Catarinenses pretendem gastar mais na Black Friday 2023

13/11/2023

Novidades no setor

Catarinenses pretendem gastar mais na Black Friday 2023

Nestas semanas que antecedem a Black Friday 2023, marcada para o dia 24 de novembro, as pesquisas de mercado têm sido bastante favoráveis para o varejo brasileiro.

Durante esse período, uma pesquisa do Reclame AQUI apontou que 55% dos lojistas acreditam que a Black Friday de 2023 será melhor para as vendas que a do ano passado. Já a MField trouxe a informação de que 75,6% dos consumidores pretendem comprar no evento deste ano. Esse é o mesmo percentual do relatório do Opinion Box, feito em parceria com a Wake, sobre a intenção de compra até 24 de novembro.

Mas e como está a expectativa para as vendas em Santa Catarina? A Fecomércio SC entrevistou 2.100 pessoas nos municípios de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para responder a essa questão. Veja os destaques a seguir!

Varejo catarinense espera ticket médio maior na Black Friday 2023

Neste ano, os consumidores em Santa Catarina pretendem gastar R$ 1.288,81, em média, na Black Friday. Esse valor é 27,8% maior que o declarado em 2022, ou 21,5% superior se considerarmos a inflação acumulada no período.

Os joinvilenses têm os maiores planos entre os municípios analisados pela Fecomércio SC na pesquisa “Intenção de Compras da Black Friday 2023”. Enquanto isso, os lageanos estão mais cautelosos, com um orçamento previsto menor.

Intenção de gastos na Black Friday por cidade:

Desses valores, 45,7% dos catarinenses entrevistados desejam adquirir novos produtos para a casa e para a família. Aí entram móveis, eletrodomésticos, televisores e até mesmo alimentos e bebidas. Outros 30,4% querem aproveitar a Black Friday 2023 para comprar itens para si, como smartphones, roupas e acessórios.

Também é notável o papel da Black Friday ao adiantar as compras de Natal. Na pesquisa, 16,2% dos consumidores aproveitarão as promoções com essa finalidade.

Além disso, 7,2% relataram outros motivos e 0,5% não responderam ou não souberam informar.

Já se formos analisar os produtos específicos que estão no topo da busca, é o segmento de vestuário que sai ganhando. Entretanto, o varejo de móveis e eletrodomésticos deve ter, igualmente, um impulso extra nas vendas deste fim de ano.

Veja os produtos mais desejados pelos catarinenses na Black Friday 2023:

  1. Itens de vestuário: 22,7%
  2. Móveis, eletrodomésticos e decoração: 22,1%
  3. Eletrônicos: 16%
  4. Calçados: 12,8%
  5. Perfumaria e cosméticos: 6,9%

Outros itens, de brinquedos à informática, ainda aparecem em seguida.

Leia também: Novos dados sobre o varejo de móveis e eletrodomésticos

A maioria do público brasileiro irá às compras na Black Friday 2023. (Foto via Freepik)

As estratégias do consumidor para aproveitar a Black Friday

Quase metade do público (45%) considera que a situação financeira está melhor em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto outros 37% acreditam estar igual.

Apesar dessa melhora para muitos, um grande número de catarinenses continua com dívidas para saldar. A própria Fecomércio SC indica que 77,6% das famílias no Estado encontram-se endividadas.

Isso tem dois impactos principais no planejamento do consumidor catarinense para a Black Friday 2023. O primeiro deles diz respeito à pesquisa de preços: 88,1% estão fazendo isso neste ano. E, quanto maior a intenção de gasto, mais atento está o público à veracidade das ofertas. Cerca de 45% dos entrevistados não só comparam preços entre marcas, como investigam se os produtos desejados estão realmente em promoção.

O segundo efeito é no parcelamento das compras, até mesmo pelo alto valor que deve ser gasto nesta Black Friday. Quatro em cada dez consumidores recorrerão a algum tipo de crédito para a compra, como o do cartão, carnê, cheque etc.

Mas, além de todo esse planejamento, ainda há espaço para surpreender o consumidor. De acordo com a Fecomércio SC, 28,7% dos entrevistados na pesquisa “Intenção de Compras da Black Friday 2023” estão buscando ofertas interessantes de forma casual, fora dos itens planejados.

Leia também: Descubra 4 tendências do Google para a Black Friday 2023

Varejo de rua é o preferido pelo público em Santa Catarina

Outro destaque da pesquisa é que os catarinenses preferem o varejo físico mesmo quando se trata da Black Friday.

Em 2023, 47,3% deles esperam comprar em lojas no comércio de rua. O e-commerce aparece em seguida, com 34,2% da preferência do público no Estado. As lojas de shopping, com 16,3%. Por fim, as outras respostas somam 2,2%.

Vale ressaltar que essa procura pelas lojas físicas deve ser intensa especialmente nas categorias de produtos que ficam para a última hora. Entre eles, temos as compras de supermercado, como alimentos e bebidas.

Descubra agora como divulgar suas ofertas nas principais datas comerciais do ano usando o Simulador de Campanha da NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui