Saiba o que é endomarketing, com exemplos para sua empresa

25/04/2024

Comunicação

Saiba o que é endomarketing, com exemplos para sua empresa

O marketing costuma ser visto somente como o setor responsável por promover a marca, seus produtos e serviços para os consumidores. Mas há outro público que ele não pode perder de vista, tão importante para o sucesso do negócio quanto os clientes: são os próprios colaboradores. Aí entra a importância de saber o que é endomarketing de verdade, com exemplos de como funciona na prática.

Por que fazer endomarketing agora?

Entenda a seguir como essa estratégia favorece o engajamento da equipe e veja exemplos de endomarketing para aplicar no seu negócio.

O que é endomarketing de verdade?

O endomarketing é uma estratégia e uma prática constante para garantir o bem-estar, o engajamento e a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho. Também é conhecido como marketing interno por direcionar as ações para dentro da própria empresa, em vez do público consumidor.

Nesse sentido, o endomarketing enquadra-se dentro do marketing institucional, porque expressa o posicionamento do negócio conforme a missão, visão e valores, sem o objetivo de vender um produto ou serviço específico. Aqui, a meta é fortalecer a essência da empresa.

O endomarketing então difere-se da mera comunicação institucional. Ele não cuida apenas de dar avisos ou orientar a respeito de boas práticas no ambiente da organização. Na verdade, busca tornar a relação mais próxima, mais agradável e mais produtiva entre os colaboradores e o negócio.

O time de recursos humanos (RH) é o maior aliado dessa estratégia porque pode identificar os pontos dessa relação que precisam ser melhorados. Portanto, apesar de ter “marketing” no nome, o endomarketing não é o trabalho de um único setor.

Leia também: O significado de ESG para as empresas responsáveis

O endomarketing é uma soma de esforços para traduzir em ações os valores da empresa. (Foto via Freepik)

Vantagens: por que investir no endomarketing da empresa?

Você sabia que apenas 23% dos trabalhadores globais declaram-se engajados com as empresas em que atuam? Isso é o que revela a pesquisa “State of the Global Workforce 2023”, da Gallup. Não à toa, 51% dos indivíduos empregados atualmente estão de olho em novas oportunidades de trabalho.

Só no Brasil, o nível de desinteresse chega aos 72%, um resultado acima da média latino-americana, de 70%.

Isso tem um enorme custo para os negócios. A própria Gallup informa que empresas com maior engajamento dos colaboradores registram uma lucratividade 21% superior. A qualidade dos produtos e serviços também aumenta, consequentemente.

Ainda podemos definir as vantagens do endomarketing da seguinte maneira:

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Como funciona? Exemplos de endomarketing para seguir

Quer colocar a estratégia de endomarketing em prática na sua empresa? Veja abaixo algumas dicas para ter sucesso nessa área.

Pesquisa

Como apontamos, o endomarketing é um trabalho conjunto dos setores de marketing e RH. Mas gestores de diferentes departamentos podem participar na construção dessa estratégia e das ações.

O importante é realizar uma boa análise e identificar os pontos a evoluir. Como? Por meio de pesquisas de satisfação, feedback dos colaboradores, métricas do negócio e por aí vai. Se não, as ações de endomarketing podem surtir o efeito contrário ao esperado, pois estarão em descompasso com as reais expectativas dos trabalhadores.

Métricas e objetivos

O marketing interno precisa de métricas e objetivos bem definidos. Afinal, como você saberá que as ações estão funcionando? O nível de satisfação dos colaboradores é um bom ponto de partida nesse sentido, mas também vale analisar o desempenho de cada canal usado para se comunicar com o público interno.

Capacitação

Muitas vezes, o principal obstáculo para a motivação dos funcionários é a falta de conhecimento sobre como desempenhar bem as funções. A empresa então deve fazer um investimento contínuo em treinamentos e palestras que permitam à equipe evoluir. Isso contribuirá até mesmo para a satisfação pessoal dos colaboradores.

Eventos

Dos formais aos informais, das convenções aos happy-hours, os eventos são uma boa oportunidade para a integração da equipe e para conectar os profissionais com o mercado. 

Saúde e bem-estar

Uma das formas mais eficazes de mostrar que a empresa preocupa-se com os trabalhadores é investir em saúde e bem-estar para a equipe. Além de colar um pôster motivacional, que tal melhorar a iluminação no ambiente do trabalho, adquirir equipamentos mais ergonômicos ou ter um programa de exercícios para impulsionar a produtividade?

Isso vale, igualmente, para a saúde mental do público interno. No Brasil, 45% dos profissionais estão estressados, de acordo com a Gallup, e 20% passam raiva diariamente.

Ações especiais

Este talvez seja o exemplo de endomarketing mais conhecido. De um modo ou de outro, a maioria das organizações já aproveita as datas especiais para distribuir brindes ou, ao menos, mensagens. Mas outras ocasiões podem ser aproveitadas e de diferentes formas. Entram aí marcos importantes para o negócio, a realização de grandes campanhas na mídia, o aniversário da empresa, campanhas de conscientização etc.

Carreira

Nenhuma estratégia de marketing interno é completa sem que os profissionais tenham uma visão clara de como podem crescer dentro da empresa. “Plano de carreira” é o conceito-chave aqui.

Comunicação de dentro para fora

O endomarketing ainda pode ser usado em uma estratégia mais ampla de marketing institucional ou até mesmo em ações promocionais. Quantas marcas você já viu que utilizam os próprios colaboradores em anúncios? Essa é uma boa prática porque valoriza a equipe, humaniza a marca e passa mais credibilidade para o consumidor.

Leia também: Branded content: o que é e por que fazer com a NSC?

Principais dúvidas sobre marketing interno

O que é endomarketing?

O endomarketing refere-se às ações realizadas para aumentar a sensação de bem-estar e o envolvimento dos colaboradores com o negócio. É um trabalho realizado, principalmente, pelos setores de marketing e RH juntos para expressar em atos e comunicação os valores da empresa.

Quais são as vantagens de investir em endomarketing?

Maior motivação da equipe, menor rotatividade e maior produtividade. Tudo isso leva a uma maior lucratividade para a organização e ao aumento da satisfação dos funcionários.

Como colocar essa estratégia em prática?

Cultura de feedbacks, pesquisas de satisfação interna, capacitação constante, eventos, melhorias no espaço de trabalho, programas de saúde física e mental, ações especiais e planos de carreira fazem parte de uma estratégia de endomarketing.

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