Veja a lista das 10 cidades mais seguras de Santa Catarina

20/06/2024

Novidades no setor

Veja a lista das 10 cidades mais seguras de Santa Catarina

Uma série de indicadores econômicos e sociais apontam Santa Catarina como um dos melhores estados do Brasil para se viver. É, inclusive, o Estado mais seguro do País, de acordo com o Atlas da Violência 2024.

Os municípios catarinenses destacam-se com algumas das menores taxas de homicídios em nível nacional. Também é de Santa Catarina a cidade mais segura do Brasil.

Veja mais destaques da segurança em Santa Catarina:

Para completar, descubra a lista com as dez cidades mais seguras de Santa Catarina. A análise completa está logo a seguir.

Segurança em Santa Catarina é destaque nacional

Os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) presentes no Altas da Violência 2024 reforçam a posição do estado catarinense como o mais seguro do Brasil. Os resultados, que se referem a 2022, informam que Santa Catarina teve uma taxa de 9,7 homicídios estimados por 100 mil habitantes naquele ano. Enquanto isso, a média nacional ficou em 24,5.

Entre 2017 e 2022, o Estado registrou uma queda de 38,6% no número de homicídios estimados.

Esse ótimo resultado estadual começa nos municípios. Como prova disso, três cidades catarinenses estão entre as cinco mais seguras do Brasil. São elas: Jaraguá do Sul, Tubarão e Brusque. Outros cinco municípios — Criciúma, Lages, Blumenau, Florianópolis e Itajaí — estão entre os 50 melhores no ranking de segurança no País.

Vale ressaltar que a lista do Atlas da Violência 2024 considera apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes. Eles somavam 319 ao todo no País em 2022, segundo o Censo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Existe, ainda, uma diferença entre os conceitos de homicídios estimados e homicídios registrados. Nos registrados, Santa Catarina aparece na segunda colocação nacional, atrás de São Paulo. Mas o estado paulista tem uma grande defasagem entre os casos registrados e o total de mortes violentas.

Esse não é tanto o cenário catarinense. Foram 671 homicídios registrados no Estado em 2022, contra 722 estimados.

Leia também: 5 dados que mostram a força econômica de Santa Catarina

Atlas do Ipea aponta Florianópolis como a capital mais segura do País. (Foto via Freepik)

A capital mais segura do Brasil

O Atlas 2024 dos municípios permite uma leitura ainda mais aprofundada sobre a questão da segurança em Santa Catarina. Ele informa, por exemplo, que Florianópolis é a capital mais segura do País.

A cidade registrou uma taxa de 8,9 homicídios estimados a cada 100 mil habitantes em 2022. O número total foi de 48 casos naquele ano. Desde 2017, a capital catarinense teve uma queda de 17,24% nos homicídios.

Como comparação, as outras duas capitais da região Sul do Brasil apresentaram taxas muito mais altas. Curitiba teve 21 homicídios estimados por 100 mil habitantes; Porto Alegre, 29.

Inclusive, Florianópolis é a única capital estadual na lista de 50 cidades mais seguras do Brasil.

Outro ponto positivo da capital catarinense é que, ao lado de João Pessoa (PB), a cidade zerou a estatística de homicídios ocultos. Ou seja, o número de homicídios registrados reflete a totalidade dos crimes do tipo na localidade.

Leia também: Florianópolis é líder em estilo de vida saudável

As 10 cidades mais seguras de Santa Catarina

Como antecipamos, está em Santa Catarina a cidade mais segura do Brasil. É Jaraguá do Sul, que em 2022 registrou uma taxa de 2,2 homicídios estimados por 100 mil habitantes. Tubarão aparece na quarta posição (3,6), enquanto Brusque fecha o top cinco nacional (4,2).

Criciúma (na 16ª colocação), Lages (21ª), Blumenau (25ª), Florianópolis (42ª) e Itajaí (46ª) também aparecem entre as 50 cidades mais bem posicionadas no ranking de segurança do País.

Conheça as dez cidades mais seguras de Santa Catarina (segundo o número de homicídios estimados por 100 mil habitantes):

  1. Jaraguá do Sul: 2,2 
  2. Tubarão: 3,6
  3. Brusque: 4,2
  4. Criciúma: 6,1
  5. Lages: 6,7
  6. Blumenau: 6,9
  7. Florianópolis: 8,9
  8. Itajaí: 9,1
  9. São José: 9,6
  10. Camboriú: 9,7

A cidade mais populosa de Santa Catarina, Joinville, aparece logo em seguida. O índice joinvilense é de 9,7% homicídios estimados por 100 mil habitantes.

Leia também: Veja a lista das 10 cidades mais ricas de Santa Catarina

Sobre a segurança em Santa Catarina

Acompanhe as principais respostas sobre o assunto.

Qual é o estado mais seguro do Brasil?

Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil, de acordo com o Altas da Violência 2024, com uma taxa de 9,7 homicídios estimados por 100 mil habitantes no ano de 2022.

Qual é a capital mais segura do País?

Florianópolis aparece na primeira posição entre as capitais mais seguras do Brasil, tendo registrado 8,9 homicídios estimados a cada 100 mil habitantes em 2022.

E qual é a cidade mais segura do Brasil?

O título de cidade mais segura do Brasil em 2022 foi para Jaraguá do Sul, na região Norte de Santa Catarina, com apenas 2,2 homicídios estimados por 100 mil habitantes.

Descubra agora mais indicadores positivos do Estado em Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui