Por que fazer patrocínio?

Existem muitas formas de patrocínio da marca à disposição. Mas todas elas buscam os mesmos objetivos: reforçar o posicionamento do negócio, agregar valor à imagem dele e torná-lo mais visível.

Note que nem sempre haverá um retorno financeiro direto, ainda que isso seja possível, dependendo do acordo de patrocínio. Por exemplo, uma marca de alimentação que patrocine um evento pode fazer um contrato que preveja a venda exclusiva dos seus produtos.

Porém, na maior parte das vezes, o foco estará apenas na construção da marca e no aumento da sua visibilidade.

Esse entendimento deve guiar a estratégia de patrocínio, desde o planejamento de ativações que podem ser interessantes dentro dela até a definição de métricas que avaliem corretamente seu desempenho.

Agora, voltando à questão: por que fazer patrocínio? Em resumo, porque isso permite associar a imagem da marca com aquilo que ela está patrocinando. Sendo a associação positiva, acontece o tal agregamento de valor.

Leia também: Saiba por que é ótimo fazer conteúdo patrocinado na rádio

No patrocínio, a marca associa sua imagem a um projeto para agregar valor. (Foto via Freepik)

Tipos de patrocínio da marca

Dicas para acertar na estratégia de patrocínio

Entre essa variedade de formas de patrocínio, existem dois grupos principais: mídias e ações. Mas eles podem andar juntos, como no caso dos patrocinadores de projetos como o Conexão Verão ou o Confraria Itapema, que unem a presença da marca em grandes eventos com a enorme visibilidade dos veículos da NSC.

As mídias por si só já são bastante variadas. É possível patrocinar programas de televisão ou de rádio, podcasts, canais no YouTube, influenciadores, projetos editoriais, conteúdos específicos relacionados à marca etc.

Já as opções de ações para patrocinar incluem:

Nesse sentido, as possibilidades de patrocínio são tão diversas quanto as de merchandising. Até mesmo dentro de um patrocínio de evento podem existir diferentes cotas, com diferentes contrapartidas. Então, é preciso ter alguns cuidados para acertar na estratégia.

Leia também: Marketing de influência: como usar os comunicadores da NSC?

Dicas para acertar na estratégia de patrocínio

Todo patrocínio é um investimento da marca. Como tal, sempre se espera algum retorno, mesmo que de forma imaterial ou no longo prazo.

Pensando nisso, separamos três dicas para seu patrocínio ser um sucesso. Acompanhe!

1. Alinhamento do projeto

Tudo precisa ser alinhado antes da decisão. Portanto, procure saber qual é o público-alvo da mídia ou da ação, quantas pessoas devem ser impactadas, quais são os espaços de exibição da marca, quais são as cotas de cada patrocinador, que ações podem ser desenvolvidas dentro da proposta e outros detalhes técnicos.

Mas pergunte também sobre os propósitos e a essência do projeto. Já que estamos falando de imagem da marca, é importante que o patrocínio reflita o DNA do negócio. Quanto mais autêntica for a associação de imagem, melhor será a percepção do público.

Veja o caso de sucesso da Senior Sistemas. Para o lançamento de uma nova solução tecnológica, o patrocínio ao programa Tech SC fez todo o sentido por ser a vitrine da inovação em Santa Catarina. Esse alinhamento permitiu que a empresa alcançasse um resultado impressionante.

2. Envolva toda a equipe

Uma estratégia de patrocínio pode ir muito além da exibição da identidade visual do patrocinador. Do desenvolvimento de produto ao jurídico, busque soluções que protejam e melhorem a experiência com a marca.

Além disso, é interessante repercutir a ação de patrocínio nas demais estratégias de comunicação da marca. Por exemplo, se a sua empresa vai participar de um evento, vale divulgar antes, fazer uma cobertura durante e depois mostrar como foi a experiência do público, utilizando para isso diferentes mídias.

3. Avalie o desempenho do patrocínio

Sabendo o que esperar da estratégia de patrocínio, assim é possível definir métricas mais bem sintonizadas com as possibilidades da ação. Elas serão necessárias para avaliar corretamente o impacto do investimento e como melhorar nas próximas ocasiões.

Diante de tudo isso, que tal começar fazendo conteúdo patrocinado e, a partir daí, expandir sua prática com patrocínios? Veja como a NSC pode ajudar com o conteúdo da sua marca.

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