Veja quanto os catarinenses vão gastar no Dia dos Namorados

05/06/2023

Novidades no setor

Veja quanto os catarinenses vão gastar no Dia dos Namorados

Para o Dia dos Namorados 2023, um total de 99,7 milhões de consumidores no Brasil devem ir às compras, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Isso representa 7,6 milhões de pessoas a mais que no ano passado.

Esses quase 100 milhões de brasileiros devem movimentar R$ 23,17 bilhões apenas no comércio. Mas o público em Santa Catarina ainda tem outros planos para o Dia dos Namorados deste ano, além dos presentes. Restaurantes e passeios românticos também estão na lista de interesses.

Falando no Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) acaba de divulgar a pesquisa anual de intenção de compra para o dia 12 de junho. Os dados fornecem uma perspectiva local a respeito dessa data tão importante para o varejo.

Acompanhe conosco os principais resultados da “Intenção de Compras Dia dos Namorados 2023”.

Catarinenses planejam gasto recorde com presente de Dia dos Namorados

A Fecomércio SC entrevistou 2.100 pessoas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages para saber a intenção de gasto dos catarinenses com presentes neste ano. O resultado surpreende, porque foi registrado agora em 2023 o maior valor desde o início da série histórica, em 2018.

Neste ano, os consumidores catarinenses pretendem gastar, em média, R$ 196,00 com o presente de Dia dos Namorados. Portanto, espera-se um crescimento do gasto médio em 36,3% na comparação com 2022, quando o valor ficou em R$ 143,77.

O indicador supera também a marca de 2018. Atualizado o valor pela inflação, naquele ano a intenção de compra dos catarinenses estava na casa dos R$ 188,70 para o Dia dos Namorados.

O vestuário é a categoria de presente mais procurada para o 12 de junho deste ano. Quase metade do público catarinense pretende dar algo do gênero nos próximos dias.

Top 3 presentes mais procurados em SC para o Dia dos Namorados:

Além disso, vale destacar que 48,7% dos respondentes da pesquisa disseram que pretendem almoçar ou jantar em um restaurante em comemoração ao dia.

Leia também: Dados trazem boa expectativa para o Dia dos Namorados 2023

Catarinenses devem gastar mais com presente de Dia dos Namorados. (Foto via Freepik)

Pesquisa de preço marca o Dia dos Namorados 2023

A pesquisa “Intenção de Compras Dia dos Namorados 2023” ainda trouxe outro bom sinal para as vendas deste ano. Desde 2020, aumentou consideravelmente o número de consumidores catarinenses que estão em uma situação financeira melhor em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2023, 42,6% melhoraram financeiramente, enquanto 37% encontram-se no mesmo patamar.

Ainda assim, o público em Santa Catarina deve realizar pesquisas de preço em um nível nunca antes visto. Nove em cada dez entrevistados pela Fecomércio SC declararam que vão pesquisar neste ano, outro recorde da série histórica.

Essa busca pelo melhor preço será dividida entre a internet e as lojas físicas. Enquanto 45,6% dos interessados pesquisarão pela internet, outros 42,9% devem fazê-lo indo ao comércio de rua ou a shopping centers.

Mas o ponto de venda físico continua sendo o local favorito para a realização da compra final. Cerca de metade dos consumidores veem as lojas de rua como o principal tipo de estabelecimento para adquirir o presente de Dia dos Namorados. Já 32,1% preferem as lojas de centros comerciais.

Leia também: Saiba como criar frases para atrair clientes e vender mais

Mídias que favorecem as vendas nas datas comemorativas

Ao longo do ano, o calendário comercial brasileiro oferece diversas oportunidades para as empresas alavancarem as vendas, especialmente no comércio. E você já sabe que, para atrair o público, é preciso ter uma boa divulgação do seu negócio.

Mas qual é a melhor maneira de anunciar para chamar a atenção para seu produto ou serviço? O relatório Digital 2023: Brazil, de We Are Social e Meltwater, oferece uma pista interessante sobre isso.

De acordo com os resultados, as duas principais fontes de descoberta de marcas, produtos e serviços pelo consumidor no Brasil são os anúncios em sites e na televisão. Por sinal, a NSC tem essas duas soluções para aumentar suas vendas no Dia dos Namorados ou em qualquer data comemorativa do ano.

O NSC Total, por exemplo, é o portal de notícias de Santa Catarina com maior número de usuários únicos, segundo dados do Google Analytics verificados pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Isso quer dizer que ele permite ter o maior alcance de público no Estado.

Já a NSC TV é líder de audiência na televisão catarinense, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Essa liderança é mantida 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Então, quando se trata de dar a maior visibilidade para seu produto ou serviço, a NSC é sua melhor aliada. Descubra como é fácil anunciar na televisão, em grandes portais na internet e outros meios de comunicação fazendo uma simulação gratuita de campanha.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui