A segmentação da publicidade é um dos pontos mais importantes de qualquer estratégia para alcançar bons resultados na comunicação. Felizmente, impactar seu público-alvo está cada vez mais fácil, seja onde for. Até mesmo nas mídias tradicionais como a televisão e a rádio é possível segmentar campanhas. Conheça, então, as opções da NSC para falar com os consumidores de diferentes idades em Santa Catarina.
Soluções da NSC para segmentar campanhas por idade:
- nas redes sociais, sua marca tem à disposição diversos perfis e formatos;
- nos portais de notícias, direcionamos os anúncios para a faixa etária desejada;
- na rádio, cada emissora tem uma identidade que atrai diferentes ouvintes;
- no conteúdo da TV, os horários e o NSC DAI também ajudam na segmentação.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Segmentar campanhas nas redes sociais da NSC
Vamos começar com o exemplo das redes sociais, pois é um meio com o qual a maioria dos anunciantes estão acostumados.
Nessas plataformas, os perfis da NSC oferecem diferentes formatos de comunicação para as marcas. Alguns desses formatos ficarão visíveis para todos os seguidores, como as publicações de conteúdo patrocinado ou merchandising no feed e nos Stories do Instagram. Nesses casos, a segmentação será mais ampla, alcançando o perfil da audiência que acompanha aquele veículo.
Mas há um formato em especial que permite segmentar postagens por faixa etária com precisão. Estamos falando dos dark posts. Isto é, publicações que não ficam disponíveis nos perfis dos veículos, mas aparecem para o público-alvo selecionado dentro dessas contas.
Da Geração Z aos baby boomers, veja a relação com as marcas.
Segmentar campanhas nos portais de notícias da NSC
A NSC tem o maior ecossistema de conteúdo digital em Santa Catarina, com mais de 125 milhões de visualizações de páginas por mês, segundo os dados do Google Analytics.
Esse ambiente on-line, que inclui veículos como o NSC Total, o G1 SC e o GE SC, traz uma série de vantagens aos anunciantes. A primeira delas, é claro, trata-se da ampla visibilidade. A segunda, mas não menos importante, é oferecer um espaço seguro para as marcas estarem presentes, sem associação a fake news ou sensacionalismo.
Mas o ponto que mais nos interessa aqui é a segmentação da publicidade. Sua empresa pode direcionar os anúncios com base na localização, nos interesses, na intenção de compra e, sim, nos dados demográficos que abrangem a idade do consumidor.
Mídia e marketing em Santa Catarina: veja como ter sucesso em SC.
Segmentar campanhas nas rádios da NSC
Do ambiente digital, colocamos um pé nos meios off-line, embora a rádio seja mais conectada do que muita gente imagina. A Atlântida, por exemplo, tem conteúdo nas redes sociais, no site e até no YouTube.
Entretanto, quando falamos da segmentação de rádio para a audiência que a acompanha ao vivo, a melhor forma de fazer isso é identificando o perfil de cada emissora.
Citando novamente a Atlântida, ela é a maior produtora de conteúdo jovem da região Sul do Brasil. Os ouvintes encontram na programação dela muito humor, moda, cultura, tecnologia e os hits musicais do momento. Não à toa, 49% dos ouvintes têm entre 18 e 39 anos, de acordo com a Kantar.
A Itapema FM, por sua vez, tem um repertório musical bastante seleto por meio de uma curadoria internacional. Isso acaba dialogando com um ouvinte mais maduro. Segundo a Kantar, 69% da audiência está na faixa dos 40 anos ou mais.
Já a CBN é uma rádio de jornalismo. Ela se dedica a uma ampla cobertura local, com notícias da economia, dos negócios, da sociedade e da política. Isso atrai um público com perfil decisor, ou seja, ainda mais maduro. Tanto que 61% da audiência tem 50 anos ou mais.
A publicidade da sua marca fala com o consumidor maduro?
Segmentar campanhas na NSC TV
Uma das grandes vantagens de anunciar na televisão, especialmente na NSC TV, é a capacidade de alcançar o maior público possível. Só a afiliada Globo em Santa Catarina fala com 2,3 milhões de telespectadores por mês em Santa Catarina, conforme os dados da Kantar.
Mas a TV também permite uma boa segmentação da publicidade de acordo com a programação. Além de direcionar os anúncios para seu público-alvo, a escolha do horário para anunciar na televisão pode ajudar sua empresa a economizar com a mídia.
Quais as vantagens de incluir a mídia avulsa no seu planejamento?
Segmentar campanhas com a tecnologia NSC DAI
Fechamos o ciclo conectando a televisão ao ambiente on-line do qual partimos nesta explicação.
O NSC DAI é uma tecnologia de segmentação dentro do Globoplay, onde o conteúdo da TV encontra as métricas digitais. São milhões de usuários da plataforma que consomem a programação televisiva por meio do streaming, permitindo o direcionamento preciso dos anúncios para diferentes públicos, inclusive por faixa etária.
Precisa impactar consumidores apenas entre os 25 e 34 anos? É possível. Quer falar somente com os catarinenses acima de 55 anos? Sem problemas!
Sua marca tem essa opção e o controle de anunciar para o perfil de audiência mais adequado à sua estratégia.
Para finalizar, experimente o Simulador de Campanha da NSC, mais uma ferramenta que vai facilitar a segmentação de campanhas da sua marca em Santa Catarina.