O mercado de pet shops é um dos segmentos do varejo que mais crescem no Brasil. Entre 2022 e 2023, por exemplo, o faturamento registrou alta de 14%, chegando aos R$ 68,7 bilhões. Para entender melhor o comportamento do consumidor nessa categoria, vale ver agora os dados que o Negócios SC traz de uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto QualiBest.
Destaques do mercado consumidor de pet shops no Brasil:
- 86% do público dá prioridade ou igual preferência às lojas físicas;
- as lojas de bairro são o principal canal de aquisição para 62% dos entrevistados;
- mas são os marketplaces que lideram a satisfação com a compra;
- as promoções geram a maior motivação para as compras por impulso.
Conheça os dados em detalhes abaixo e aproveite para ficar por dentro do assunto.
A jornada de compra omnichannel na categoria de pet shops
Quase um terço dos compradores no mercado de pet shops (32%) adquirem produtos na categoria ao menos uma vez por semana. Isso é o que mostra o estudo “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel — Pet Shops”, de SBVC e QualiBest. No geral, 85% desse público compra mensalmente.
Frequência de compras em pet shops no Brasil:
- Mais de uma vez por semana: 14%
- Uma vez por semana: 18%
- Duas vezes por mês: 27%
- Uma vez por mês: 26%
- Uma vez a cada dois meses: 8%
- Uma vez a cada três meses: 3%
- Uma vez a cada seis meses: 3%
Essa jornada de compra é omnichannel, mas cada canal tem um peso diferente ao longo dela. Durante a pesquisa, que faz parte do hábito de 91% dos compradores, a preferência é pela internet. Buscadores e os próprios sites da loja respondem por mais da metade das buscas nesse sentido.
No entanto, as lojas físicas são predominantes no ato da compra. Se considerarmos aqueles que compram principalmente na loja física ou recorrem tanto a ela quanto ao e-commerce, o percentual do público chega a 86%. Apenas 4% dos entrevistados revelaram comprar predominantemente em lojas virtuais.
Mercado pet: veja os dados do setor e perfil do público.

Três em cada quatro tutores consideram os pets como filhos. (Foto via Freepik)
Pet shops de bairro são os preferidos pelo consumidor brasileiro
O estudo ainda mostra que os pet shops de bairro despontam como o principal canal de aquisição: 62% dos consumidores costumam comprar nesses estabelecimentos. Os negócios locais vêm à frente de supermercados (53%), grandes redes da categoria (46%), marketplaces (37%) e sites próprios das marcas (34%).
Os pet shops de bairro lideram a frequência em todos os tipos de produtos. Mas é em medicamentos e alimentos que eles levam maior vantagem sobre os outros canais. Já as compras virtuais têm o melhor desempenho quando se trata de acessórios e brinquedos para os animais de estimação.
Agora, a SBVC também faz um alerta: apesar de representarem uma pequena parcela das compras, os marketplaces geram uma maior satisfação para os consumidores. Isso os impulsiona ao crescimento e exige uma atenção redobrada das lojas físicas.
Percentual de consumidores contentes por canal de pet shop:
- Marketplaces: 87%
- Sites especializados: 85%
- Pet shops de bairro: 83%
- Lojas de grandes redes: 82%
- Supermercados: 81%
- Redes sociais: 75%
A experiência de compra é muito importante para a fidelização desse público. Ainda mais se considerarmos a relação emocional com o segmento. Como destaca uma pesquisa do Opinion Box, 74% dos tutores veem os animais de estimação como verdadeiros filhos.
A importância do consumidor local para o comércio.
As compras por impulso no mercado de pet shops
Vimos que nove em cada dez compradores no segmento costumam pesquisar preços. Por outro lado, ainda há espaço para as compras por impulso no mercado de pet shops. De acordo com a SBVC e o Instituto QualiBest, 41% dos consumidores realizam aquisições não planejadas frequentemente ou eventualmente.
A principal motivação para esse comportamento é a promoção. A segunda é o simples ato de circular pelas lojas, sejam elas físicas, sejam virtuais.
O que motiva as compras por impulso em pet shops?
- Ver promoções: 63%
- Navegar na internet: 36%
- Passear em shoppings ou lojas de rua: 32%
- Receber indicações de conhecidos: 20%
- Usar as redes sociais: 16%
- Consumir o conteúdo de influenciadores: 8%
Aí está uma prova de que o marketing digital pode ter um impacto positivo nas vendas do mercado de pet shops. Entretanto, um estudo exclusivo do Negócios SC mostra também que a televisão e a rádio são meios excelentes para falar com esse consumidor.
Os dados da Kantar IBOPE Media revelam que a TV alcança 90% dos interessados em Santa Catarina, enquanto a rádio chega a 68% do público no segmento. Mais números específicos sobre o mercado catarinense você encontra baixando o Estudo de Pets do Negócios SC. Aproveite esse material gratuito para conhecer mais a fundo as oportunidades na categoria.