Saiba o que é marketing olfativo, como funciona e como usar

01/04/2024

Comunicação

Saiba o que é marketing olfativo, como funciona e como usar

Pense na pessoa que você mais ama. Na fruta de que mais gosta. Em um carro que lhe marcou. No momento que recebeu um produto pelo qual esperou muito. Tais imagens despertaram a lembrança de aromas específicos? É provável que sim.

O olfato tem essa capacidade de criar uma profunda conexão emocional. É por isso que algumas marcas investem no marketing olfativo para oferecerem uma experiência única e memorável aos consumidores. Quer saber mais a respeito?

Você aprenderá a seguir:

Acompanhe a explicação que o Negócios SC traz para você.

O que é marketing olfativo?

O marketing olfativo é uma estratégia que usa o sentido do olfato para fortalecer a identidade da marca, criar uma conexão emocional com o público e gerar certas respostas do consumidor. Os aromas com o DNA do negócio podem estar no ponto de venda, nos produtos ou nas embalagens das compras pela internet. 

Em primeiro lugar, o marketing olfativo é uma questão de branding tanto quanto a identidade visual. Mas são poucas as marcas que exploram o potencial dos sentidos além da visão e da audição.

Já a conexão emocional é criada pela forma como o cérebro humano processa os cheiros. Veremos a ciência do marketing olfativo logo adiante. Mas, aqui, é importante lembrar que os aromas podem ajudar o consumidor a sentir melhor as marcas.

Para completar, essa estratégia é capaz de provocar reações muito positivas para os negócios. Uma matéria da Harvard Business Review ressalta como vantagens do marketing olfativo:

Por exemplo, um estudo do neurologista Alan Hirsch comparou o desempenho de dois tênis idênticos da Nike, dispostos em dois ambientes diferentes. Uma sala tinha aroma floral, a outra não. No ambiente perfumado, os consumidores apresentaram 84% mais chances de comprar o produto que o grupo de controle.

Leia também: 5 tendências de consumo que vão transformar sua marca

Use aromas para aumentar o reconhecimento do negócio. (Foto via Freepik)

A ciência por trás do marketing olfativo

Quando você caminha por um shopping center ou pelo comércio de rua, seus olhos e ouvidos são sobrecarregados de estímulos. Então, o cérebro acaba selecionando o que perceber com esses dois sentidos.

Mas basta passar perto de um estabelecimento que tenha um aroma característico e a mente logo se fixa nele. E isso não funciona apenas com alimentos. Lojas de calçados (alô, Melissa!), roupas, produtos para casa e, claro, perfumaria também são conhecidas por usar a estratégia de marketing olfativo para se destacarem.

Já se estimou que o ser humano possa distinguir pelo menos 1 trilhão de aromas diferentes, de acordo com um modelo matemático publicado na revista Science. Mais estudos são necessários para termos certeza disso, porém o número real ainda será bastante elevado.

Os milhões, bilhões ou trilhões de aromas passam por cerca de 350 receptores no nariz e chegam então ao sistema límbico. Essa parte do cérebro é responsável pelo controle das emoções e do comportamento social. Ou seja, as essências captadas podem influenciar a maneira como sentimos e agimos.

Certas fragrâncias podem acalmar, reduzir o estresse, energizar e gerar tantas outras respostas. O que o marketing olfativo procura fazer é usar os aromas em prol dos objetivos específicos da marca.

Leia também: O papel das marcas e campanhas na saúde mental do público

Como usar o aroma no marketing?

Então, quer fazer do aroma parte da identidade da marca? Aqui estão algumas dicas para ajudar nesse sentido, segundo a Harvard Business Review.

Entenda o DNA da marca

Não pense em um cheiro apenas por causa desta ou daquela resposta que espera gerar. Considere, em primeiro lugar, qual é a identidade que você deseja transmitir. Para isso, é preciso conhecer muito bem o DNA da marca.

Procure um especialista em marketing olfativo

Um aroma para ambientes pede considerações específicas. Nem todo profissional que cria perfumes será capaz de atender às necessidades do seu projeto. Procure um parceiro que entenda o cheiro como parte da estratégia do negócio.

Planeje a difusão

Difusor, ventilação central ou borrifador manual? Só na entrada ou na loja inteira? Existem muitas formas de trazer aromas aos ambientes, então planeje como e onde ocorrerá a difusão.

Teste

Primeiramente com a equipe, afinal, os colaboradores estarão expostos ao mesmo cheiro todos os dias. Depois, analise a reação no ponto de venda com o público.

Leia também: 5 formas como o neuromarketing ajuda a vender mais

Para levar deste conteúdo

Relembre os principais tópicos que abordamos sobre o assunto.

O que é marketing olfativo?

É quando as empresas usam aromas, geralmente criados com exclusividade para elas, com o intuito de fortalecer a identidade da marca, criar uma conexão emocional e estimular certas ações do público.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Diferentes pesquisas indicam que os consumidores tendem a passar mais tempo na loja, a pagar a mais e a ter mais vontade de comprar quando há um aroma agradável envolvido.

Como aplicar na sua empresa?

Entenda o DNA da marca; procure um especialista não só em aromas, mas também em estratégia envolvendo o marketing olfativo; planeje como será a difusão e faça testes para analisar o resultado. Os aromas podem ser aplicados em ambientes inteiros, em parte deles, em produtos específicos e até em embalagens para envio.

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