Como reverter a queda de engajamento nas redes sociais?

03/09/2025

Como reverter a queda de engajamento nas redes sociais?

Anunciar nas redes sociais vai ficar mais caro em 2026. A Meta revelou que os preços dos anúncios no Facebook e Instagram subirão 12,15% a partir de 1º de janeiro. Isso acontece em um momento já complicado para os anunciantes nessas plataformas, que têm lidado com uma queda de engajamento ano após ano. Então, o que seu negócio pode fazer a respeito?

Saiba como reverter a queda de engajamento nas redes sociais:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Motivos para a queda de engajamento nas redes sociais

De acordo com o relatório “2025 Social Media Benchmarks”, da Socialinsider, o desempenho nas redes sociais mais ativas caiu entre 2023 e 2024. No TikTok, a taxa de engajamento foi de 2,65% para 2,5%, enquanto a do Instagram baixou de 0,7% para 0,45%.

Aliás, mesmo com essa taxa de engajamento tão baixa, o Instagram é responsável por 53% das interações em redes sociais no Brasil, segundo a Comscore. O TikTok aparece em seguida, com 15,9%. Ou seja, se o desempenho da plataforma que mais contribui com interações cai 35,7% de um ano para o outro, o mercado tem um problema sério pela frente.

Então, o que explica essa queda de engajamento?

A principal razão está nas próprias plataformas: elas querem os negócios pagando para aparecer, em um modelo conhecido como “pay-to-play”. O objetivo do algoritmo é reduzir o alcance orgânico das marcas para que invistam mais em publicações patrocinadas, o que acaba diminuindo também as interações.

A outra parte da explicação vem dos usuários. Há uma fadiga de conteúdos “mais do mesmo”, porque há cada vez mais conteúdo sendo produzido por pessoas reais e inteligências artificiais. Se a postagem não trazer uma informação valiosa ou ser capaz de entreter, dificilmente terá uma reação do público.

Impulsione sua estratégia de marketing de conteúdo com a NSC.

Como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Quer dizer que a solução para ter mais interações é migrar para o TikTok? Ou ignorar a persona da marca e virar o novo Duolingo das redes sociais? Talvez não e definitivamente não.

Aqui estão cinco ideias que você pode usar sendo fiel à estratégia da marca.

1. Invista em uma comunicação direta

A melhor solução para não depender dos algoritmos das redes sociais é se comunicar diretamente com os consumidores. Estamos falando de canais próprios de conteúdo, como e-mail, grupos de WhatsApp, comunidades virtuais e até mesmo eventos presenciais.

Esse trabalho deve ocorrer em paralelo à estratégia de redes sociais, porque elas ainda são importantes para a descoberta e confiabilidade do negócio. Por exemplo, uma loja virtual não ter um perfil on-line é um sinal de fraude para os consumidores brasileiros, de acordo com a Octadesk e o Opinion Box.

2. Faça parcerias com influenciadores

Segundo a Comscore, os perfis de influenciadores geraram 36% das interações nas redes sociais em nível global no mês de abril de 2025. Então, para as marcas que desejam ter sucesso dentro dessas plataformas, as parcerias com criadores de conteúdo é uma das melhores táticas à disposição.

3. Publique mais vídeos

A Comscore também mostra que, no Instagram, os Reels foram responsáveis por 68% das ações dos usuários, enquanto os carrosséis responderam por apenas 32%. Ainda sabemos pela Wyzowl que 82% dos profissionais de marketing conseguiram gerar mais tráfego nos canais digitais com a estratégia de vídeo. Ou seja, vale a pena investir nesse formato de conteúdo.

4. Aproveite os recursos que convidam à interação

Quando foi a última vez que suas publicações perguntaram algo que não fosse uma pergunta retórica? Cada rede social tem diferentes recursos de engajamento, como as enquetes e quizzes no Instagram, e a própria linguagem pode ser mais convidativa à participação do público. 

5. Use outras mídias para chamar atenção

Os cases de sucesso com a NSC costumam ter um ponto em comum: a presença em mídias off-line, como a televisão e a rádio, atrai o engajamento nas redes sociais.

Esse é o caso da Frida e Cia., que fez uma parceria com a Atlântida Blumenau para divulgar a marca.

— Ao ouvir o nome da marca no programa, os ouvintes buscam mais informações, buscam o site e as redes sociais para ver e comprovar o que foi falado e, assim, alcançamos mais pessoas — relata Gabriela Andrade, comercial e comunicação na Frida e Cia.

Quer ver agora como incluir essas mídias no seu planejamento? A NSC tem soluções que cabem em qualquer perfil de orçamento. Descubra a opção mais adequada para sua empresa!

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui