Intenção de consumo em Santa Catarina é a maior desde 2020

10/07/2023

Novidades no setor

Intenção de consumo em Santa Catarina é a maior desde 2020

Boas notícias para a economia de Santa Catarina e, em especial, para o comércio! De acordo com a Fecomércio SC, a Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF) superou o patamar de 100 pontos na avaliação de junho.

O índice abrange uma escala que vai de 0 a 200 pontos e é composto por sete fatores: emprego atual, perspectiva profissional, renda atual, acesso ao crédito, nível de consumo atual, perspectiva de consumo futuro e momento para duráveis. Na composição desse resultado, valores acima de 100 pontos estão na zona de otimismo.

A intenção de consumo em Santa Catarina não atingia esse nível desde 2020. A última vez que o consumidor catarinense esteve próximo desse patamar de otimismo foi em abril daquele ano, quando a ICF marcou 106,9 pontos.

Veja a seguir mais detalhes sobre a situação do consumo em Santa Catarina.

Evolução da Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses

Levou três anos para o consumidor catarinense recuperar o otimismo na intenção de consumo. Mas, finalmente, a ICF volta a ficar no azul.

Como antecipamos, essa foi a primeira vez desde abril de 2020 que a Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses registrou um resultado superior aos 100 pontos. Segundo a Fecomércio SC, o indicador ficou em 100,4 pontos no mês de junho de 2023.

Para recordarmos, logo no início da pandemia de Covid-19, a confiança do público sofreu um grande abalo e a ICF despencou rapidamente.

Intenção de consumo catarinense no início da pandemia:

A partir daí, Santa Catarina teve um longo período de pessimismo no consumo. O ponto mais baixo foi em novembro de 2021, quando o indicador marcou apenas 49,5 pontos.

No entanto, no decorrer de 2022 e agora em 2023, o consumidor foi recuperando a confiança graças aos menores índices da inflação e da maior geração de emprego.

Intenção de consumo em Santa Catarina ao longo de 2023:

Já são 15 meses consecutivos de crescimento da ICF, encerrando em junho um período contínuo de 37 meses na margem negativa da avaliação.

Leia também: Censo 2022: veja 5 curiosidades sobre a população de SC

Bons índices de emprego impulsionam a intenção de consumo em Santa Catarina. (Foto via Freepik)

Nível de consumo atual e emprego são destaques em Santa Catarina

Dos sete quesitos avaliados pela Fecomércio SC, três deles apresentaram crescimento em junho de 2023 frente ao mês anterior. Foram eles: emprego atual (+6,1%), perspectiva profissional (+1,9) e nível de consumo atual (+10,9%). Além disso, o indicador de renda atual manteve-se estável na passagem do mês.

Outros dados ajudam a explicar esse bom desempenho. Números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), por exemplo, mostram que Santa Catarina tem a menor taxa de informalidade de emprego no Brasil. Enquanto a média brasileira é de 39%, o índice catarinense marca 26,1%.

No acumulado de janeiro a abril de 2023, o Estado registrou 55.675 novas vagas formais de trabalho. Com isso, Santa Catarina continua também com uma das menores taxas de desemprego no País.

A baixa taxa de informalidade ainda tem dois significados importantes para a economia catarinense. Em primeiro lugar, isso quer dizer que os empregos gerados têm um nível de qualificação maior. E, como consequência disso, a renda gerada pelos trabalhadores aumenta.

Já em relação ao nível de consumo atual, podemos encontrar uma confirmação desse bom desempenho na Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE.

No primeiro quadrimestre de 2023, o comércio catarinense teve um crescimento acumulado de 4,2% em volume de vendas no varejo restrito, frente ao mesmo período do ano anterior. Como comparação, a média brasileira registrou alta de 1,9%.

Leia também: A economia do Brasil em 2023 e seus impactos no varejo

Intenção de Consumo das Famílias em nível nacional

Outro ponto que chama a atenção na Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses é o fato de que o resultado estadual está acima do nível brasileiro. Sobre junho de 2023, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que o indicador nacional ainda está em 97,3 pontos, apesar do crescimento de 2,6% em relação ao mês anterior.

Portanto, a ICF nacional manteve-se abaixo do patamar de otimismo, já alcançado por Santa Catarina.

Para José Roberto Tadros, presidente da CNC, o alto nível de endividamento dos brasileiros e a restrição do crédito afetam negativamente a compra de bens duráveis. Isso, por sua vez, restringe a intenção de consumo.

No entanto, o índice tem apresentado um crescimento constante em 2023. Em breve, o consumidor nacional também poderá ficar mais otimista, especialmente com o lançamento do Desenrola, programa de renegociação de dívidas desenvolvido pelo Governo Federal. A expectativa é de que ele seja lançado até setembro deste ano.

Ainda há a expectativa de que, já em agosto, o Banco Central reduza os juros.

Para saber como atrair o consumidor em Santa Catarina, aproveite as dicas do Simulador de Campanha para seu negócio.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui