Produção de conteúdo deve ser prioridade de SEO em 2024

21/12/2023

Comunicação

Produção de conteúdo deve ser prioridade de SEO em 2024

A produção de conteúdo é, ao mesmo tempo, o maior desafio e a maior prioridade dos profissionais de SEO em 2024. Isso é o que aponta o relatório de tendências de otimização para mecanismos de busca do Search Engine Journal.

Ela é um desafio porque a qualidade do conteúdo deve ser cada vez mais importante para os algoritmos dos buscadores, enquanto esses algoritmos vão sendo atualizados. Mas também é uma prioridade por ser a estratégia que mais traz resultado, segundo os próprios profissionais.

Além disso, temos outras tendências de SEO que devem marcar o ano de 2024. Entre elas, vale destacar o aspecto da autoridade de quem produz e a análise de dados e do público.

Quer saber mais? Veja os detalhes a seguir.

Prioridades de SEO em 2024

De acordo com o relatório “The State of SEO 2024”, do Search Engine Journal, as três áreas principais em que os profissionais devem focar em 2024 são:

Para fins de análise, podemos juntar os dois últimos, que estão intimamente ligados. Por outro lado, é válido desdobrar a estratégia de conteúdo da autoridade que ela ajuda a afirmar, pois esta será fundamental para o desempenho do SEO em 2024. Vamos lá?

Análise de dados e entendimento do público

Toda estratégia de conteúdo começa, na verdade, com uma boa análise da audiência. Mais do que encaixar palavras-chave em textos, o objetivo da produção deve ser responder dúvidas do público, auxiliar com soluções e oferecer novas informações.

Aí entra um conceito importante de SEO que é a intenção de busca, ou intenção do usuário. Esse é um dos fatores usados pelos avaliadores do Google para determinar a qualidade dos resultados apresentados.

Em resumo, a intenção de busca é o objetivo principal de um usuário ao fazer uma procura on-line. O intuito pode ser aprender algo, comprar algo ou acessar determinado endereço na internet. Quem deseja aprender nem sempre quer naquele instante, mas muitas marcas insistem na venda. Daí a importância de analisar os dados e entender o público em primeiro lugar, para entregar o que a audiência realmente espera encontrar.

Leia também: O que é alfabetização de dados e por que ela é importante?

Analise o comportamento e as necessidades do seu público para produzir conteúdos. (Foto via Freepik)

Produção de conteúdo

Conteúdo é a alma do SEO. A otimização para mecanismos de busca não é uma solução rápida, ao contrário do que muitos pensam, e precisa de uma base sólida para conquistar bons resultados no longo prazo.

Além disso, não é sustentável para os negócios depender exclusivamente de tráfego pago no marketing digital. Como demonstra o relatório “The State of Content Marketing 2023 Global Report”, menos de 10% do tráfego de sites B2B tem origem nos anúncios pagos. Portanto, a melhor estratégia é investir na atração orgânica, o que exige produção de conteúdo de qualidade.

Dentro dessa estratégia, uma tendência forte é o agrupamento de conteúdos relacionados, ou topic clustering. É como várias palavras-chave longas orbitando em torno de um termo principal. Isso, inclusive, ajudará a construir a autoridade que veremos em seguida.

Leia também: Como criar conteúdo de valor para captação de leads?

Autoridade

Para entregar os melhores resultados, o Google vem desenvolvendo um conceito chamado E-E-A-T (antes E-A-T) para determinar quais são as fontes mais confiáveis de informação. Ou seja, quem tem autoridade para falar sobre um assunto.

E como ele faz isso? Com base em quatro critérios:

Leia também: SEO no Google: você sabe a importância de E-A-T e YMYL?

NSC ajuda na produção de conteúdo da sua marca

Você sabia que a NSC tem uma equipe especializada em produzir conteúdo para empresas?

Além de contar com conteúdo de qualidade e alinhado com seu público, a presença da marca nas páginas da NSC contribui para aumentar sua autoridade no marketing digital. Conheça agora o Estúdio NSC Branded Content.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui