O Carnaval é um dos eventos mais aguardados do ano por boa parte dos brasileiros. Em 2024, ele acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Mas, além da festa que ele representa, é também um negócio sério e um importante motor da economia brasileira no primeiro trimestre.
Apenas no setor turístico, uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval 2024 movimente R$ 9 bilhões acima do habitual para o período. Isso representa um crescimento de 10% em relação a 2023. O setor deve faturar R$ 2,3 bilhões em Santa Catarina durante todo o mês de fevereiro e a folia tem um grande papel nesse montante.
Outra expectativa positiva é em relação ao mercado de trabalho. A CNC projeta que o Carnaval 2024 gerará 66.699 postos de emprego temporário no setor de serviços em todo o País.
Para conhecer outras formas como o Carnaval impacta a economia, acompanhe a análise do Negócios SC sobre o evento.
Carnaval 2024 movimentará diferentes setores da economia
O impacto carnavalesco vai muito além dos quatro dias de folia. A própria programação de Carnaval começa antes da sexta-feira dia 10 de fevereiro. Em Florianópolis, por exemplo, o Berbigão do Boca faz a abertura oficial da festa na capital catarinense já neste 2 de fevereiro.
Do mesmo modo, o impacto econômico desse período do ano atravessa os mais diferentes segmentos. Entretanto, aqui estão as áreas mais diretamente beneficiadas com o movimento de Carnaval.
Turismo
O Carnaval brasileiro é um espetáculo único no mundo e, ao mesmo tempo, muito diverso entre as cidades onde é celebrado pelo País. Então, é esperado que ele gere um grande movimento do turismo nacional e internacional. Até mesmo quem não cai na folia pensa em viajar para escapar do agito.
Neste ano, o Banco Central do Brasil estima que os gastos de estrangeiros no Brasil durante o mês de fevereiro cheguem a 971 milhões de dólares. A presença do Carnaval mais cedo em 2024 se faz sentir na estimativa, cujo valor é 19,3% maior que o registrado em 2023.
Somente pelo mar, mais de 120 mil cruzeiristas são esperados na costa brasileira durante os dias de Carnaval, de acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).
Já pelo ar, Santa Catarina terá mais de 110 voos extras no feriado estendido de Carnaval. A Latam espera transportar cerca de 33 mil passageiros no período.
Até mesmo as pequenas cidades catarinenses podem se beneficiar com o movimento de Carnaval. Uma pesquisa da Fecomércio SC mostra que quatro em cada dez visitantes durante o Carnaval de 2023 em Joaçaba e Herval d’Oeste estavam ali justamente por causa da festa. E 44,8% dos turistas vinham de outros estados e até mesmo de outros países.
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Bares e Restaurantes
A alimentação fora do lar é outro segmento da economia que cresce com o Carnaval, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Uma pesquisa da entidade revela que 81% dos estabelecimentos devem abrir nos dias de festa e, desse total, 75% esperam ter um faturamento maior que o do ano anterior. O aumento esperado é de 15%, em média, para o Carnaval 2024.
Os dados da Abrasel ainda reforçam que um em cada três estabelecimentos que abrirão durante a folia considera o Carnaval muito ou extremamente importante para o faturamento do negócio.
— O cenário de queda da inflação e dos juros, aliado ao aumento no número de empregos, cria um ambiente propício para um Carnaval mais lucrativo para bares e restaurantes. A união desses fatores impulsiona o poder de compra dos consumidores e contribui para nos fazer acreditar em um Carnaval com crescimento de até 15% no faturamento do setor — declara Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Economia criativa
O Carnaval é uma grande festa, mas também é uma expressão cultural, artística e individual. Desse modo, ele mexe com diferentes atividades da economia criativa.
Por exemplo, o mercado de festas e eventos, assim como a indústria musical como um todo, têm um importante estímulo nessa época do ano.
Desfiles, blocos e festas ainda inspiram a criatividade dos brasileiros e geram o consumo de fantasias, adereços, acessórios, maquiagens e outros itens para abrilhantar a festa.
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Aproveite as oportunidades para aumentar as vendas no Carnaval
A verdade é que os mais diferentes tipos de negócio podem entrar no embalo do Carnaval e aumentar as vendas nesse período.
No entanto, antes de planejar sua campanha, certifique-se de que a data realmente conversa com seu público-alvo.
Cumprido esse prerrequisito, então é hora de pensar sua estratégia. Na comunicação, ter uma linguagem que remeta à festa é interessante. Melhor ainda é contextualizar seus produtos ou serviços de uma forma que os consumidores possam aproveitar melhor o Carnaval. Ou seja, como sua marca pode contribuir para a folia? Algumas empresas chegam a criar kits de produtos específicos para isso.
Essa ligação com a data pode ser trabalhada, inclusive, por influenciadores digitais. A tática ajudará a ampliar o alcance da comunicação.
Promoções temáticas e a distribuição de brindes úteis no período carnavalesco são outras boas estratégias para chamar a atenção do público.
Nem perca as oportunidades de mídia para aumentar as vendas no Carnaval. De acordo com a Kantar IBOPE Media, um terço dos brasileiros acompanha programas de TV relacionados à cobertura carnavalesca.
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