Veja os números impressionantes da audiência de Renascer

11/03/2024

Diversidades

Veja os números impressionantes da audiência de Renascer

Sete em cada dez brasileiros gostam de relaxar assistindo à televisão, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Mais ainda, a TV é a principal fonte de entretenimento para 35% das pessoas no Brasil.

Entre o universo de conteúdos oferecidos pela televisão, a novela desponta como um dos favoritos no País. Ela é capaz de entreter, emocionar, informar, debater temas importantes da sociedade e viralizar na internet.

Uma pesquisa da Fundação Itaú com o Datafolha sobre os hábitos culturais dos brasileiros em 2023 também revela que assistir a novelas é uma das atividades relacionadas à cultura que o público mais pratica.

Nesse sentido, o sucesso de audiência de Renascer é mais uma prova do poder do folhetim televisivo no Brasil. Além disso, é um testemunho de como os dramas produzidos pela Globo e transmitidos pela NSC TV em Santa Catarina são incomparáveis em atrair multidões. Veja os dados em detalhes!

A audiência de Renascer no primeiro mês

O remake de Renascer estreou em 22 de janeiro de 2024, com a adaptação da trama feita por Bruno Luperi. Ele é neto de Benedito Ruy Barbosa, o autor original da novela que foi ao ar em 1993.

A primeira semana de exibição já foi um estrondoso sucesso de audiência, superando até mesmo a estreia de Pantanal, outro fenômeno recente da teledramaturgia da Globo. Na Grande Florianópolis, por exemplo, oito em cada dez televisores ligados na TV aberta nesse horário exibiam a história do personagem José Inocêncio. Isso é o que mostram os números da Kantar IBOPE Media.

Por falar em dados, a Globo divulgou informações impressionantes sobre a audiência de Renascer durante o primeiro mês no ar. Elas mostram uma grande evolução de público frente a Terra & Paixão, a última trama a passar no horário.

Dados da audiência de Renascer no primeiro mês:

De acordo com o portal F5, a partir de informações da Kantar IBOPE Media, foram consumidas mais de 311 milhões de horas da novela somente nas duas primeiras semanas de exibição. Esse desempenho foi 40% superior ao total de horas assistidas da série O Agente Noturno, a mais vista da Netflix no período, que é o maior serviço de transmissão de vídeo do mundo.

Ou seja, a novela no Brasil é capaz de superar em horas assistidas até mesmo o maior streaming em nível internacional.

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Marcos Palmeira e Juan Paiva no set de Renascer. (Divulgação Globo)

O sucesso na internet da novela Renascer

O impacto de Renascer é tanto que a audiência do Globoplay vem crescendo com a novela. No primeiro mês do remake, foram 70% mais horas consumidas pela plataforma, em comparação com o mesmo período de Terra & Paixão.

Mas o público brasileiro não se limita a assistir. Ele quer saber ainda mais sobre a trama e também comentar.

Como indica uma pesquisa da Globo, 50% dos telespectadores buscam na internet mais informações sobre a novela. Além disso, 57% acompanham as conversas sobre a história nas redes sociais, como Instagram, Facebook, X e TikTok.

Então, não é por acaso que a novela Renascer seja o produto Globo com a hashtag mais comentada nas redes sociais desde sua estreia. Do mesmo modo, é o segundo programa mais comentado da emissora no período.

Tem contribuído para essa repercussão virtual o fato de que a audiência de Renascer cresceu entre a faixa etária de 12 a 24 anos, como destaca o portal F5. Mas outro fator ainda influencia essa continuidade da trama televisiva como debate na internet. A pesquisa da Globo informa que 58% dos brasileiros assistem às novelas sozinhos. Assim, as redes sociais permitem que os telespectadores compartilhem a experiência com outras pessoas como se vissem juntos.

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Grandes marcas aproveitam a audiência de Renascer

Um sucesso como o da novela Renascer na televisão aumenta não só a visibilidade do horário, como gera excelentes oportunidades para ações de conteúdo.

Grandes marcas já estavam de olho nesse potencial antes mesmo de a trama estrear. Itaú e Lacta são as duas patrocinadoras dessa faixa das 21 horas na Globo. Além delas, Ambev, BYD, Coca-Cola, General Motors, Sanofi e Vivo firmaram parcerias para estarem presentes em conteúdos personalizados ao longo dos capítulos da novela. Tais ações são planejadas especificamente para atender as marcas.

Com o remake de Renascer já no ar, O Boticário também entrou. Natália Calixto, diretora de gestão do consumidor do Grupo Boticário, afirma que esse é mais um passo para criar narrativas envolventes que ampliem o valor da marca junto ao público. E acrescenta ao portal Marcas Mais:

— Novela é um formato de entretenimento consolidado no Brasil há décadas, que conta com um público fiel e engajado acompanhando as tramas do começo ao fim.

Os números da Globo ainda revelam que, para 88% do público, as marcas têm maior credibilidade após as ações nas novelas. Oito em cada dez consumidores chegam a dizer que tais marcas são melhores que as concorrentes.

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