Desemprego cai a 6,9% e Brasil tem desempenho histórico

02/08/2024

Novidades no setor

Desemprego cai a 6,9% e Brasil tem desempenho histórico

O Brasil alcançou mais um ótimo resultado no mercado de trabalho. A taxa de desemprego no País seguiu em queda no trimestre encerrado em junho. Com isso, a economia brasileira terminou o primeiro semestre de 2024 com mais de 101,8 milhões de pessoas empregadas. É um recorde histórico desse indicador.

Veja mais dados sobre a queda do desemprego no Brasil:

Os números positivos não param aí. Acompanhe a explicação completa do Negócios SC e descubra mais motivos para comemorar.

Queda no desemprego reflete o aquecimento da economia

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram uma queda expressiva da taxa de desemprego no Brasil.

No trimestre terminado em junho, o percentual de desempregados no País ficou em 6,9%. O resultado significa um recuo em relação aos 7,9% registrados no trimestre anterior — e mais ainda frente ao mesmo período de 2023, quando chegou a 8%.

Esse é o melhor desempenho do mercado de trabalho no Brasil para o trimestre desde 2014. E ainda marcou um novo recorde da série histórica, iniciada em 2012: a população ocupada no País bateu o número de 101,8 milhões de pessoas. Só em 2024, são 2,9 milhões a mais de pessoas empregadas até a metade do ano.

Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, esse resultado é consequência da melhoria geral no mercado de trabalho nos últimos trimestres, puxada pela evolução das atividades econômicas.

Outro dado positivo diz respeito ao rendimento dos trabalhadores. O rendimento real dos brasileiros ocupados no trimestre encerrado em junho chegou a R$ 3.214, com alta de 5,8% em relação ao mesmo intervalo de 2023. O crescimento foi acima da inflação nos 12 meses até junho de 2024, quando ficou em 4,23%.

Leia também: Turismo puxa o crescimento dos serviços em Santa Catarina

O Brasil ampliou o número de contratações em relação a 2023. (Foto via Freepik)

O saldo de empregos no primeiro semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, o Brasil acumulou um saldo de 1,3 milhão de novos postos de trabalho com carteira assinada. Apenas em junho, foram geradas mais de 201 mil vagas de emprego. Os dados estão no Painel de Informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Os serviços tiveram a maior contribuição para esse resultado positivo. O setor registrou um saldo de quase 717 mil novas oportunidades formais entre janeiro e junho. Ele foi seguido pela indústria, com 423 mil, somando tanto a indústria geral (242.314) quanto a construção (180.779).

Tanto no acumulado do ano quanto em junho, os resultados de 2024 foram melhores que os de 2023. Entre janeiro e junho do ano passado, o saldo ficou em 1,02 milhão de vagas. Em junho, havia sido de 157 mil.

Ou seja, houve um crescimento de 27% no saldo de empregos no Brasil neste primeiro semestre.

Leia também: Santa Catarina tem a 4ª maior geração de emprego no Brasil

A geração de empregos em Santa Catarina

No mesmo período, Santa Catarina acumulou um saldo de 95.398 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Como comparação, o Estado gerou 61.907 novos empregos no primeiro semestre de 2023 — um aumento de 54% neste ano.

A indústria foi o setor que gerou o maior saldo para Santa Catarina. Somando os resultados da indústria geral e da construção, foram 47 mil vagas, frente às 42,3 mil dos serviços.

O Observatório FIESC, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, ressalta que a indústria catarinense gerou o terceiro maior saldo de empregos formais no Brasil durante o primeiro semestre de 2024. Ela ficou atrás somente de São Paulo, com 127 mil, e de Minas Gerais, com 51,3 mil.

Joinville liderou a geração de empregos no Estado nesse período. Foram criadas 9.128 oportunidades no município, entre todos os setores. No segundo lugar veio Chapecó (7.534 vagas) e, logo depois, Chapecó (5.226 vagas).

Leia também: Veja a lista das 10 cidades mais seguras de Santa Catarina

A queda do desemprego no Brasil em 2024

Aqui está um resumo das principais questões relacionadas ao assunto.

Qual foi a taxa de desemprego no Brasil no primeiro semestre de 2024?

O IBGE, por meio da PNAD Contínua, informa que a taxa de desemprego no País recuou para 6,9% no trimestre terminado em junho de 2024. Esse é o melhor resultado para o período desde 2014.

Qual foi o saldo de empregos no mercado de trabalho brasileiro?

Ainda no primeiro semestre de 2024, o Brasil acumulou 1,3 milhão de novos postos formais. O número foi divulgado pelo Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

E como está a geração de empregos em Santa Catarina?

O Estado acompanha o mercado de trabalho aquecido no País e acumula um saldo positivo. Foram geradas mais de 95 mil novas vagas com carteira assinada entre janeiro e junho deste ano.

Aproveite as pesquisas e estudos do Negócios SC para ver mais indicadores do mercado catarinense.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui