3 destaques da economia catarinense em 2023

15/01/2024

Novidades no setor

3 destaques da economia catarinense em 2023

O ano de 2023 terminou com boas notícias para a economia do Brasil. Após dois anos, a inflação no País voltou a ficar dentro da meta, a 4,62%, de acordo com o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) foi outra grata surpresa em 2023. Os analistas de mercado, segundo o Relatório Focus, previam um crescimento de 0,78% no início do ano passado. Então, no último levantamento de dezembro, já estimavam uma alta de 2,92%.

Enquanto isso, a análise divulgada em 15 de janeiro deste ano eleva a projeção do PIB para 2024 e reduz a expectativa da inflação.

Mas como ficou a economia catarinense em 2023? Ainda à espera dos últimos dados do ano, podemos apontar ao menos três destaques da força econômica de Santa Catarina. Acompanhe!

Destaques da economia catarinense em 2023

1) Atividade econômica em alta

Entre janeiro e outro do ano passado, a atividade econômica do Estado cresceu 2,4% em comparação com o mesmo período de 2022. Esse é o resultado do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), do Banco Central.

O desempenho nesse indicador serve de referência para o crescimento do PIB estadual e coloca Santa Catarina em uma trajetória de alta próxima da média nacional.

O IBCR-SC leva em consideração dados da agropecuária, indústria, comércio, serviços, impostos e crédito bancário. Em especial, os serviços e a agricultura, com a produção de grãos na safra 2022-2023 e a pecuária como pontos altos, foram os setores que mais contribuíram para esse crescimento.

Além disso, 2024 deve ser mais um ano de crescimento para a economia catarinense, conforme indica Estela Benetti no NSC Total, a partir de diferentes perspectivas.

Leia também: Veja a lista das 10 cidades mais ricas de Santa Catarina

O setor de serviços contribuiu para elevar a atividade econômica de SC. (Foto via Freepik)

2) Comércio exterior impulsiona a economia catarinense

Diretamente ligado ao desempenho da agropecuária e, portanto, ao crescimento da atividade econômica em Santa Catarina, está o comércio exterior do Estado.

Em 2023, a economia catarinense bateu recorde na exportação de carnes, embarcando 1,85 milhão de toneladas. As receitas com essas vendas superaram os 4 bilhões de dólares no ano, segundo os números divulgados pelo Ministério da Economia.

Santa Catarina revela-se gigante nesse quesito, respondendo por mais de um quarto (21%) das carnes exportadas pelo Brasil. A carne de frango (1,10 milhão de toneladas) e a suína (658,2 mil toneladas) foram as principais comercializadas para o exterior. Esse, inclusive, foi o melhor resultado histórico da exportação de carne suína pelo Estado.

Ainda em relação ao comércio exterior, os portos catarinenses devem superar a marca de 61,6 milhões de toneladas movimentadas em 2023. Portanto, mais um número positivo para a economia de Santa Catarina, já que isso representa um aumento de 11,47% frente à movimentação de 2022. Os dados foram reunidos pela Gerência de Portos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF).

O resultado merece ser comemorado não somente pelo crescimento, mas por todas as dificuldades que os terminais enfrentaram em 2023. O Porto de Itajaí, por exemplo, ficou parado, enquanto os portos de São Francisco do Sul e Imbituba não puderam embarcar grãos em todo o período chuvoso. Ainda assim, São Francisco do Sul teve a maior movimentação de carga de sua história, com 16,9 milhões de toneladas no ano.

Leia também: O cenário mundial e as exportações de Santa Catarina em 2023

3) Consumo da população catarinense

A intenção de consumo em Santa Catarina manteve um ritmo de crescimento em 2023. Isso é o que revelam os dados da Fecomércio SC, que indicam uma alta por 20 meses consecutivos da ICF — Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses — até novembro do ano passado.

O reflexo disso pode ser visto no mercado ou, melhor, nos supermercados. De acordo com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), o Índice de Consumo das Famílias teve um aumento acumulado de 6,46% entre janeiro e novembro de 2023 ante o mesmo intervalo de 2022.

Já na Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE, o comércio varejista catarinense acumulou uma alta de 2,7% ao ano, até outubro, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O desempenho é superior à média brasileira, de 1,6%.

Nos próximos dias, o IBGE lançará os dados de novembro de 2023, com expectativa de novos avanços tanto em relação a outubro quanto em relação a 2022. Desse modo, os resultados do comércio de Santa Catarina devem ser ainda mais expressivos.

Quer ficar por dentro dos principais indicadores da economia catarinense e de outras notícias relevantes sobre o mercado estadual? Então siga as novidades do Negócios SC e aproveite as oportunidades para ter sucesso em Santa Catarina.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui