Descubra o que impulsiona a cidade de Jaraguá do Sul

24/07/2023

Novidades no setor

Descubra o que impulsiona a cidade de Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul tem uma população de 182.660 habitantes, segundo o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo IBGE. Isso representa um crescimento populacional de 27,62% na comparação com 2010.

Assim, a cidade na região Norte de Santa Catarina possui a 9ª maior população entre os municípios catarinenses e a 29ª entre os estados do Sul do Brasil.

Agora no dia 25 de julho de 2023, Jaraguá do Sul celebrará o aniversário de 147 anos de sua fundação. Com uma programação diversificada para todos os gostos, as festividades ainda se estenderão até o fim do mês.

Mas o que impulsiona o crescimento da cidade de Jaraguá do Sul? A seguir, destacamos alguns fatores que fazem desse um ótimo lugar para viver e empreender. Acompanhe!

Qualidade de vida em Jaraguá do Sul

Desenvolvimento humano, renda e trabalho formam um cenário muito positivo para o crescimento de uma cidade. Esse é o caso de Jaraguá do Sul, cujos indicadores sociais e econômicos são destaque em Santa Catarina.

Segundo o último dado do IBGE, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município é de 0,803, o 8º melhor do Estado e o 34º melhor do Brasil. Acima de 0,800, o IDH já é considerado muito alto.

Jaraguá do Sul aparece também como a 4ª cidade catarinense com maior renda média, com o valor de R$ 2.392,79. Esse dado faz parte do estudo “Mapa da Riqueza no Brasil”, da FGV Social.

Sem dúvida, o trabalho tem um importante papel na renda dos jaguarenses. E, novamente, a cidade está entre as dez melhores de Santa Catarina nesse quesito.

De janeiro a maio de 2023, Jaraguá do Sul registrou um saldo positivo de 1.747 novos empregos com carteira assinada, conforme aponta o Painel de Informações do Novo Caged. Isso a coloca na 6ª posição estadual no período.

Para completar, é considerada a cidade mais segura de Santa Catarina e a 4ª mais segura do Brasil, com base nos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Somando tudo isso, Jaraguá do Sul é uma das melhores cidades catarinenses para se viver. Mais ainda, como ressalta o ranking “Melhores Cidades do Brasil 2022”, o município é o segundo melhor do Brasil no geral e o melhor na categoria de médio porte.

Leia também: Santa Catarina tem as 3 melhores cidades do Brasil

Vista da Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul. (Foto de Maykon Lammerhirt/ Banco de dados AN).

Um excelente ambiente de negócios no Norte de Santa Catarina

Jaraguá do Sul é reconhecida como uma das cidades mais competitivas do Brasil. Essa informação está no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022, apresentado pelo Centro de Liderança Pública.

O Ranking leva em consideração três verticais: sociedade, economia e instituições. Então, na somatória desses fatores, Jaraguá do Sul aparece como:

Isso se reflete no número de empresas em Jaraguá do Sul. O município tem, em julho de 2023, 31.410 empreendimentos ativos, de acordo com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). Só no primeiro semestre de 2023, houve um saldo positivo de 1.664 novas empresas.

Também vale destacar que Jaraguá do Sul é sede de algumas das maiores indústrias do Brasil. WEG, Marisol, Malwee, Duas Rodas e Urbano são alguns exemplos disso. Inclusive, a WEG está entre as dez empresas com maior valor de mercado no País, conforme a listagem na B3, a bolsa brasileira de valores.

Leia também: Economia catarinense tem crescimento de 5% em 2023

A força da economia de Jaraguá do Sul

A economia de Jaraguá do Sul tem uma forte vocação industrial, em especial nos segmentos metal-mecânico e de confecções, recebendo até o título de “Capital Nacional da Malha”.

Mais de um terço do PIB de Jaraguá do Sul em 2020 (36,6%) foi gerado pela indústria. Como comparação, o índice geral de Santa Catarina ficou em 22,4%.

Somando todos os setores, o produto interno bruto municipal é de R$ 9,98 bilhões, o 7º do Estado. Esses são os dados mais recentes do IBGE, divulgados em 2022.

Entretanto, se considerarmos o Índice de Participação dos Municípios (IPM), a Secretaria da Fazenda aponta que a cidade do Norte catarinense tem a 5ª maior participação no movimento econômico de Santa Catarina.

Peso dos setores na economia de Jaraguá do Sul em 2020:

Jaraguá do Sul ainda desempenha um papel fundamental nas exportações de Santa Catarina, como o 4º município com maior valor exportado no Estado. No acumulado de 12 meses até junho de 2023, as vendas jaraguaenses para o exterior chegaram à marca de 962,3 milhões de dólares, segundo o painel do Comex Stat.

Já no primeiro semestre de 2023, as exportações foram de 416,6 milhões de dólares.

Se você deseja vender mais na região de Jaraguá do Sul, descubra com o Simulador de Campanha como a NSC ajuda a aumentar sua visibilidade e atrair consumidores.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui