O Baracchetta Parrilla, restaurante de Pomerode especializado em carnes, foi idealizado por Marlon Gottardo com inspiração nas culinárias argentina e uruguaia. Mas, além da gastronomia, outra influência tem impulsionado o crescimento do negócio: o marketing. Por sinal, a receita de mídia do Baracchetta tem como ingrediente nada secreto o investimento na NSC e você vai conhecer os detalhes dela a seguir.
Gastronomia e marketing no DNA do Baracchetta Parrilla
Marlon Gottardo tem duas formações bastante evidentes na trajetória do Baracchetta: o marketing e a gastronomia, com aprofundamento em parrilla criolla na Argentina e charcutaria. Então, desde o início, ele sabia que precisava cuidar dessas duas áreas do negócio para crescer.
— Eu me inspiro muito nas grandes marcas, dos cases que a gente estudou, principalmente durante a faculdade. Tenho um percentual bem definido do faturamento bruto da empresa que uso para o investimento em mídia e publicidade — revela o idealizador e fundador do Baracchetta Parrilla.
O projeto surgiu em 2018 como um hub gastronômico, unindo açougue, armazém, adega, cursos, workshops e, claro, a parrilla. Nesses quase sete anos de história, ele vem marcando presença nas mais diversas mídias, especialmente nas redes sociais. Agora, a parceria com a NSC tem consolidado o negócio também nos meios de comunicação de massa, começando pela rádio.
— Sou um acadêmico de marketing e um apaixonado por rádio desde criança. Eu venho de uma cidade muito pequena e o rádio, em cidades menores, faz parte da comunidade. As pessoas se relacionam com as rádios — comenta o responsável.
Marlon Gottardo, idealizador e fundador do Baracchetta Parrilla. (Divulgação)
Uma virada de chave e de comunicação para o negócio
Há cerca de um ano e meio, houve uma virada de chave importante para o Baracchetta Parrilla. O restaurante mudou de endereço para uma casa maior, triplicando de tamanho. Isso gerou uma oportunidade, assim como a necessidade, de aquecer a demanda.
— Hoje, com a casa maior, eu consigo ter um leque maior de cardápio e atender uma curva de demanda também maior e com poder aquisitivo diferente do que eu tinha na casa anterior — explica Gottardo.
Aí entrou a Rádio Atlântida, da NSC. Mais precisamente, o programa Discorama, devido à afinidade da audiência.
— O Discorama se apresentou como a primeira possibilidade por esse motivo. Foi onde achei que teria mais sucesso com a otimização da mídia.
A partir disso, vieram outros programas e outros horários, como o Cafezão. Durante uma reunião com a equipe da Atlântida, também surgiu o Baracchetta Festival, como uma ação especial para o Dia Mundial do Churrasco.
A ampliação do espaço físico ainda permitiu a expansão do Baracchetta Eventos em um negócio próprio, tanto em eventos privados e corporativos quanto em festivais, além da participação em feiras e congressos. Essa outra área é igualmente fortalecida com a presença na NSC, segundo o idealizador.
— Uma chancela de que, se está se propondo a comunicar num veículo de massa, é porque está preparado para entregar um evento legal, um festival bacana.
Mídia na NSC chancela o Baracchetta Parrilla
Com sua experiência em marketing, Marlon Gottardo sabe que a presença na mídia é essencial para aumentar a lembrança da marca no momento da decisão de compra.
— Quando uma família ou um casal decide sair para jantar ou se divertir fora, o meu objetivo, enquanto empresa, é participar da disputa de tempo, que muitas vezes é de uma fração de segundos. “Ah, tem o restaurante A, o B e o C.” Eu preciso ser lembrado nesse instante. Então, é basicamente o que eu busco hoje na NSC.
Além disso, como comenta o fundador do Baracchetta, anunciar em um grande veículo tem um efeito positivo na percepção do negócio. O impacto já foi estudado em uma pesquisa no Reino Unido, que identificou três atributos associados aos anunciantes:
- a marca é financeiramente forte;
- a marca é bem-sucedida e com muitos clientes;
- a marca é capaz de cumprir com as promessas da comunicação.
Essa motivação dupla levou o Baracchetta Parrilla a expandir a presença de mídia na televisão por meio da NSC TV, que é líder de audiência em Santa Catarina, de acordo com a Kantar.
— Estar presente numa ação na NSC TV ou na Rádio Atlântida acaba trazendo junto uma chancela de que é uma empresa confiável, uma empresa robusta, que ela consegue ter capacidade de anunciar num veículo desses e, então, isso traz um apoio para a reputação da marca — destaca Gottardo.
Ele mostra, assim, que conhece bem o tempero para uma parrilla e para uma comunicação de sucesso.
Simule uma campanha com a NSC e descubra como você também pode ter a chancela de grandes veículos para ajudar no crescimento do seu negócio.