Catarinenses devem gastar mais no Dia dos Pais 2023

31/07/2023

Novidades no setor

Catarinenses devem gastar mais no Dia dos Pais 2023

Uma nova pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) trouxe boas notícias para os comerciantes no Estado, que se preparam para a reta final das vendas do Dia dos Pais em 2023.

A comemoração deste ano será no dia 13 de agosto. Então, como oito em cada dez interessados deixarão para fazer as compras na própria semana do Dia dos Pais, ainda há tempo para muita movimentação no varejo de Santa Catarina.

As novidades sobre a data saem em paralelo a outro dado positivo para o setor: a Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF) cresceu novamente em julho, com alta de 2,4% em relação ao mês anterior.

Com isso em mente, trazemos a seguir mais dados sobre a intenção de compra do consumidor, o que ele procura para a data e qual é o diferencial das vendas mais desejado pelo público. Acompanhe!

A intenção de gasto no Dia dos Pais 2023

Duas pesquisas de âmbito nacional já demonstraram que os brasileiros têm um alto interesse em presentear neste Dia dos Pais.

Por exemplo, a Opinion Box, em parceria com a Wake, indicou que 64% dos entrevistados pretendem comprar na data. Já uma pesquisa proprietária da Globo coloca esse percentual na casa dos 50%.

Mais positivo ainda é o fato de que, em Santa Catarina, os consumidores pretendem gastar mais com a compra do presente.

De acordo com as informações da Fecomércio SC, os catarinenses têm uma intenção de gasto médio de R$ 194,77 no Dia dos Pais 2023. Isso representa um crescimento nominal de 6% frente ao valor de R$ 183,66 registrado no ano anterior.

Esse é, também, o maior patamar de gasto no Dia dos Pais desde o início da pandemia de Covid-19.

Entretanto, como já havíamos pontuado no Dia das Mães, Chapecó e Joinville são duas cidades opostas no consumo esperado com presentes. Enquanto o polo do Oeste catarinense deve ter o maior ticket médio das vendas, a cidade mais populosa do Estado está na outra ponta.

A intenção de gasto por cidades de SC:

Agora no Dia dos Pais 2023, 46,1% dos consumidores catarinenses consideram que a situação financeira pessoal melhorou em relação ao ano passado. Isso contribui para o aumento da intenção de gasto, ao lado do cenário mais favorável na economia.

No entanto, como veremos adiante, o preço dos produtos é um diferencial ainda mais requisitado nas compras deste ano.

Leia também: Dados importantes para as vendas no Dia dos Pais 2023

Público ainda irá às compras para o Dia dos Pais 2023, em 13 de agosto. (Foto via Freepik).

A compra do presente de Dia dos Pais

A maior parte dos catarinenses deixou para comprar o presente de Dia dos Pais em agosto. Conforme aponta a Fecomércio SC:

Então, o início de mês promete ser movimentado no comércio de Santa Catarina, especialmente porque o consumidor prefere as lojas de rua tanto para a pesquisa de preço quanto para a compra.

Por sinal, no Dia dos Pais 2023, 86% do público no Estado deve fazer algum tipo de pesquisa de preço. Em relação ao ano passado, houve um salto de 18,7 pontos percentuais nessa intenção.

Onde pretende fazer a pesquisa de preço?

O preço, de fato, é o maior diferencial na compra do presente deste ano. Tanto que preços e promoções são as ações comerciais mais valorizadas por 55,1% dos consumidores.

Onde pretende comprar o presente de Dia dos Pais?

Para completar, assim como apontam as pesquisas da Opinion Box e da Globo, itens de vestuário são os mais procurados para presentear na data. Aqui em Santa Catarina, em seguida aparecem calçados e perfumes, completando o pódio.

Além disso, 21,9% do público catarinense têm a intenção de levar os familiares a um restaurante para o almoço ou jantar de Dia dos Pais. O índice impressiona, considerando que em 2022 esse percentual era apenas de 7,2%.

Leia também: A economia brasileira no 2º semestre e a Black Friday 2023

Mais dados para impulsionar as vendas no Dia dos Pais

Ter informação de qualidade é essencial para o comércio preparar-se para as datas mais importantes do ano. Então, aproveite para ver mais dados sobre o Dia dos Pais 2023 em um estudo da Globo para baixar aqui no portal.

Mais ainda, se quiser saber como impulsionar suas vendas nas datas comemorativas, faça uma simulação de campanha com a NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui