Santa Catarina tem desemprego de só 2,8% e 10 mil vagas abertas

02/12/2024

Novidades no setor

Santa Catarina tem desemprego de só 2,8% e 10 mil vagas abertas

O mercado de trabalho no Brasil continua a todo vapor em 2024. O País registrou no trimestre encerrado em outubro a menor taxa de desemprego da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, iniciada em 2012. Com apenas 6,2% dos brasileiros desempregados no período, o desempenho foi mais baixo que os 6,3% observados em dezembro de 2013.

Santa Catarina vem acompanhando esse ótimo cenário e hoje é o terceiro estado com o menor nível de desocupação no Brasil. Veja mais dados adiante!

Destaques da taxa de desemprego em Santa Catarina:

Leia os dados completos que o Negócios SC apresenta agora.

Crescimento da economia derruba a taxa de desemprego

Se o Brasil está muito próximo de um cenário de pleno emprego, quando a taxa de desocupação fica abaixo de 6%, é porque a economia está aquecida. O crescimento do produto interno bruto (PIB) brasileiro de 1,4% no segundo semestre de 2024, em relação aos três meses anteriores, foi até mesmo acima do esperado pelo mercado.

Santa Catarina, que tem a sexta maior participação entre os estados no PIB nacional, com 4,6%, vem crescendo em um ritmo ainda maior. No acumulado de janeiro a setembro, a economia brasileira cresceu 3%, de acordo com os dados do Banco Central. Enquanto isso, o Estado teve um aumento de 4,5% no índice de atividade econômica.

Isso então se reflete no mercado de trabalho. A taxa de desemprego em Santa Catarina caiu de 3,2% no trimestre encerrado em junho para 2,8% nos três meses terminados em setembro.

O desempenho colocou Santa Catarina entre os três estados brasileiros com o menor índice de desocupação no período. Apenas Rondônia (2,1%) e Mato Grosso (2,3%) vieram à frente do mercado de trabalho catarinense.

Veja as cidades de SC que mais abrem empresas e geram empregos.

Santa Catarina reforça o cenário de pleno emprego. (Foto via Freepik)

Onde estão as 140 mil vagas de emprego geradas em Santa Catarina?

O número de novas oportunidades criadas dá uma dimensão ainda melhor do mercado de trabalho em 2024. 

Como mostra o Painel de Informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o Brasil acumulou um saldo de 2,1 milhões de novos empregos com carteira assinada entre janeiro e outubro deste ano. Em comparação, o resultado no mesmo intervalo de 2023 foi de 1,8 milhão de postos formais criados.

Enquanto isso, Santa Catarina também avançou significativamente na criação de empregos. Foram 140.011 oportunidades geradas nos dez primeiros meses de 2024, muito acima do saldo de 94.807 registrado no mesmo período do ano anterior. Como destaca Estela Benetti na coluna do NSC Total, isso representou um avanço de 48,3% neste ano.

O Estado catarinense teve a quinta maior abertura de novas vagas formais no País em 2024. São Paulo (609,2 mil oportunidades), Minas Gerais (207,8 mil), Paraná (163,2 mil) e Rio de Janeiro (149,1 mil) apareceram na frente.

Agora, onde estão esses postos de trabalho criados? Quase metade deles está no setor de serviços, com a indústria respondendo por cerca de um terço.

Vagas de emprego criadas em SC por setor:

Ainda vale destacar nesse sentido que Santa Catarina teve uma cidade entre as que mais geraram vagas de emprego no Brasil em 2024. Joinville aparece na 14ª posição nacional, com um saldo de 13.911 carteiras assinadas a mais de janeiro a outubro deste ano.

Os setores da indústria catarinense que mais geram empregos.

As regiões com mais oportunidades de emprego em SC

Além das 140 mil vagas a mais preenchidas em 2024, Santa Catarina tem mais de 10 mil oportunidades de emprego para ocupar. A taxa de desemprego no Estado, portanto, pode ficar ainda menor até o fechamento do ano.

As vagas anunciadas no Portal Emprega Brasil abrangem postos disponíveis em diversos setores e ramos da economia catarinense. Há oportunidades para trabalhar na indústria, na construção civil, em escritórios, em oficinas, em lojas e em supermercados, por exemplo.

O maior número dessas oportunidades está na região do Vale do Itajaí. Só em Itapema são quase 500 vagas disponíveis. Mas a cidade catarinense com a maior oferta é Florianópolis: há 666 vagas anunciadas na capital do Estado.

Distribuição das vagas de emprego em SC por região:

Descubra mais dados da economia catarinense em Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui