Uma boa notícia para o setor turístico: 51% dos consumidores estão aumentando o orçamento para viajar, segundo uma pesquisa do Expedia Group com a Wakefield Research. Mas quais são as prioridades e influências desse público em relação ao turismo? É isso que você descobrirá adiante, com a explicação do Negócios SC. Acompanhe!
Destaques da jornada do consumidor no turismo em 2025:
- nove em cada dez pessoas pretendem viajar dentro de um ano;
- o principal objetivo é passar mais tempo com a família e com os amigos;
- preços em conta e avaliações positivas são os fatores mais considerados;
- além disso, TV e rádio são duas influências importantes na escolha do destino.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
As motivações do público para a próxima viagem
O “Índice de Valor do Viajante” ouviu consumidores em 11 mercados globais, incluindo o Brasil, para saber como está a jornada de compra no turismo. O levantamento então aponta um mercado aquecido, com 88% dos entrevistados revelando a intenção de fazer uma viagem de lazer nos 12 meses seguintes.
A principal motivação para viajar é a oportunidade de passar tempo com a família e amigos. Mas os objetivos por trás dessa viagem podem ser os mais diversos, de acordo com o Expedia Group e a Wakefield Research.
Maiores motivações para fazer turismo:
- Tempo com a família e amigos: 49%
- Novas experiências: 44%
- Mudança de ares: 41%
- Saúde física ou mental: 40%
- Sair da zona de conforto: 27%
- Conhecer novas pessoas: 23%
- Benefícios de programa de fidelidade: 19%
Além disso, a mistura de lazer e trabalho é uma tendência importante do setor. Quatro em cada dez consumidores pretendem fazer esse tipo de viagem. Não à toa, o Wi-Fi de alta velocidade é a comodidade mais atrativa para os viajantes na reserva de um hotel.
Plano de consumo dos brasileiros inclui bem-estar, viagens e shows.
Os fatores de decisão no turismo em 2025
Os consumidores levam em conta dois fatores principais no momento de reservar uma viagem: preços abaixo do padrão e avaliações positivas. Enquanto a procura por passagens, estadias e ingressos mais baratos atravessa diversas categorias do setor turístico, as recomendações de outros clientes são especialmente valiosas em hospedagens e atividades.
A possibilidade de economizar, inclusive, é um dos grandes atrativos dos pacotes turísticos. Tanto que 69% dos viajantes combinam a reserva do hotel com o voo, o aluguel de veículo ou atividades de lazer.
Já as avaliações positivas, ao passarem confiança para o público, são um diferencial competitivo entre os negócios do ramo. Segundo a pesquisa, 85% dos consumidores acham mais provável reservar um hotel que tenha provado oferecer ótimas experiências a outros hóspedes. Mais ainda, 76% dos consumidores pagariam mais por um estabelecimento com melhores avaliações.
Outros fatores considerados na reserva da viagem incluem:
- possibilidade de reembolso integral em caso de cancelamento;
- políticas flexíveis para alterar reservas;
- e o cuidado com a limpeza e higienização.
Essa flexibilidade é cada vez mais relevante em um cenário de mudanças climáticas, em que desastres naturais em grande escala e com maior frequência podem tornar regiões inacessíveis. Portanto, aqueles que pretendem viajar devem ficar mais atentos a esse aspecto, especialmente nas reservas feitas com muita antecedência.
Brasileiros planejam gastar mais com turismo no País; veja como!
A influência da mídia no turismo
O levantamento “Índice de Valor do Viajante” também destaca a importância crescente das redes sociais como influência para a escolha dos destinos turísticos. Em 2022, 35% do público tinha nelas uma fonte de inspiração, enquanto agora em 2025 são 61%.
Uma pesquisa da Booking.com complementa essa informação revelando os tipos de influenciadores de viagens preferidos dos brasileiros. Os perfis especialistas em viagens econômicas foram os mais citados, seguidos pelos criadores de conteúdo gastronômico e pelos apaixonados pela história dos lugares.
Outra fonte de inspiração em alta é o entretenimento. A televisão e os filmes, por exemplo, influenciam a escolha de 32% dos viajantes globais, conforme o levantamento.
Essa força da mídia tradicional no mercado de turismo é confirmada por dados do Instituto Mapa. Eles dizem que 41% dos brasileiros já foram influenciados por conteúdos na TV na escolha de destinos ou serviços turísticos. A rádio também motivou 40% dos ouvintes nesse sentido e 19% da audiência busca mais informações após ouvir sobre viagens nesse meio.
Então, quer saber como sua marca pode influenciar os consumidores em Santa Catarina? A NSC tem o maior ecossistema de mídia no Estado e os cases de sucesso mostram a efetividade dele para o setor.
Experimente agora o Simulador de Campanha e veja como é fácil planejar sua comunicação com a NSC.