Florianópolis sobe em ranking de competitividade no Brasil

23/09/2022

Novidades no setor

Florianópolis sobe em ranking de competitividade no Brasil

Santa Catarina tem a capital mais competitiva do Brasil. Na terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, apresentado pelo Centro de Liderança Pública, Florianópolis assumiu o segundo lugar geral, atrás apenas de Barueri (SP), e assim ficou em primeiro entre as capitais brasileiras.

Enquanto a cidade paulista teve uma pontuação de 68,79, em uma escala de 0 a 100, Florianópolis ficou com 67,62. São Caetano do Sul (SP) completa o pódio de competitividade no Brasil entre os municípios, com nota 65,16.

Outras cidades catarinenses ainda tiveram uma boa avaliação geral ou foram destaques em critérios específicos. Acompanhe os dados a seguir e fique por dentro da análise.

Como é feito o ranking de competitividade no Brasil?

Em 2022, o Ranking de Competitividade dos Municípios avaliou mais uma vez os municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. Neste ano, entraram na análise 415 localidades, de acordo com a estimativa populacional do IBGE para o ano de 2021.

O objetivo do ranking é apoiar líderes públicos no processo de tomada de decisões e elaboração de políticas, mas a lista também serve de parâmetro para empresas e pessoas escolherem os melhores lugares do Brasil para trabalhar, empreender, investir e viver.

Para isso, a avaliação desdobrou-se em três dimensões, 13 pilares temáticos e 65 indicadores particulares de desempenho. A dimensão social é a que tem maior peso na nota final, assim como é a que envolve o maior número de fatores analisados.

As três dimensões avaliadas no ranking de competitividade no Brasil são:

Florianópolis cresceu em cada uma dessas dimensões, o que contribuiu para alcançar o segundo lugar geral em competitividade dos municípios.

Leia também: Black Friday 2022: veja dicas para ter sucesso nas vendas

Inovação e dinamismo econômico impulsionam a competitividade de Florianópolis. (Foto via Freepik)

O segredo da competitividade de Florianópolis

É principalmente pelo resultado na economia que Florianópolis chega ao posto de capital de maior competitividade no Brasil. A cidade subiu uma posição nessa dimensão e agora é líder entre os municípios brasileiros.

Florianópolis tem a melhor avaliação em capital humano no País, o quarto lugar em inserção econômica, o quarto lugar em inovação e dinamismo econômico, mas apenas o 42º em telecomunicações, perdendo 15 posições nesse indicador.

Na dimensão social, que tem o maior peso na avaliação, a capital catarinense subiu 44 posições, ficando agora com um 72º lugar. Acesso à saúde e saneamento foram dois itens que avançaram em relação ao ranking anterior, mas educação, segurança e meio ambiente são questões que apresentaram retrocessos e merecem atenção. Enquanto isso, em relação às instituições, a cidade subiu para o 35º lugar, após avançar 29 postos.

Portanto, o grande motor da competitividade de Florianópolis é sua economia, em especial o quesito inovação e dinamismo econômico, que é individualmente o pilar com maior participação no posicionamento do ranking dos municípios (16,1%).

Leia também: Qual é o caminho para construir uma marca Top of Mind?

Mais cidades catarinenses são destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022

Entre os estados da região Sul, os municípios catarinenses ocupam uma posição privilegiada no ranking. São seis de Santa Catarina entre os dez mais bem avaliados.

Cidades catarinenses mais competitivas no Sul do Brasil:

Blumenau ainda aparece no décimo lugar geral do Brasil. Assim como Florianópolis, a cidade do Vale do Itajaí cresceu em todas as dimensões do Ranking de Competitividade dos Municípios 2022.

Crescimento da competitividade em Blumenau:

Outro destaque é Balneário Camboriú. O município agora ocupa o topo na dimensão de instituições, aparecendo na 83ª posição em economia (+15) e permanecendo estável no 49º lugar em sociedade.

Enquanto isso, Jaraguá do Sul, apesar de ter perdido dez posições no ranking geral da competitividade no Brasil, continuou no top 10 da dimensão social, em 8º lugar.

Para completar, Criciúma deu boas mostras de desenvolvimento em relação à última avaliação. O município subiu quatro degraus no ranking geral, chegando ao 23º, depois de avançar nas três dimensões do Ranking de Competitividade dos Municípios 2022.

Visite agora a aba Conheça SC e veja mais notícias sobre o desempenho das cidades catarinenses e da economia de Santa Catarina como um todo.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui