O vídeo permanece um dos recursos mais importantes à disposição das marcas para elevar os resultados. Tanto que 93% dos profissionais de marketing percebem um bom resultado com esse formato de conteúdo em 2025, o maior percentual em 11 anos de levantamento pela Wyzowl. Com isso em mente, apresentamos agora cinco informações para embasar sua estratégia de vídeo.
Panorama do marketing de vídeo em 2025:
- nove em cada dez profissionais devem aumentar ou manter o investimento;
- até porque os resultados incluem a geração de leads e o aumento das vendas;
- vídeos de até dois minutos são considerados mais eficientes em geral;
- e 83% dos consumidores querem ver mais vídeos das marcas neste ano.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
5 dados essenciais de marketing de vídeo
1. Quase metade dos profissionais pretendem aumentar o orçamento de vídeo
De acordo com as estatísticas da Wyzowl, 95% dos profissionais de marketing entrevistados para o relatório de 2025 consideram o vídeo como uma parte importante de suas estratégias. Não à toa, 48% deles pretendem investir mais nesse sentido. Outros 45% devem manter o investimento e apenas 7% mostraram a intenção de reduzi-lo.
O valor não parece ser um problema diante do retorno esperado com a estratégia de vídeo marketing. Na verdade, as principais razões de quem ainda não investe nessa área são a falta de tempo e não saber como começar. Talvez por isso, 45% dos negócios que produzem vídeos contam com parceiros externos para ajudar.
Aí pode estar uma solução também para a sua empresa, caso ainda não invista em vídeo.
Marketing de vídeo: saiba como começar a criar com a NSC.
2. Aumento de vendas é registrado em 84% dos casos
Os resultados dessa estratégia realmente justificam o investimento. Como destaca a pesquisa, 84% dos profissionais veem um aumento de vendas com o uso de vídeos na comunicação da marca.
Outros efeitos do marketing de vídeo incluem:
- crescimento dos leads gerados para 88% dos profissionais;
- aumento no tráfego do site para 82% dos profissionais;
- maior tempo nas sessões dos visitantes para 84% dos profissionais.
Ainda podemos ver o resultado sob a perspectiva dos consumidores. Nesse caso, 87% do público já foi convencido a comprar um produto ou serviço após assistir a um vídeo.
Saiba o que funciona (ou não) no marketing de influência.
3. Vídeos curtos são mais eficientes
O domínio de redes como Instagram e TikTok no ambiente digital já dão uma boa pista de que vídeos curtos funcionam melhor na internet. Mas quão curtos?
Os profissionais ouvidos pela Wyzowl demonstram uma clara preferência por vídeos de 30 segundos a 60 segundos. No geral, 73% dos entrevistados percebem uma maior eficiência em conteúdos de até dois minutos.
Qual duração funciona melhor?
- Menos de 30 segundos: 14%
- De 30 segundos a 60 segundos: 49%
- Entre um minuto e dois minutos: 24%
- Entre dois minutos e três minutos: 8%
- Acima de três minutos: 5%
É claro, isso está muito relacionado ao canal de divulgação e ao objetivo. Anúncios e vídeos para as redes sociais são naturalmente mais breves. Por outro lado, conteúdos explicativos, apresentações de produtos e depoimentos de clientes, também importantes para o marketing, podem ser mais longos sem prejuízo.
Aprenda a criar anúncios de vídeo com o método ABCD.
4. O uso de IA caiu 24 pontos percentuais
Para nove em cada dez profissionais que usam vídeo na comunicação, a qualidade do material impacta a confiança na marca.
Esse pode ser um dos motivos para a queda no uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) na produção de vídeo pelas empresas. O percentual de profissionais que usam recursos do gênero caiu de 75% em 2024 para 51% neste ano. Falando especificamente de vídeos, a tecnologia talvez ainda não entregue tudo o que se espera dela.
Então, se você procura uma solução para criar vídeos com praticidade e economia, uma opção mais segura é usar o Simulador de Campanha da NSC. Ao incluir anúncios na NSC TV em seu planejamento de mídia, a ferramenta permite criar materiais de qualidade com base em modelos personalizáveis. O comercial fica com a cara do seu negócio em poucos cliques.
Veja como fazer um roteiro de propaganda para TV ou internet.
5. Os consumidores querem ver mais vídeos das marcas em 2025
Mais um motivo para sua empresa se dedicar à estratégia de vídeo marketing está no fato de que 83% dos consumidores esperam ver mais vídeos das marcas neste ano.
A vasta maioria das pessoas já assistiu a vídeos para saber mais sobre um produto ou serviço e os profissionais são quase unânimes em dizer que esse tipo de conteúdo aumenta o entendimento do público.
Aí está o verdadeiro segredo do sucesso por trás dessa estratégia: o audiovisual é útil para os consumidores.
Simule agora sua campanha com a NSC e descubra como é possível impulsionar seus resultados na emissora de TV de maior audiência em Santa Catarina.