Panorama da economia catarinense no fim de 2023

04/12/2023

Novidades no setor

Panorama da economia catarinense no fim de 2023

O Índice de Atividade Econômica de Santa Catarina aponta um crescimento acumulado da economia catarinense em 2023 acima de 2%, na comparação com o ano anterior.

Nesse indicador do Banco Central, que funciona como uma prévia do PIB, a diversidade econômica do Estado tem compensado a queda deste ou daquele setor durante o ano. E 2023 foi repleto de altos e baixos para os serviços, o comércio, a indústria e a agricultura.

Mas, no geral, a economia catarinense caminha para fechar o ano em alta. A exceção fica por conta da agricultura, devido ao prejuízo de R$ 3 bilhões em decorrência das fortes chuvas que afetaram o Estado neste último trimestre.

Quanto aos demais setores, vamos analisar como eles chegam ao final de 2023 e quais são as expectativas de crescimento para cada um. Veja os dados a seguir para saber mais!

Indústria volta a mover a economia catarinense à frente

Em 2021, a indústria foi especialmente importante para colocar a economia de Santa Catarina como a sexta maior entre os estados brasileiros. De acordo com o IBGE, na divulgação mais recente da entidade, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual daquele ano ficou em R$ 428,5 bilhões.

Entretanto, em 2023, os resultados da indústria catarinense estão longe do ideal. No acumulado até setembro, a produção industrial registrou queda de 2,6% frente ao mesmo período de 2022.

A boa notícia é que o setor apresentou uma recuperação gradual no terceiro trimestre deste ano, com crescimento de 1,8% frente ao mesmo intervalo do ano anterior. Enquanto isso, a indústria brasileira como um todo permaneceu estável.

Leia também: Saiba como a indústria impulsiona o PIB de Santa Catarina

A indústria de Santa Catarina iniciou a trajetória de recuperação em 2023. (Foto via Freepik)

Turismo impulsiona o setor de serviços no fim de 2023

O litoral catarinense é um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e internacionais que visitam o Brasil na temporada de verão. De acordo com a plataforma de viagens Booking, Santa Catarina fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro nos planos de viagem no País entre novembro de 2023 e janeiro de 2024. 

A temporada de cruzeiros já começou e, até março do ano que vem, milhares de visitantes passarão pelos portos de Itajaí, Balneário Camboriú e Porto Belo. Já as companhias aéreas adicionaram quase 500 rotas entre Santa Catarina e outros estados e países para atender à demanda do turismo de verão.

Ao todo, a Secretaria de Turismo do Estado estima que 880 mil turistas chegarão a Santa Catarina durante a temporada de verão 2023/2024. Só o número de visitantes internacionais deve aumentar 146% em relação ao último ano.

Esse movimento deve aquecer o setor de serviços, que registrou quedas consecutivas ao longo do terceiro trimestre de 2023. Mesmo assim, conforme os dados do IBGE, o Estado apresentou uma alta acumulada de 9,2% até setembro em volume de serviços, na comparação com o mesmo período de 2022.

Leia também: Temporada de cruzeiros traz milhões de reais a SC

Perspectivas de venda para o comércio no final de ano

O varejo de Santa Catarina teve um crescimento mais discreto em 2023, mas ainda acima da média brasileira. Enquanto o volume de vendas cresceu 2,9% no Estado, no acumulado até setembro, o Brasil registrou alta de 1,8%. Isso é o que revela a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE.

Por outro lado, o melhor está por vir. As vendas de Black Friday e Natal devem ter um impacto muito positivo nos resultados do comércio catarinense em 2023.

O Sindilojas da Grande Florianópolis e Região e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimam, por exemplo, um crescimento de 5,6% nas vendas de Natal neste ano. Desde 2013 não há uma expectativa tão elevada para a data.

Essa estimativa é baseada na crescente Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF). De acordo com a Fecomércio SC, o indicador subiu pelo vigésimo mês consecutivo em novembro.

Leia também: Natal 2023 deve ter o maior aumento das vendas desde 2013

Mercado de trabalho e vagas de emprego temporário

Apenas em outubro, Santa Catarina abriu 12 mil vagas de emprego com carteira assinada, como indicam os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Esse já é um dos efeitos da temporada de fim de ano. A CNC estima que o Estado gerará 16,5 mil postos temporários nesta época.

Entre janeiro e outubro, Santa Catarina acumula um saldo de 94.427 novos empregos. Toda essa renda gerada impulsiona ainda mais os resultados do comércio, dos serviços e da indústria. Assim, a economia catarinense continua crescendo.

Aproveite para crescer junto e garanta os melhores resultados nas vendas deste fim de ano. Saiba como acelerar suas campanhas para chegar a um público muito maior por meio dos veículos da NSC. Faça agora uma simulação gratuita conosco!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui