Uma pesquisa da Nexus para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou que 78% dos brasileiros torcem para algum time. Mas, em 2026, a rivalidade entre as torcidas ficará de lado, ao menos por um momento. A Copa do Mundo de Futebol Masculino vai unir o Brasil na frente da TV aberta e essa é uma ótima oportunidade para as marcas anunciarem. Saiba mais a seguir!
Como os brasileiros acompanham futebol pela TV aberta:
- 73% do público nacional tem o hábito de acompanhar as partidas de futebol;
- um terço dos indivíduos chega a assistir dois ou mais jogos por semana;
- inclusive, 57% preferem ver as partidas de futebol ao vivo na TV aberta;
- e 94% dos fãs de futebol acompanham o esporte pela Globo e suas afiliadas.
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A paixão por futebol fala mais alto na TV aberta
Os dados da Nexus confirmam o futebol como uma das grandes paixões brasileiras. Sete em cada dez entrevistados afirmaram acompanhar as partidas. Inclusive, 33% assistem a dois ou mais jogos semanalmente e 47% veem pelo menos um por semana.
Mas o interesse não se limita às transmissões ao vivo das partidas. De acordo com o levantamento, 41% do público também costuma acompanhar programas esportivos do gênero “mesa redonda”, por exemplo.
— De maneira geral, o futebol segue sendo a paixão nacional. O mundo hoje oferece diversas formas, sejam as mais tradicionais ou as modernidades da tecnologia, para se acompanhar, se informar, viver esse esporte — comenta o presidente da CBF, Samir Xaud.
Mesmo no meio de tantas opções, a TV aberta continua como a forma preferida de os brasileiros ficarem por dentro do esporte. Como destaca a Nexus, 61% do público assiste a pelo menos um jogo por mês em canais gratuitos de televisão.
Outras duas pesquisas trazem números muito próximos. Segundo a MindMiners, no estudo “Faces do Esporte”, 65% dos brasileiros usam a TV para acompanhar conteúdos esportivos. Já a pesquisa “Times de Futebol e Sites de Apostas”, de Infomoney/Brazil Panels, aponta que 57% preferem a TV aberta para ver futebol ao vivo.
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A torcida brasileira para a Copa do Mundo de 2026
A Copa do Mundo FIFA de 2026 acontecerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho, com sede no Canadá, Estados Unidos e México.
A 23ª edição do torneio terá um novo formato: em vez de 32 seleções, agora serão 48 delas. Com isso, o número de jogos também aumentará, de 64 para 104. Ou seja, muito mais emoção e conteúdo para os apaixonados por futebol acompanharem.
Por falar nisso, a Copa do Mundo de Futebol Masculino é a competição esportiva que os brasileiros mais gostam de ver, de acordo com a MindMiners.
A torcida nacional está até otimista, considerando o ciclo conturbado da Seleção Canarinho, que se classificou para o Mundial apenas na quinta colocação das eliminatórias da América do Sul. Conforme o levantamento da Nexus, 43% dos entrevistados veem o Brasil como um dos favoritos ao título. Outros 23% consideram que será ao menos competitivo.
De qualquer forma, esse é um momento em que brasileiros de todos os cantos do País param na frente da TV aberta, nem que seja pelo clima festivo. Como lembra uma pesquisa da Offerwise, 84% do público considera que as transmissões de jogos pela televisão proporcionam momentos de união com familiares e amigos.
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Globo transmitirá a Copa do Mundo 2026 na TV aberta
Um Mundial dessas proporções merece uma estrutura no mesmo nível. E é claro que a Globo e suas afiliadas regionais, como a NSC TV em Santa Catarina, trarão os jogos e toda a cobertura do evento para os brasileiros.
Por sinal, de acordo com a Kantar, 94% dos fãs de futebol no País acompanham o esporte pela Globo e suas afiliadas. São 44 milhões de pessoas impactadas por dia com esse tipo de conteúdo.
Isso garante uma enorme audiência para a TV aberta, mesmo na era dos streamings. Na primeira Copa do Mundo de Clubes, por exemplo, a Globo teve 101 milhões de espectadores a mais que a transmissão on-line concorrente, que também era gratuita.
Mais ainda, segundo o IBOPE Repucom, 67 milhões de fãs preferem ver futebol na Globo e não passam pelo streaming gratuito concorrente.
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Vantagens de ligar sua marca ao futebol
Além do alcance que o conteúdo esportivo garante aos anunciantes, a Globo ainda destaca que oito em cada dez telespectadores ligados no futebol afirmam das marcas:
- elas têm credibilidade;
- são de alta qualidade;
- dão a ideia de serem melhores que as concorrentes;
- e despertam o desejo de comprar após vê-las na TV.
Não à toa, a PiniOn diz que produtos exibidos em programas de esportes têm um aumento médio de 37% na intenção de compra.
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