Florianópolis torna-se a cidade mais competitiva do Brasil

04/09/2023

Novidades no setor

Florianópolis torna-se a cidade mais competitiva do Brasil

A competitividade é um conceito geralmente associado ao mundo dos negócios. Nesse contexto, empresas de um mesmo segmento buscam diferenciais para atrair a atenção do público e conquistar clientes que iriam para a concorrência.

Mas a esfera pública também pode ser analisada sob essa óptica. Estados e municípios estão o tempo todo competindo pela atração de investimentos, empresas, trabalhadores e estudantes que contribuam com o desenvolvimento local.

Isso é o que mostra o Ranking de Competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública. De acordo com o CLP, a competitividade na gestão pública refere-se à “capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público, em seus territórios de responsabilidade, na promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável”.

Agora em 2023, a entidade elencou novamente os estados e os municípios mais competitivos do Brasil. Enquanto Santa Catarina manteve-se em segundo lugar no ranking estadual, Florianópolis subiu ao topo do municipal. Veja os destaques dessa escolha!

Santa Catarina é o 2º estado mais competitivo do País

No Ranking de Competitividade dos Estados, o Centro de Liderança Pública analisou dez pilares:

Cada um desses pilares, por sua vez, é subdividido em vários indicadores, que compõem a nota final de 0 a 100.

Com a exceção de solidez fiscal, Santa Catarina ficou entre os cinco primeiros lugares em cada um dos pilares. Inclusive, tem o melhor desempenho em sustentabilidade social, segurança pública e capital humano.

Somando tudo isso, o Estado repete o feito de 2022, quando também ficou em segundo lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, novamente atrás de São Paulo.

A maior evolução entre um ano e outro foi no quesito referente ao capital humano, em que subiu 23 posições. Nesse pilar estão incluídos o custo de mão de obra, a produtividade do trabalho, a qualificação dos trabalhadores, a formalidade do mercado de trabalho, a inserção econômica, entre outros indicadores.

Por outro lado, Santa Catarina ainda precisa evoluir bastante em alguns índices pontuais. Em acesso ao saneamento básico (água), por exemplo, o Estado ocupa o 15º lugar. Em equilíbrio racial, trabalho escravo e mortalidade no trânsito, igualmente aparece na 15ª posição. No tratamento de esgoto é apenas o 16º melhor estado; nos serviços urbanos, é o 17º.

Mas, em geral, Santa Catarina mostra-se um estado bastante equilibrado entre todos os pilares de avaliação. É bastante seguro para a população, tem mão de obra qualificada para as empresas, oferece um ambiente propício para o empreendedorismo e a inovação e apresenta muito potencial de renda.

Leia também: Santa Catarina cresce no Índice de Cidades Empreendedoras

Capital humano é destaque de Santa Catarina e Florianópolis. (Foto via Freepik)

Florianópolis em 1º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios

Já no Ranking de Competitividade dos Municípios, a maior novidade para os catarinenses é o fato de Florianópolis ter subido ao primeiro lugar. Isso a posiciona como a cidade mais competitiva do Brasil, dentro dos parâmetros do CLP.

Na lista, foram considerados os municípios com mais de 80 mil habitantes, segundo a prévia do Censo Demográfico 2022, do IBGE. Eles então foram avaliados de acordo com 3 dimensões, 13 pilares temáticos e 65 indicadores ao todo.

Composição do Ranking de Competitividade dos Municípios:

Instituições

Sociedade

Economia

Em 2022, Florianópolis aparecia em segundo lugar, atrás de Barueri (SP). Entretanto, no ranking de 2022, a capital catarinense pulou para a primeira posição.

A maior força da cidade está na dimensão da economia, em que aparece na primeira colocação. Em instituições, Florianópolis está no 39º lugar; em sociedade, no 42º. Os destaques individuais dos pilares temáticos ficam por conta do capital humano (1º), qualidade da saúde (1º) e inovação e dinamismo econômico (3º).

Leia também: Censo 2022: veja 5 curiosidades sobre a população de SC

As cidades mais competitivas de Santa Catarina

Ao todo, foram 410 municípios avaliados no levantamento do Centro de Liderança Pública em 2023. Desse total, Santa Catarina participou do Ranking de Competitividade dos Municípios com 17 localidades.

Além de ter a cidade mais competitiva do Brasil, o Estado contou com outros destaques na lista.

Cidades catarinenses mais competitivas no Brasil:

Essas outras cidades de Santa Catarina ainda aparecem bem posicionadas em dimensões e pilares individuais do ranking. Por exemplo, Balneário Camboriú está na 2ª colocação em instituições. Já Navegantes tem o 4º melhor funcionamento da máquina pública.

Os resultados refletem como o Estado vem se fortalecendo para atrair mais investimentos, negócios e pessoas. Veja outras notícias sobre o desenvolvimento catarinense em Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui