Seis em cada dez brasileiros veem futebol na TV aberta

21/11/2025

Seis em cada dez brasileiros veem futebol na TV aberta

Uma pesquisa da Nexus para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou que 78% dos brasileiros torcem para algum time. Mas, em 2026, a rivalidade entre as torcidas ficará de lado, ao menos por um momento. A Copa do Mundo de Futebol Masculino vai unir o Brasil na frente da TV aberta e essa é uma ótima oportunidade para as marcas anunciarem. Saiba mais a seguir!

Como os brasileiros acompanham futebol pela TV aberta:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

A paixão por futebol fala mais alto na TV aberta

Os dados da Nexus confirmam o futebol como uma das grandes paixões brasileiras. Sete em cada dez entrevistados afirmaram acompanhar as partidas. Inclusive, 33% assistem a dois ou mais jogos semanalmente e 47% veem pelo menos um por semana.

Mas o interesse não se limita às transmissões ao vivo das partidas. De acordo com o levantamento, 41% do público também costuma acompanhar programas esportivos do gênero “mesa redonda”, por exemplo.

— De maneira geral, o futebol segue sendo a paixão nacional. O mundo hoje oferece diversas formas, sejam as mais tradicionais ou as modernidades da tecnologia, para se acompanhar, se informar, viver esse esporte — comenta o presidente da CBF, Samir Xaud.

Mesmo no meio de tantas opções, a TV aberta continua como a forma preferida de os brasileiros ficarem por dentro do esporte. Como destaca a Nexus, 61% do público assiste a pelo menos um jogo por mês em canais gratuitos de televisão.

Outras duas pesquisas trazem números muito próximos. Segundo a MindMiners, no estudo “Faces do Esporte”, 65% dos brasileiros usam a TV para acompanhar conteúdos esportivos. Já a pesquisa “Times de Futebol e Sites de Apostas”, de Infomoney/Brazil Panels, aponta que 57% preferem a TV aberta para ver futebol ao vivo.

Conecte sua marca com a paixão por esportes dos catarinenses.

A torcida brasileira para a Copa do Mundo de 2026

A Copa do Mundo FIFA de 2026 acontecerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho, com sede no Canadá, Estados Unidos e México.

A 23ª edição do torneio terá um novo formato: em vez de 32 seleções, agora serão 48 delas. Com isso, o número de jogos também aumentará, de 64 para 104. Ou seja, muito mais emoção e conteúdo para os apaixonados por futebol acompanharem.

Por falar nisso, a Copa do Mundo de Futebol Masculino é a competição esportiva que os brasileiros mais gostam de ver, de acordo com a MindMiners.

A torcida nacional está até otimista, considerando o ciclo conturbado da Seleção Canarinho, que se classificou para o Mundial apenas na quinta colocação das eliminatórias da América do Sul. Conforme o levantamento da Nexus, 43% dos entrevistados veem o Brasil como um dos favoritos ao título. Outros 23% consideram que será ao menos competitivo.

De qualquer forma, esse é um momento em que brasileiros de todos os cantos do País param na frente da TV aberta, nem que seja pelo clima festivo. Como lembra uma pesquisa da Offerwise, 84% do público considera que as transmissões de jogos pela televisão proporcionam momentos de união com familiares e amigos.

NSC é referência em cobertura de esportes em Santa Catarina.

Globo transmitirá a Copa do Mundo 2026 na TV aberta

Um Mundial dessas proporções merece uma estrutura no mesmo nível. E é claro que a Globo e suas afiliadas regionais, como a NSC TV em Santa Catarina, trarão os jogos e toda a cobertura do evento para os brasileiros.

Por sinal, de acordo com a Kantar, 94% dos fãs de futebol no País acompanham o esporte pela Globo e suas afiliadas. São 44 milhões de pessoas impactadas por dia com esse tipo de conteúdo.

Isso garante uma enorme audiência para a TV aberta, mesmo na era dos streamings. Na primeira Copa do Mundo de Clubes, por exemplo, a Globo teve 101 milhões de espectadores a mais que a transmissão on-line concorrente, que também era gratuita.

Mais ainda, segundo o IBOPE Repucom, 67 milhões de fãs preferem ver futebol na Globo e não passam pelo streaming gratuito concorrente.

Descubra as novidades na programação da NSC TV em 2026.

Vantagens de ligar sua marca ao futebol

Além do alcance que o conteúdo esportivo garante aos anunciantes, a Globo ainda destaca que oito em cada dez telespectadores ligados no futebol afirmam das marcas:

Não à toa, a PiniOn diz que produtos exibidos em programas de esportes têm um aumento médio de 37% na intenção de compra.

E sua marca, vai aproveitar esta oportunidade de impulsionar as vendas? Fale com nossos consultores pelo WhatsApp para conhecer as soluções da NSC em conteúdo esportivo.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui