O cooperativismo está presente na vida de 4 milhões de catarinenses de maneira direta. Mas não é sempre que o consumidor tem consciência da força transformadora das cooperativas no Estado. Daí a importância da parceria entre a NSC e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) para divulgar esse modelo de desenvolvimento econômico e social.
Essa é uma parceria de longa data, que tem rendido ótimos frutos. Na fase mais recente do trabalho, uma série de conteúdos produzidos pela NSC gerou milhões de impactos para o cooperativismo em Santa Catarina.
O branded content — ou conteúdo da marca — é uma excelente forma de atrair interesse orgânico para sua mensagem. Ele faz isso oferecendo informação de qualidade ao público, contextualizando produtos ou serviços de um modo natural e sem interromper a atenção do consumidor.
A NSC, como a maior plataforma de conteúdo do Estado, então alia a expertise em produção à imensa visibilidade dos veículos para impulsionar essa estratégia.
A Ocesc é prova disso. Depois do sucesso do projeto SC+ Cooperativismo, a entidade investe mais uma vez na produção de conteúdo para destacar o cooperativismo em Santa Catarina.
Esse novo projeto, criado com exclusividade para a Ocesc e batizado “Nosso Caminho é Cooperar”, tem a comunicação baseada em três pilares: força, frequência e relevância. Por meio dele, os catarinenses foram impactados diariamente com programetes na televisão e conteúdos na internet.
A produção pelo time de branded content da NSC contemplou a diversidade de setores em que as cooperativas estaduais atuam pelo bem da população, como transportes, consumo, crédito, serviços, infraestrutura, saúde e agronegócio. No canal de conteúdo exclusivo no G1 SC, por exemplo, as matérias falaram sobre a promoção da saúde, a geração de trabalho e a busca pela sustentabilidade no cooperativismo.
O cooperativismo é uma soma de esforços. Um projeto que procurasse transmitir a essência desse modelo não poderia ser diferente.
A primeira soma foi a da NSC com a Ocesc. A entidade tem entre os objetivos dela a “divulgação da doutrina cooperativista” e o “estímulo ao fortalecimento do sistema de representação do cooperativismo”. Daí a importância de contar com a empresa líder de audiência e a mais abrangente em Santa Catarina para espalhar essa mensagem.
Então, a NSC uniu as forças da NSC TV, que é líder absoluta de público segundo a Kantar IBOPE Media, e o maior ecossistema de comunicação digital no Estado. O objetivo com isso era ampliar o alcance do projeto e acompanhar a jornada diária dos catarinenses em diferentes meios.
Os resultados mostram o quão acertada foi essa estratégia. Os programetes exibidos no intervalo da programação da NSC TV falaram com 3,2 milhões de catarinenses por mês, durante os três meses de veiculação do projeto “Nosso Caminho é Cooperar”.
Enquanto isso, na internet, foram mais de 1,6 milhão de impressões com matérias especiais sobre o cooperativismo em Santa Catarina e anúncios display.
Ou seja, a estratégia de branded content da NSC gerou mais de 9 milhões de impactos para a Ocesc, fortalecendo a entidade e todo o sistema que ela representa.
Fontes: Kantar IBOPE Media – Instar Analytics I Seg a Dom – Rat% Domiciliar I Frequência (OTS) I Base TLE I Telespectadores Potenciais. Google Analytics e Ad Manager, maio a agosto de 2023.