Santa Catarina é um dos estados que mais crescem no Brasil, tanto na economia quanto em número de habitantes, segundo o IBGE. Quando olhamos para os dados do cenário catarinense fica fácil entender o porquê disso. Aqui, selecionamos cinco destaques para ter orgulho da nossa terra e da nossa gente.
Dados de Santa Catarina que você precisa saber:
- a prévia do PIB indica um crescimento de 3% no Estado;
- a taxa de desemprego ficou em 3,8%, a terceira menor do País;
- SC tem o maior percentual de trabalhadores com carteira assinada;
- a melhor distribuição de renda no Brasil está aqui.
Veja esses e outros números impressionantes da economia catarinense a seguir.
1) PIB de Santa Catarina cresce acima da média nacional
O primeiro trimestre de 2024 trouxe uma nova alta para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam um crescimento de 0,8% em relação ao trimestre anterior e de 2,5% na comparação com o mesmo período de 2023. Com isso, o País se encaminha para subir à posição de oitava economia do mundo.
Já o Banco Central divulgou a prévia do PIB de Santa Catarina. A estimativa é de um aumento de 0,6% no primeiro trimestre deste ano e de 3% frente ao mesmo intervalo de 2023.
O último resultado do PIB anual do Estado é de 2021, quando cresceu 6,8%. Naquele ano, o Brasil teve alta de 4,6%.
Leia também: Varejo catarinense teve alta de 4,6% no 1º trimestre de 2024

O varejo impulsionou a alta do PIB no primeiro trimestre. (Foto via Freepik)
2) Estado tem uma das maiores taxas de emprego do Brasil
Uma economia forte é responsável por gerar empregos. Como prova disso, Santa Catarina registrou a terceira menor taxa de desemprego do Brasil no primeiro trimestre de 2024. Enquanto a média nacional ficou em 7,9% no período, o Estado teve um resultado de 3,8%, atrás apenas de Rondônia e Mato Grosso, ambos com 3,7%. Os dados são do IBGE.
De acordo com o Novo Caged, o Estado acumula um saldo de quase 80 mil novos postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro e abril de 2024.
Santa Catarina ainda se destaca pelo maior percentual de trabalhadores com carteira assinada no País (87,2%) e por ter o segundo nível de ocupação mais elevado (65,2%).
Leia também: Onde estão as oportunidades de trabalho em Santa Catarina?
3) Renda é outra força econômica de Santa Catarina
O cenário de pleno emprego remete à renda dos catarinenses. O rendimento nominal mensal domiciliar per capita em 2023 foi de R$ 2.269 em Santa Catarina, o quinto maior do País. Enquanto isso, a média brasileira ficou em R$ 1.893, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
Vale ressaltar que Santa Catarina tem a menor desigualdade de renda entre os estados brasileiros. Isso é o que indica o Coeficiente de Gini. O indicador é melhor que o PIB per capita para calcular a distribuição de renda entre a população.
Leia também: Veja a lista das 10 cidades mais ricas de Santa Catarina
4) O mercado catarinense é um dos mais competitivos do País
Mais um destaque da força econômica de Santa Catarina. Desta vez, no Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo Centro de Liderança Pública.
No levantamento mais recente, Santa Catarina aparece em segundo lugar geral, atrás de São Paulo. A competitividade catarinense baseia-se, principalmente, nos pilares de segurança pública, sustentabilidade social e capital humano. O Estado chegou às primeiras posições nessas três categorias.
Para completar, o mercado catarinense ainda desponta com os terceiros lugares em eficiência da máquina pública, infraestrutura e inovação.
Leia também: Florianópolis torna-se a cidade mais competitiva do Brasil
5) Novas empresas surgem todos os dias em Santa Catarina
Mesmo diante do fato de Santa Catarina ter uma das menores taxas de desemprego do Brasil, há um número cada vez maior de empreendedores no Estado.
Apenas nos quatro primeiros meses de 2024, a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina registrou um saldo de 39.822 novas empresas. Ou seja, a média é de 331 novos empreendimentos por dia neste ano. Isso após a criação de 116 mil empresas em 2023.
Isso quer dizer que o cenário é tão positivo que os catarinenses podem sonhar com mais e investir nos próprios negócios.
Leia também: Censo 2022: veja 5 curiosidades sobre a população de SC
Resumo do poder econômico de Santa Catarina
Separamos aqui os principais dados para você levar desta leitura.
Como está a economia de Santa Catarina em relação ao Brasil?
O Estado tem crescido acima da média nacional. De acordo com a prévia do Banco Central, o crescimento foi de 3% entre o primeiro trimestre de 2024 e o mesmo período de 2023. Como comparação, o Brasil cresceu 2,5% nesse intervalo, segundo o IBGE.
Como a força econômica do Estado reflete na vida dos catarinenses?
Uma economia forte gera mais oportunidades de emprego e maior renda para os trabalhadores. Isso se reflete no baixo desemprego e na elevada renda dos catarinenses, em comparação com a média brasileira.
Como seu negócio pode vender mais em Santa Catarina?
O mercado catarinense é bastante competitivo. Mas, para destacar sua marca de verdade, conte com o maior ecossistema de comunicação em Santa Catarina. Descubra agora as soluções da NSC para impulsionar suas vendas.