Veja os 3 perfis predominantes do público em Santa Catarina

20/08/2025

Veja os 3 perfis predominantes do público em Santa Catarina

Quem melhor que os próprios catarinenses para definirem quem são? Foi com esse pensamento que um novo estudo da Critério Resultado em Opinião Pública procurou responder quais são os valores, as perspectivas de futuro e a identidade do público em Santa Catarina. A seguir, você acompanha os destaques do Negócios SC sobre esse levantamento.

Quais são os perfis predominantes do público em Santa Catarina?

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Como o público catarinense se define?

O estudo “Catarinenses — Valores, hábitos e ideias” reuniu mais de 200 horas de entrevistas com mais de 600 pessoas em todas as regiões de Santa Catarina para saber o que os moradores do Estado pensam sobre a própria vida, sobre onde moram e sobre o futuro.

Algumas características se destacaram no levantamento, como o otimismo do público de Santa Catarina em relação ao Estado e o orgulho genuíno de viver aqui. Não à toa, 90,8% dos entrevistados pretendem continuar residindo em terras catarinenses.

Mas é a confiança de a vida particular seguir avançando que se mostra como a verdadeira marca dos catarinenses. Oito em cada dez pessoas ouvidas pela Critério Resultado em Opinião Pública acreditam que esse aspecto vai melhorar nos próximos anos.

Uma das explicações para isso é o valor dado ao trabalho e ao empreendedorismo entre o público de Santa Catarina. Inclusive, para 37,3% dos participantes do estudo, o trabalho é a principal forma de alcançar a prosperidade e o sucesso. Além disso, a família e os amigos têm uma contribuição importante para a felicidade pessoal.

A Critério Resultado em Opinião Pública então identificou três perfis ou personas predominantes no Estado, com base nesses traços gerais. O resultado dessa análise mostraremos logo abaixo.

Pesquisa do Sebrae revela os hábitos de compra dos catarinenses.

Conheça os perfis do público em Santa Catarina

O protetor. O viajante do amanhã. O visionário. Esses são os três perfis do público estadual apresentados no estudo “Catarinenses — Valores, hábitos e ideias”. Mas como eles se definem, exatamente?

O protetor

O catarinense com perfil protetor é o mais representativo no geral, com 45,7% dos entrevistados com identificação nesse sentido. O estudo o resume como “conservador, focado em estabilidade e pertencimento”.

Esta é uma persona mais madura e com maior predominância no Meio-Oeste e no Vale do Itajaí. Proteção, tradição e raízes são algumas das palavras que a representam.

O protetor deseja preservar o que é valioso no presente e projetar isso para o futuro, de acordo com as palavras da Critério Resultado em Opinião Pública. Isso inclui preservar as tradições e fortalecer a família e a comunidade.

O viajante do amanhã

Este é o segundo grupo mais representativo dos três, identificado com 40% do público em Santa Catarina, sobretudo nas regiões Sul e Oeste do Estado.

Os catarinenses incluídos neste perfil são inquietos, inovadores e otimistas. O futuro, para eles, reserva oportunidades de expansão, exploração e inovação.

São pessoas, em geral, mais jovens que procuram ampliar seus limites pessoais e trazer algo novo tanto para suas próprias vidas quanto para as comunidades ao redor. Portanto, são mais abertas a mudanças culturais nesse processo de construção rumo a um futuro melhor.

O visionário

Este perfil, como o nome sugere, enxerga além do que existe no agora. A mente dos catarinenses visionários está voltada para o futuro, conectando inovação, propósito e transformação.

O uso da tecnologia é uma das características marcantes desta persona. Entretanto, o progresso tecnológico serve também para gerar impacto social de formas criativas. Apenas 14,3% do público catarinense está neste grupo, mas não podemos subestimar o poder dos visionários de criar um futuro mais consciente e conectado para Santa Catarina.

A Grande Florianópolis e o Norte são as regiões do Estado onde o maior percentual de visionários está concentrado.

Então, o que achou desses três perfis do público estadual identificados pelo estudo “Catarinenses — Valores, hábitos e ideias”?

Aproveite esta oportunidade para ver ainda mais dados sobre o comportamento dos consumidores no Estado. Inclusive, para saber como eles se relacionam com o setor da sua empresa. É só baixar as pesquisas exclusivas do Negócios SC e ficar por dentro de tudo!

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui