Pesquisas detalham a relação dos brasileiros com o verão

16/01/2024

Turismo

Pesquisas detalham a relação dos brasileiros com o verão

O verão é sinônimo de muitas coisas para diferentes pessoas. Férias, viagens, praia, piscina, cuidar de si, começar um esporte, curtir um programa de TV ou sair mais de casa, tudo isso e muito mais fazem parte dos planos para os dias de calor.

O fato é que o verão é a estação preferida do ano por sete em cada dez brasileiros, como revela a Pesquisa Pinion Verão 2024, da Globo. Talvez por marcar também o início de um novo ano, há um clima de renovação e de grande expectativa no ar.

Para as marcas, esse é um período igualmente importante, já que o público consumidor vibra de desejos e novas metas. Então, vale ficar de olho nas pesquisas que falam dessa relação dos brasileiros com a estação mais quente do ano. Fique por dentro do assunto com o Negócios SC!

O turismo de verão para os brasileiros

Três em cada quatro brasileiros têm o hábito de viajar no verão. Isso é o que mostra uma pesquisa do Opinion Box para a temporada 2023/2024. Mais ainda, 57% preferem tirar férias justamente nesse período. Não à toa, 65% gastam mais nessa estação que no restante do ano.

Além disso, como destaca a Globo, 45% das pessoas concordam que ver publicidades de empresas de viagens na televisão dá ainda mais motivação para o turismo de verão.

Os destinos envolvendo água são os preferidos, de acordo com o Opinion Box. Praias (81%), cachoeiras (36%) e resorts (33%) estão entre os locais mais procurados pelos veranistas, naturalmente.

Por outro lado, há também quem procure outras opções para o turismo de verão. Destinos de descanso (50%), cidades pequenas (21%), trilhas e caminhadas (21%), museus, história e arte (14%) e montanhas (13%) são alternativas mencionadas pelos brasileiros.

Para a temporada 2023/2024, a maioria absoluta dos entrevistados pretendia ficar no Brasil. Do total, 38% ficariam, inclusive, no próprio estado, enquanto 53% viajariam para outros estados no País. Tanto que a Globo indica o veículo da família como o meio de transporte principal utilizado pelos viajantes brasileiros no verão.

Leia também: Temporada de cruzeiros traz milhões de reais a SC

O verão é a estação favorita de sete em cada dez brasileiros. (Foto via Freepik)

Moda, saúde e beleza no verão

Outra preferência em relação ao período mais quente do ano diz respeito à moda. De maneira geral, 68% dos brasileiros preferem roupas, sapatos e acessórios da temporada primavera-verão. Até porque 61% concordam que a moda do verão é mais confortável e melhor de usar.

Além de férias e viagens, o verão é uma época importante de planos para a vida como um todo. De acordo com a Pesquisa Pinion Verão 2024, por exemplo, cuidar da saúde é a principal expectativa em relação a este novo ciclo.

Nesse sentido, os dados do Opinion Box ainda informam que 45% dos brasileiros têm maiores cuidados com beleza, higiene e bem-estar no verão. Por sinal, 8% dos entrevistados gastam em cuidados com o corpo apenas nesta estação e 24% compram mais produtos de beleza e cosméticos entre dezembro e março que no restante do ano.

Leia também: Padrão de beleza: como é a relação com o corpo no Brasil?

Consumo de conteúdo

Outra forma de lazer associada ao verão é o consumo de conteúdo audiovisual. Como prova disso, seis em cada dez entrevistados pela pesquisa da Globo dizem que assistir à programação de TV ou ao streaming também é uma forma de entretenimento na estação.

Os principais gêneros escolhidos para esta época são filmes (58%), séries (52%) e novelas (39%). Mas não podemos nos esquecer dos reality shows como o Big Brother Brasil, que vem registrando uma audiência crescente desde a estreia do BBB 24 em 8 de janeiro, transmitido pela NSC TV em Santa Catarina.

A tela da NSC TV ainda trará outra competição no início do ano: uma nova temporada de The Masked Singer, apresentado por Ivete Sangalo. Para completar as estreias de entretenimento neste verão, o remake da novela Renascer, que irá ao ar dia 22 de janeiro, deve repetir o sucesso que foi a nova edição de Pantanal.

Leia também: Planeje-se para as datas comerciais e eventos de 2024

Projetos de verão são oportunidades para as marcas

A pesquisa da Globo traz outros dados relevantes para os negócios que desejam aproveitar o verão para se conectarem com o público.

Em primeiro lugar, 52% dos consumidores brasileiros são interessados em conhecer mais sobre as marcas que oferecem experiências únicas, como eventos temáticos de verão. E 59% valorizam as marcas que apoiam eventos regionais, pois essa é uma maneira de fomentar a cultura local.

Nesse sentido, a NSC tem dois projetos tradicionais que agitam a temporada mais quente do ano em Santa Catarina: o Conexão Verão e o Floripa Tem. Para saber como sua marca pode participar desses eventos que levam muita animação, lazer, música, esportes e união para o litoral catarinense, fale com nossa equipe pelo WhatsApp (48) 99157-1346 ou pelo e-mail anuncie@nsc.com.br.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui