Joinville tem uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 655 mil habitantes e, de acordo com o IPC Maps, o segundo maior potencial de consumo entre as cidades catarinenses. Esses dados já são suficientes para destacar a importância do mercado consumidor joinvilense. Então, vale acompanhar o perfil do público local que apresentaremos a seguir.
Entenda o comportamento do consumidor em Joinville:
- 73,8% desses consumidores estão nas classes socioeconômicas A, B e C;
- 89% acham importante ou muito importante comprar de pequenos negócios;
- 84,1% consideram o atendimento um fator relevante para a compra;
- e 74,4% revelam fazer a pesquisa de preços sempre ou quase sempre.
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Dados sobre o perfil do consumidor de Joinville
Empregados assalariados, de renda média e da geração millennial, esse é o perfil básico do consumidor joinvilense segundo um levantamento recente do Sebrae SC.
A pesquisa “Retrato do Consumidor” entrevistou presencialmente 800 pessoas na cidade e trouxe informações importantes não só a respeito de quem é esse consumidor, mas também sobre como ele pensa na hora de comprar.
Começando pelo poder econômico, a classe C é a mais representativa da população joinvilense, assim como acontece na média de Santa Catarina.
Distribuição dos consumidores de Joinville por classe socioeconômica:
- 44,4% estão na classe C;
- 29,4% estão nas classes A e B;
- 26,1% estão nas classes D e E.
Em termos de renda mensal, a maioria dos entrevistados inclui-se nas faixas de um a dois salários mínimos (38,1%) e de dois a cinco salários mínimos (32%).
O público consumidor de Joinville também é composto, sobretudo, por empregados assalariados. Eles representam 46,6% do universo ouvido pelo Sebrae SC. Em seguida, aparecem grupos como o dos autônomos (15,9%) e o dos aposentados (14,4%).
O relatório aproveita para trazer um bom sinal aos pequenos negócios da cidade. Nove em cada dez consumidores locais acham importante ou muito importante comprar dessas empresas de menor porte.
Além disso, o IPC Maps calcula que as famílias joinvilenses tenham um potencial de consumo de R$ 36,37 bilhões em 2025. Esse valor é um salto significativo em relação aos R$ 31,6 bilhões do ano anterior.
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O comportamento de compra dos joinvilenses
Então, como pensam os consumidores na cidade mais populosa de Santa Catarina? O Sebrae SC também analisou o comportamento de compra local para responder a essa questão.
Em primeiro lugar, o atendimento é o fator mencionado com maior frequência na decisão de compra. Nesse sentido, os joinvilenses estão a par com as preferências dos consumidores em nível estadual.
Fatores mais citados na hora de comprar:
- Atendimento: 84,1%
- Preço: 77,1%
- Qualidade do produto: 62,1%
- Descontos: 55,9%
- Promoções: 50,1%
A procura pelo preço, apesar de vir na segunda posição, é uma parte essencial da jornada de compra do consumidor no Norte do Estado. Tanto que três em cada quatro joinvilenses admitem fazer a pesquisa de preços sempre ou quase sempre.
Frequência de comparação de preços:
- Sempre: 60,5%
- Quase sempre: 13,9%
- Às vezes: 7,9%
- Raramente: 4,1%
- Nunca: 13,6%
Os homens têm o dobro de chances de comprar sem pesquisar os preços. Entre eles, dois em cada dez compradores nunca fazem essa busca. Já no público feminino, apenas uma em cada dez não tem esse hábito de compra.
O Retrato do Consumidor de Joinville ainda revela que a internet é o meio mais utilizado para essa comparação, uma característica que se intensifica nos grupos mais jovens e nos de maior poder aquisitivo.
Pesquisa do Sebrae revela os hábitos de compra dos catarinenses.
Supermercados são a principal carência do consumidor de Joinville
Outro dado interessante do levantamento mostra que, apesar de os joinvilenses gastarem R$ 240 milhões por mês em compras de alimentos e bebidas nos supermercados, esse é o tipo de estabelecimento de que eles mais sentem falta no comércio dos bairros.
Principais carências no comércio perto de casa:
- Supermercados ou supermercados grandes: 13,8%
- Lojas de roupa, moda e vestuário: 6,8%
- Farmácias: 5,1%
Nos bairros Centro, Jardim Paraíso, Pirabeiraba, Aventureiro e Itaum, um em cada cinco consumidores apontaram a falta de um comércio do gênero por perto. Mesmo com essa carência, 61,6% do público na cidade faz compras de supermercado ao menos uma vez por semana.
Frequência de compras de supermercado em Joinville:
- Todos os dias: 15,6%
- Uma a duas vezes por semana: 24,1%
- Todas as semanas: 21,9%
- A cada 15 dias: 18,5%
- A cada 30 dias: 19%
- Eventualmente: 0,9%
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